Artigos

Estratégia digital com WordPress e como o HTTP/2, IPv6 e SSL vão ajudar

O WordPress é seu grande aliado em sua estratégia digital. Ele está por trás de um quarto dos projetos digitais do mundo e há significativos motivos para isso.

Eu poderia listar dezenas de razões para você usar o WordPress, mas seu crescimento contínuo, popularidade e empresas que o adotaram o credencia enormemente.

Ao redor do mundo importantes empresas e profissionais confiam sua estratégia digital no WordPress e nos últimos meses as siglas HTTP/2, IPv6 e SSL tem estado cada vez mais em seus discursos.

A relevância por esses assuntos tem aumentado por potencializarem a experiência do usuário, melhorar o posicionamento na SERP do Google, garantir maior segurança dos dados e performance.

 

O que você precisa saber sobre o SSL

Estamos caminhando para o uso dominante do protocolo HTTPS. Ele é reconhecido por manter a barra de endereços dos navegadores de internet verde e com o cadeado que virou sinônimo de segurança.

Ao implementar certificado digital SSL as informações trafegadas entre o browser e o servidor onde o site está hospedado serão criptografadas e assim evitando o extravio dessas informações.

O Chrome, o navegador de internet mais utilizado da atualidade, iniciou um processo de tachar sites que não utilizam o HTTPS como inseguros. E isso vai prejudicar a reputação de vários sites junto aos seus usuários.

O uso de Certificados Digitais SSL em sites era regra e comumente utilizado em instituições financeiras e e-commerce, por exemplo.

Vários tipos de certificados foram colocados a disposição. Era necessário um investimento anual e por conseguinte uma renovação a cada ano junto a certificadora.

Estamos em 2017 e muita coisa mudou. Todo e qualquer tipo de site vai adotar o uso do SSL, será regra. Sites institucionais, blogs e portais vão integrar a lista dos tipos de sites anteriormente citados.

E para o marketing há o benefício de ganhar uma relevância ainda maior junto ao Google pelo fato dele considerar o SSL como um fator de rankeamento.

 

Sobre a Let’s Encrypt

A Let’s Encrypt, uma Certificadora Digital e gratuita, está contribuindo com a disponibilização de Certificado Digital SSL gratuitamente. É um benefício a mais e um investimento a menos para os donos de sites.

 

O que você precisa sobre o HTTP/2

Crédito: imagem cedida por torquemag.io

 

A segunda versão do protocolo HTTP já é uma realidade e suas vantagens são incríveis com os benefícios que ele agrega quando implementado.

A mudança de paradigma na comunicação e transferência de dados entre o cliente e o servidor serão poderosas e permitirá o uso considerável de recursos.

Por exemplo: uma única conexão por origem, Server Push, Priorização de requisições, Paralelização de requisições com multiplexação, Compressão automática com HPACK e GZIP e maior segurança e criptografia de dados.

Para os negócios e o marketing a relevância do HTTP/2 são a economia financeira e o ganho de performance.

Sobre o ganho de performance será possível resolver questões atreladas a arquivo estáticos de CSS, imagens e JavaScript, por exemplo.

Atualmente no HTTP/1.1 é comum utilizarmos declarações inline ou contidas no head da página ao contrário de sobrecarregarmos o servidor com uma requisição a mais.

Com a situação acima enfrentamos dilemas corriqueiros no dia a dia: usar as declarações em arquivos externos e assim se aproveitar do cache ou manter inline para corrigir o bloqueio de renderização e ganhar pontos no PageSpeed?

Com o HTTP/2 o dilema acaba, e ficará ainda mais simples.

Imagine o cenário: o navegador de internet requisita o arquivo HTML da página; o servidor responde com o arquivo requisitado e já envia também o arquivo CSS, JavaScript, ícones e outras coisas mais com base na priorização das streams com base nas dependências e peso de cada uma.

Com a implementação do paralelismo e multiplexação no HTTP/2 teremos requisições e retorno de dados de forma paralela automaticamente com uma única conexão.

Isso facilitará o trabalho de infra e desenvolvedores em não precisar manter vários hostnames, além de reduzir o custo com servidores.

 

Validador de suporte ao HTTP/2

Para se certificar que o domínio já responde ao HTTP/2 consulte através da ferramenta HTTP/2 Test se o seu site ou CDN já suporta a segunda versão do protocolo HTTP/2.

 

O que você precisa saber sobre o IPv6

Primeiro você precisa assistir o vídeo abaixo que lhe dará uma visão abrangente sobre o IPv6 e da urgência que precisamos ter para adota-lo.

 

 

Segundo, compreender que através do IPv6 teremos conexão à internet de melhor qualidade, além de mais rápida e segura e isso vai beneficiar a experiência dos seus usuários com seu projeto digital.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações disponibiliza o Validador IPv6 para analisar e informar sobre o suporte a nova versão do protocolo a um endereço web.

 

Tecnologia impacta sua estratégia digital

Marketing e tecnologia precisam estar bem alinhados para que juntos possam potencializar sua estratégia digital com WordPress.

O WordPress está no centro, entre suas estratégias implementadas com o marketing e com o servidor web que o hospeda. Esse último precisa lhe prover avanços para você ter êxito.

Esse elo bem interligado vai te beneficiar junto ao Google, lhe garantindo melhores posições na SERP.

Esse mesmo elo, quando bem estruturado, vai conferir aos seus usuários uma experiência de uso agradável, rápida e responsiva.

Como dito, o uso do HTTP/2, IPv6, SSL e outras siglas tecnológicas vão potencializar o sucesso da sua estratégia digital com WordPress.

 

Quais tecnologias você tem adotado em seus projetos?

 

é uma das grandes referências de WordPress no Brasil, entusiasta e evangelista da plataforma. CEO da Apiki, empresa especializada em WordPress, já liderou grandes projetos para empresas como Grupo Abril, Buscapé Company, Grupo Estadão, FIRJAN, iMasters, Walmart, Wizart, E-Commerce Brasil, Saraiva, Digitalks, VTEX, Cenibra e outros.

Comentários

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.