Terça-feira, 07 de janeiro de 2020
A economia de custos e a eficiência operacional não são mais os únicos motivos pelo qual as empresas estão migrando para a nuvem. Os aplicativos em nuvem permitem às empresas competirem e se diferenciarem de maneiras impressionantes.
A economia clara de custos tem sido o principal fator dessa tendência. A vantagem da nuvem para as empresas decorre de custos operacionais mais baixos, da capacidade de negociar grandes despesas iniciais de capital por despesas operacionais menores e contínuas e da flexibilidade de aumentar apenas quando necessário (ou seja, pague apenas pelo que você usa e quando usar).
As empresas primeiro consideraram essas eficiências operacionais como o principal valor da nuvem. Podemos ver agora, que foi a primeira fase. Após a instalação dos cabos e a execução de mais serviços (aplicativos), a oportunidade da nuvem passará da busca de ganhos operacionais para a busca de modelos de negócios superiores.
O foco das empresas agora deve estar na camada de aplicativos, porque essa é a fonte de inovação e diferenciação.
Os clubes e pacotes de assinatura são o produto do momento. Inúmeras empresas começaram a adotar esse modelo, mesmo nas indústrias tradicionais. Filmes, carros, software, celular, consertos domésticos, instrumentos musicais, lâminas de barbear e muito mais são oferecidos como assinaturas, atraindo novos clientes e fidelizando os mais antigos.
Os softwares em nuvem habilitam esses modelos de negócios disruptivos, lidando com pedidos, preços, entrega e serviços. Agora, milhares de novos negócios começam dessa maneira, aproveitando a eficiência operacional e a inovação de serviços da nuvem.
Um modelo de autoatendimento para os clientes é esse raro exemplo de ganho real nos negócios entre compradores e vendedores. Cada vez mais, os clientes preferem encontrar coisas online: procurar produtos, ler críticas, comprar, monitorar a entrega de um produto, e etc. Os vendedores adoram esse modelo porque reduz custos de serviço, reduzindo a obrigação de realizar todas as interações com o cliente em tempo real, especialmente quando as empresas são cada vez mais globais.
A tecnologia em nuvem permitiu experiências personalizadas em uma escala inimaginável. Seu cliente agora espera recomendações pessoais, ajustes personalizados, produtos complementares e visuais personalizados em itens de óculos a sapatos e seguros. É uma era de personalização em massa: a capacidade de oferecer a flexibilidade e a personalização de bens e serviços personalizados – a preços altos e produzidos em massa.
Mais uma vez, os aplicativos em nuvem fazem isso acontecer. As páginas da web personalizadas falam com compradores individuais, usando seus históricos de navegação, preferências de compra e históricos de compras para personalizar toda a experiência – como um comprador pessoal em uma loja de rua, mas em grande escala.
A tecnologia em nuvem permite que as empresas sejam distribuídas, mas se reúnem para atender às necessidades dos clientes em qualquer lugar. Nossa agência de relações públicas, por exemplo, é distribuída em várias cidades com um escritório em todas elas, mas atende a clientes em várias regiões geográficas. A distribuição permite às empresas buscar e implantar talentos remotamente, criar equipes multilíngues, alavancar pessoas que desejam trabalhar em período parcial e estar mais perto do cliente.
Aplicativos sofisticados na nuvem fazem isso acontecer. As ferramentas de comunicação diminuem as distâncias usando reuniões online, videoconferências, bate-papo e compartilhamento de tela. As ferramentas de produtividade abrangem as equipes, permitindo o trabalho colaborativo em apresentações, planilhas, planos de projetos e calendários compartilhados. Essas ferramentas também funcionam em qualquer dispositivo.
O comércio eletrônico e outros aplicativos em nuvem permitem a venda online, exibindo produtos, rastreando clientes em potencial, gerenciando inventário, permitindo a satisfação do cliente, obtendo e apresentando feedback do cliente e possibilitando retornos. Uma startup pode fazer tudo isso hoje, enquanto grandes empresas tradicionais ficam aquém desse nível de envolvimento e serviço ao cliente. Os aplicativos de faturamento e contabilidade em nuvem podem se integrar a outros sistemas de negócios em vendas e marketing e processar pedidos de clientes de várias geografias e moedas, sem exigir presença física e local.
Hoje, os clientes decidem como se envolver. Em qualquer estágio de seu envolvimento com uma empresa, eles podem se conectar por meio de site, loja, telefone, bate-papo ou propriedades sociais. A empresa simplesmente precisa estar lá e responder.
Muitos aplicativos em nuvem em áreas como marketing, vendas, suporte ao cliente e pagamentos são criados dessa maneira. Eles permitem interações em vários canais e preservam o contexto, a continuidade e a história em todos eles, permitindo que as empresas busquem e obtenham clientes de diferentes idades e predileções.
A tecnologia da nuvem mudou rapidamente da construção de infraestrutura para a inovação nos negócios, bem como o que os sistemas de rodovias interestaduais fizeram pelo comércio e negócios há mais de meio século. As barreiras de entrada para empresas menores foram reduzidas para sempre. A inovação agora estimula a reinvenção de modelos de negócios existentes e a invenção de modelos completamente novos. Está tudo na camada de aplicativos da nuvem e esse será o foco dos executivos de negócios e de TI na próxima década.
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