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A sobreposição de público no Facebook

Imagem: peças de jogo que formam a palavra "facebook".

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de um assunto que é super abordado lá fora e que aqui falamos pouco (ou quase nada): a sobreposição de público no Facebook.

 

Você sabe o que é isso?

De uma forma bem resumida: a sobreposição de público no Facebook é quando você cria dois públicos para o seu anúncio (achando que eles são diferentes) mas no final das contas as segmentações são muito parecidas. Ou seja, você está criando dois anúncios distintos, entrando no leilão e concorrendo com você mesmo.

No site do Facebook tem uma ajuda bem legal e explica quais critérios usados, e a forma que eles fazem para que seu anúncio não concorra com você mesmo, diminuindo seu CTR e encarecendo sua campanha.

 

Sobreposição de públicos na prática

Quando você faz uma campanha, uma das etapas é planejar e criar as buyer personas. Algumas vezes essas personas podem se sobrepor.

Vamos citar um exemplo!

Um público foi criado com foco em pessoas que moram no Leblon, com interesses e perfis definidos em briefing. Vamos chamar esse público de Leblon-amplo.

Posteriormente, um novo público foi definido, também tendo o Leblon como localização, porém, segmentando APENAS usuários de determinados modelos de celular. Vamos chamar esse público de Leblon – celular.

Ao comparar os públicos para ver se há sobreposição entre eles, o público de celular estava com 76% de sobreposição, ou seja, somente 24% desse público (celular) não estava contido no público inicial, Leblon – amplo.

 

Sobreposição de público: como acho e o que fazer?

Você pode medir a sobreposição antes ou depois do público criado. Para isso, dentro da sua conta de anúncios, vá em ferramentas – ativos – públicos.

Selecione os públicos que você deseja medir e veja o percentual de sobreposição. É aconselhável que sejam usados 20% de sobreposição.

Bom, para resolver esse problema de sobreposição de público no Facebook você deve consolidá-los no mesmo anúncio ou editar seus públicos e excluir interesses em comum. Dessa forma você vai ter a certeza que eles são complementares, mas diferentes entre si.

No vídeo abaixo, eu falo um pouquinho melhor de como essa sobreposição funciona na prática:

 

 

E aí, curtiu?

Gustavo Pedrazza

Surfista e CEO da Sensorial Web House, Gustavo revolucionou o mercado imobiliário com estratégias de inbound marketing e fala aqui sobre como ser protagonista na comunicação digital.

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