Terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Com a chegada do final do ano, o aquecimento da economia impulsiona também a venda de automóveis, propiciando oportunidade para as empresas do segmento automotivo buscarem impactar potenciais clientes.
Por comercializarem um bem durável e de alto valor aquisitivo, um dos principais desafios das concessionárias e montadoras está em como identificar as pessoas que realmente estão no momento de pesquisa e consideração para compra.
Para quebrar esta barreira, é preciso fazer um planejamento de mídia com mais eficiência, direcionando as campanhas de marketing para as reais necessidades e interesses dos consumidores a fim de ajudá-los a atingir um ação tangível – como visitar uma concessionária ou solicitar o contato de um vendedor.
Em um exemplo prático, veja na imagem abaixo o caminho percorrido pelo consumidor na internet em durante os seus momentos de decisão.
A jornada de compra de carros pode parecer complexa, mas é nessa hora que a mídia programática faz toda a diferença.
Primeiro porque possibilita a utilização de dados para identificar os usuários nos momentos em que eles realmente estão procurando por soluções adequadas ao seu perfil (e bolso). E também porque as concessionárias e montadoras passam a contar com um portfólio amplo de estratégia, construindo uma jornada cada vez mais focada em atingir os melhores resultados.
Confira algumas estratégias sugeridas pela Publya no estudo Panorama do Segmento Automotivo.
De acordo com dados da Navegg, o processo de compra de um automóvel novo dura em média 17 horas, sendo 70% desse tempo gasto em pesquisas online.
Para as concessionárias e montadoras, isso significa que apostar em campanhas publicitárias além dos modelos tradicionais, como Tv e Rádio, é uma excelente estratégia para impactar o usuário nos momentos em que ele realmente está procurando por soluções.
Ao fazer isso é possível aumentar a exposição da marca e alcançar públicos que estão frequentemente acessando diferentes canais como portais da internet, Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, entre outros.
Segundo a Accenture Study e Cars.com Report, 60% dos compradores visitam fisicamente concessionárias pelo menos duas vezes até a consolidação da compra.
Por isso, é importante criar uma estratégia para gerar mais visitas na sua concessionária, show room ou um feirão especial, realizando campanhas para impactar usuários que já estão próximos a um desses pontos de venda.
Uma forma de fazer isso é utilizando campanhas veiculadas no Waze e em mídia display, impactando usuários enquanto eles em uma região específica e navegando em sites e apps mobile.
Uma das principais vantagens da programática está na ganho de assertividade da entrega. Ou seja, ao planejar as mensagens é possível desenvolver criativos diferenciados para impactar os usuários que possuem diferentes perfis e estão em diferentes momentos da jornada de compra.
Dessa forma, é possível entregar a mensagem certa para o público certo, aumentando consideravelmente o impacto que a campanha terá no usuário e fazendo com que ele se sinta mais motivado para se conectar com a marca.
atua como Head de Marketing na Publya, Trading Desk especializada na compra de Mídia Programática. Com experiência no planejamento e implementação de estratégias digitais, é a responsável pelo setor de Inbound e Outbound, visando a geração de novos negócios.
Comentários