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6 motivos para anunciar no Google Adwords

O Google Adwords é a principal plataforma de anúncios do mundo. Empresas de diferentes segmentos e tamanhos já investem nas mídias pagas, o que faz com que anunciar no Google seja uma boa tática para aumentar a competitividade do negócio e melhorar a presença online.

Por meio da plataforma, é possível criar anúncios, pesquisar palavras-chaves, analisar o desempenho de campanhas, o custo de palavras, a qualidade dos anúncios etc.

Para configurar uma campanha no Google AdWords, é necessário definir quais palavras-chave serão trabalhadas em uma campanha e, a partir dos termos de pesquisa ou dos tópicos da página, no caso da Rede de Display, os anúncios são exibidos para usuários interessados no tema. Saiba mais sobre como anunciar no Google aqui.

As mídias pagas proporcionam diversos benefícios para empresas que desejam investir em uma estratégia completa de marketing digital. No entanto, a solução apresenta peculiaridades que a difere de outras ações de marketing. Confira os principais benefícios da opção:

 

1- Resultados imediatos

Diferentemente do que ocorre com o SEO e a produção de conteúdo, que exigem um pouco de paciência para gerar resultados no começo, as campanhas de mídia online destacam-se pelos resultados imediatos que apresentam.

O planejamento e a criação da campanha podem ocorrer em alguns dias e, a partir daí, ela já poderá ser colocada no ar. No caso das soluções orgânicas, as melhorias podem demorar algum tempo para que tenham autoridade suficiente para serem exibidas nos resultados de pesquisa.

Após ser colocada no ar, a campanha pode começar a gerar resultados imediatos. Provavelmente seja necessário um período de aprovação da campanha. No entanto, já será possível obter conversões e vendas desde que ela for disponibilizada.

 

2 – Altamente personalizável

As estratégias de marketing digital diferenciam-se do marketing tradicional justamente pela alta capacidade de personalização das soluções. Com o Google Adwords não é diferente! É possível definir a característica da campanha de acordo com o perfil de público identificado.

Por exemplo, os potenciais clientes da empresa estão localizados em uma região geográfica específica? Caso estejam, é possível segmentar o anúncio para aquele local. Também é possível analisar se os vídeos têm uma alta aderência junto ao público e, assim, investir em anúncios no YouTube.

Além das opções de anúncios, a segmentação também permite personalizar as campanhas de acordo com os horários mais relevantes, os dias da semana, a localização e outras opções que limitam a campanha, tornando-a mais personalizada ao público e aumentando a geração de leads com Adwords.

 

3 – Mensurável, monitorável e adaptável

Entre os principais benefícios do Google Adwords, destaca-se a alta capacidade de mensuração e monitoramento de tudo o que acontece com os anúncios, permitindo identificar quais ações têm apresentado melhores resultados e isolar as variáveis para compreender quais características são mais bem-sucedidas.

Os links patrocinados são altamente mensuráveis, oferecendo métricas detalhadas para a equipe responsável. Assim, é possível identificar como pequenas mudanças impactam no desempenho da campanha como um todo, utilizando métricas variadas.

As diferentes opções de monitoramento do Google Adwords fazem com que as campanhas possam ser acompanhadas em tempo real, permitindo identificar a performance delas e otimizá-las, de acordo com os resultados identificados.

Assim, além de aumentar o desempenho de uma campanha, pode-se utilizar know-how para otimizar outras campanhas, conquistando melhores resultados na estratégia como um todo.

 

4 – Total controle sobre o investimento

Ao anunciar no Google, a empresa tem a possibilidade de controlar totalmente o investimento realizado. Com a definição do lance, que é o quanto está disposta a pagar por clique, e o orçamento da campanha, a empresa define qual será o investimento e o quanto pretende obter de retorno.

Caso a empresa identifique que está gastando muito com a campanha, pode pausá-la e realizar otimizações que direcionem melhor o investimento para as ações que têm apresentado melhores resultados.

A opção por CPC, custo por clique, também permite que só se pague por cliques realizados, ou seja, a empresa só paga por usuários que realmente demonstraram interesse no produto.

Caso a campanha esteja muito ampla, o usuário pode abrir a landing page e não converter, diminuindo o retorno sobre o investimento. Nesse caso, a otimização da campanha pode voltar o investimento ao desejado pela empresa.

 

5 – Otimiza conversões em Landing Pages

Os links patrocinados são uma boa oportunidade de realizar testes em vários aspectos das campanhas, como as landing pages.

Enquanto em uma estratégia orgânica uma landing page pode demorar meses para ter o volume de tráfego necessário para a realização de testes, a rapidez das mídias pagas permite que vários testes A/B sejam feitos.

Além dos testes visando melhorar as características da própria landing page, como título, chamada, oferta, campos do formulário, formatos da página etc., é possível realizar testes na estratégia da campanha.

Por exemplo, pode-se verificar se determinada palavra-chave atrai mais usuários interessados em um conteúdo rico, em um material mais genérico ou se em um conteúdo para fechamento, como o orçamento.

 

6 – Traz potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas

O Google Adwords oferece diversas oportunidades de atração de leads em diferentes estágios do funil de vendas. Ainda que muitas pessoas associem a estratégia ao fundo do funil de vendas, é possível mapear termos que indiquem usuários em uma fase mais inicial da jornada de compra.

Por mais que atrair usuários prontos para a compra seja interessante para o negócio, desenvolver estratégias de nutrição de leads que ainda estejam em estágios iniciais do funil de vendas permite melhorar a experiência do consumidor em relação à empresa e desenvolver ações de venda e fidelização.

Anunciar no Google oferece diversas oportunidades para empresas que desejam consolidar uma estratégia de marketing digital e, devido ao tempo necessário para obter resultados com as soluções orgânicas, querem alinhar as estratégias desenvolvidas, variando as atuações e intensificando a presença online da marca.

Entretanto, vale lembrar também que estratégias de marketing digital que somam ações orgânicas — como SEO e produção de conteúdo — a mídias pagas melhoram os resultados de atração de leads em 54%.

Para saber mais como o Google Adwords pode gerar resultados positivos para negócios de diferentes segmentos, faça o download gratuito do Checklist Como anunciar no Google e no YouTube.

é administrador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Profissional e empreendedor especializado em marketing digital e vendas, Siqueira atua como Diretor de Marketing na Resultados Digitais.

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