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5 Estratégias de SEO Local para 2017

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As técnicas de SEO mudam constantemente. Quando se trata de SEO local, é importantíssimo otimizar as suas estratégias de on-site e off-site para impactar seus clientes e quem mais possa estar à procura do seu trabalho. A competição local está se intensificando e, se você não estiver no topo dos motores de busca, provavelmente, os seus concorrentes estarão.

Aqui ficam cinco táticas de SEO local que você poderá usar este ano e que ajudarão o seu negócio a estar no topo dos rankings dos buscadores.

 

1- As metas tags de títulos e descrições ainda importam

As metas tags de titulo e descrição são elementos HTML que podem ser personalizadas para refletir o conteúdo da sua página na Web. O texto utilizado nas tags de título e descrição é exibido nos resultados da pesquisa. Pense neste texto como um “mini-anúncio” que precisa ser criado com o máximo cuidado.

No ano passado, o Google aumentou a largura na área de resultados de pesquisa principal para 600px. Com isto, o comprimento aceitável para tags de título passou a ser de aproximadamente 50 a 60 caracteres, e as tags de descrição passaram a ser de aproximadamente 160 a 200 caracteres. Aproveite este espaço e use-o com sabedoria – não se esqueça de verificar se os seus títulos e descrições não aparecem cortados nos resultados da pesquisa.

Se não tiver certeza de como as suas tags de descrição e de título ficarão nos resultados de pesquisa ou quantos caracteres pode utilizar, experimente usar plug-ins como o SEOmofo ou Yoast’s SEO Plugin para WordPress. Escrever títulos e descrições é considerado uma arte no mundo do SEO. Num mar infinito de resultados de pesquisa e de concorrentes, se esse texto não for exclusivo, atraente e descritivo, a sua taxa de cliques sofrerá. Além disso, uma palavra ou um caráter extra poderá cortar o texto aparecendo o símbolo (…). Isto não é considerado uma tragédia, mas parece pouco profissional, especialmente quando aparece no meio de uma frase, dando menos impacto ao seu titulo ou descrição.

O que aprendemos? Este espaço é precioso, e cada carácter conta. Aqui ficam algumas dicas:

  •  Nunca desperdice espaço com nomes de página que não forneçam informações úteis.

  • Se pretende alcançar clientes locais, inclua o nome da cidade onde a sua empresa está e /ou a área que a sua empresa fornece serviços (por exemplo, “Canalizador no Porto”).
  • Concentre-se em usar uma palavra-chave segmentada e coloque cuidadosamente esse termo o mais próximo possível do início da tag.

 

Lembre-se que, se a sua empresa aparece nos resultados da pesquisa, você tem apenas uma hipótese para fazer com que essa pessoa clique no seu link.

 

2- Diretórios e citações

De acordo com o Google, quatro em cinco consumidores usam os motores da busca para pesquisar empresas locais. No entanto, um grande número de pequenas empresas nunca colocou seu negócio em diretórios locais, ou seja, estão perdendo a oportunidade de ter mais visibilidade e força nos motores de busca.

É importante que faça com que a sua empresa seja listada corretamente e consistentemente nos principais diretórios de negócios online, como por exemplo Yelp, Merchant Circle, Citysearch e outros. É aconselhável também procurar diretórios locais respeitados para listar o seu negócio. Procure saber no site do jornal local e na Câmara se eles têm um diretório de empresas locais onde poderá inscrever e listar a sua. Outra estratégia é fazer uma pesquisa de palavras-chave como “[a sua cidade] diretório” para encontrar outros sites de citação local ou diretórios.

Certifique-se sempre de que o NAP (nome, endereço e número de telefone) da sua empresa é consistente e exato quando listar nos diretórios e sites de citações. Discrepâncias como erros de ortografia, abreviaturas e número de telefone errado podem criar estragos, pois o Google não saberá qual dos diretórios contém a informação correta. Se o Google não tiver certeza, poderá exibir informações incorretas – ou não mostrar a sua empresa nos resultados de pesquisa.

 

3 – Google My Business: reivindicar e otimizar

O Google My Business (GMB) é considerado um diretório, mas é tão grande e complexo, que merece ter a sua própria seção. É essencial que as empresas locais reivindiquem a sua página do Google My Business (e do Bing Places for Business). É gratuito e o seu site pode obter uma exposição incrível se estiver otimizado o suficiente para aparecer no pacote local (local package) do Google.

