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Estudo revela comportamento dos foliões nas redes sociais para o Carnaval

Análise de dados das redes sociais revelam expectativa dos internautas durante o pré-Carnaval

 

O Carnaval é uma das festas mais aguardada no país: época de pular, dançar, festejar e, em alguns casos, descansar bastante. Independente da escolha, o fato é que todos esperam a data para realizar algo fora da rotina, e isso, sem dúvida, reflete nos posts das redes sociais.

Muitas marcas e empresas aproveitam essa data para fazer ações de marketing específicas nessa data e se aproximarem ainda mais dos seus clientes. A Sprinklr analisou todas as expectativas dos internautas em um estudo sobre o Carnaval nas mídias sociais, dividindo as menções por gênero, conteúdo, assunto, região, destinos mais buscados e marcas mais citadas.

 

Visão geral

Entre os dias 23 de janeiro e 5 de fevereiro, foi possível analisar 508.179 menções sobre o tema nas redes sociais – quanto mais próximo da data, maior o número de interações. Durante esse período, também foi possível identificar que o dia da semana com mais posts sobre o tema foi o domingo, e o horário do dia com mais interações foi o período noturno.

As redes mais usadas para falar sobre a grande festa foram: Twitter (76,9%), Instagram (22,9%) e YouTube (0,3%). Sobre o sentimento dos internautas, eles foram classificados entre neutro (84%), positivo (11%) e negativo (5%). Apesar do atual cenário econômico e político no país, os usuários das redes sociais permanecem ativos, fazendo planos para o Carnaval.

 

Conteúdo

Nas interações sobre o assunto, a Sprinklr identificou que os usuários falam sobre o tema nas redes sociais por meio de fotos (53,8% dos posts), links (18,8%), texto (17,2%), vídeo (4,7%), retweets (5,3%) e comentários (2%). As hashtags mais usadas no período foram: #Carnaval #Carnaval2017 #moda #verao #brasil #fashion e outras.

 

O folião

Entre os usuários que mais escrevem sobre o tema, 53% foram homens e 47% mulheres. As cidades que mais comentaram sobre Carnaval foram: Rio de Janeiro (30,7%), São Paulo (8,6%), Belo Horizonte (6,9%), Recife (3,3%), Brasília (2,6%), Porto Alegre (2%), Fortaleza (1,8%), Curitiba (1,7%) e Belém (1,4%).

 

Turismo

Carnaval é tempo de… viajar! Entre os destinos mais procurados para a folia estão Bahia (38,8%), Pernambuco (34,1%), Rio de Janeiro (20,1%), São Paulo (6,4%) e Minas Gerais (0,6%). Entre as atrações mais buscadas, estão os blocos de Carnaval (51%), praias (38%), desfiles de escolas de samba (8%) e viagens ao campo (3%).

 

O que beber?

As marcas de bebidas mais buscadas e comentadas durante o Carnaval foram principalmente de cerveja, entre elas: Skol, Brahma, Amstel, Itaipava e Smirnoff (vodka). Entre os tipos de bebida mais citados, estão cerveja (37%), água (25%), vodka (10%), catuaba (9%), cachaça (7%), caipirinha (6%), uísque (3%), refrigerante (2%) e energético (1%).

 

Personalidades que são a cara do Carnaval

Algumas celebridades estão diretamente vinculadas ao Carnaval, entre elas estão Anitta, Ivete Sangalo, Léo Santana, Wesley Safadão, Sabrina Sato, MC G15, Claudia Leitte, Durva Lelys, Gracyanne Barbosa e Wanessa Camargo.

O estudo completo pode ser visualizado através deste link.

 

Que tal usar essa data para pensar em uma campanha criativa e diferenciada e engajar ainda mais o seu público-alvo?

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