Para reivindicar a página do Google My Business, basta visitar google.com/business. Há um processo de verificação que você precisará fazer para que o Google envie uma carta com um PIN para a localização física da sua empresa. Em seguida, basta iniciar a sessão e introduzir o PIN para confirmar a sua empresa.

Este processo de verificação é necessário pois, o Google precisa confirmar que a empresa é legítima e que você é realmente o proprietário dela. Note que, de acordo com os termos de serviço do Google, apenas o proprietário da empresa pode reivindicar uma página no GMB(Gooogle My Business). Caso você tenha contratado uma agência de marketing digital para elaborar o plano de SEO para a sua empresa, você pode conceder permissão para que essa agência gerencia a sua página – dessa forma, continuará a ter o controle das suas listagens caso algum dia terminar o contrato com a agência.

O próximo passo é otimizar o GMB com uma descrição sólida, categorias, horário de funcionamento, tipos de pagamentos aceitos e assim por adiante. Faça upload do logótipo e das fotos da sua empresa, produtos ou serviços. Geralmente, é recomendável fazer o upload de pelo menos três fotos.

Como mencionei anteriormente, o Bing também tem uma página equivalente ao GMB para as empresas locais chamada Bing Locais para Negócios. O processo é muito semelhante ao GMB.

 

4 – As revisões online importam

As empresas estão finalmente entendendo a importância dos comentários que seus clientes fazem online. De acordo com uma pesquisa recente, 84% das pessoas confiam nas opiniões online, e sete em cada dez clientes deixam um comentário caso seja solicitado pela empresa.

Existem vários softwares de marketing de reputação que podem ser usados para controlar e gerir os comentários. Aqui estão alguns que deve experimentar:

  • Reputation Loop Get
  • Five Stars
  • Trust Pilot
  •  Vendasta

 

Além disso, muitas plataformas de gestão de redes sociais, como o Hootsuite e o Tiny Torch, permitem monitorar e receber alertas toda vez que a sua marca for mencionada na rede. Sempre que uma revisão é deixada sobre a sua empresa, positiva ou negativa, não se esqueça de responder. Isso mostra às outras pessoas que estão lendo os comentários que você, o proprietário da empresa, se preocupa com o que os seus clientes pensam.

Dois locais onde você deve se concentrar em receber comentários são as páginas do Facebook da sua empresa e a página do Google My Business. Muitas pessoas levam em consideração a opinião dos amigos e familiares nas redes sociais, por isso, ter boas críticas na página do Facebook da sua empresa pode ajudar a obter novos potenciais clientes. Obter críticas positivas na sua página do Google My Business também é importante, visto que, essas avaliações são exibidas no Google quando alguém procura pela sua empresa.

Para o Google, ter avaliações positivas dos seus clientes melhora a visibilidade da empresa e é um fator importante para conseguir um lugar no pacote local (3 – Local Package).

 

5 – Use uma estruturação de markup local

A organização estruturada de dados – muitas vezes referida como “schema markup” ou “markup schema.org” – pode ser adicionada ao código do seu site para fornecer aos mecanismos de pesquisa mais informações sobre a empresa, tal como os produtos vendidos, avaliações efetuadas, serviços oferecidos e etc.

Apenas 31,3% dos sites usam essa organização – e a maioria tem apenas o básico. Isso poderá fazer com que a sua empresa local se destaque e, possivelmente, obtenha um ranking superior ao dos seus concorrentes se adicionar uma marcação de dados estruturados no seu site.

O Google quer que você utilize a marcação estruturada de dados pois ajuda os robots txt. a determinar melhor o conteúdo do site. O Google oferece ainda uma Ferramenta de Testes de Dados Estruturados para que você possa verificar se a sua marcação está corretamente implementada.

Isto é apenas a ponta do iceberg quando se trata de SEO local. Ao implementar as cinco estratégias acima referidas você conseguirá obter uma grande vantagem em relação aos seus concorrentes.

é CEO do Canal Digital e conta com mais de 6 anos de experiência na área. Trabalhando como consultor para diversas empresas locais, seu desejo é ajudar e ensinar os leitores a ir mais longe no mundo digital. É Bloguer convidado de diversas revistas e blogues online como Estratégia Digital, Inbound Marketing, Nomada Digital, Revista Qual Viagem, entre outros. Licenciado em Gestão Hoteleira, viu em 2008 no marketing digital uma paixão, que acabou por mudar radicalmente a sua vida profissional.

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