Segunda-feira, 23 de julho de 2018
Somos impactados por dezenas de e-mails marketing todos os dias. Logo no início da manhã nos deparamos com pelo menos 70 mensagens não lidas na caixa de entrada. Uma rápida olhada nas mensagens e começamos com um processo de exclusão em massa de e-mails que nem ao menos lemos, esbarrando no primeiro obstáculo de qualquer profissional de marketing: a escolha do remetente e do assunto ideal.
Essa é uma das partes mais importantes do seu conteúdo. Sem o cuidado devido, sua mensagem pode ir parar na lixeira em um clique. Estudos mostram que é necessário apenas três segundos para captar a atenção do seu cliente, por isso, investir em estratégias para o assunto é fundamental. Confira abaixo seis dicas para criar um assunto de e-mail campeão:
A maioria dos profissionais de marketing possuem uma rica base de contatos com dados diversos dos clientes que não são usados de forma efetiva nas campanhas enviadas. Que tal personalizar seu assunto com o nome do seu cliente? Veja alguns estilos de textos que podem aumentar sua taxa de abertura:
-Ei ##nome##, que bom te ter por aqui!
-Dicas exclusivas para você, ##nome##
-Não desista de mim, ##nome##
Você ainda pode usar as preferências ou estilos do seu cliente. Vamos a um exemplo: se você tem um petshop que atende gatos ou cachorros de pequeno e grande porte, seu conteúdo pode ser personalizado a partir do tipo de animal do seu cliente:
-Seu grandão vai adorar essa novidade!
-O miau vai ficar feliz com esse presente
-A coleira certa para o seu pequeno
O assunto do seu e-mail funciona como uma chamada importante do assunto que você vai falar. O importante é tentar deixar (sempre que possível) a ideia clara da ação que seu cliente poderá fazer com o e-mail. Por isso, procure usar verbos como: conheça, assista, encontre, baixe, etc. Abaixo listamos alguns exemplos de como você pode usar esses verbos nas suas campanhas:
-Baixe aquele ebook que você tanto queria..
-Convide um amigo pro clube e ganhe R$15 off
-Conheça os queridinhos da semana
No meio de 70 mensagens na caixa de entrada, o consumidor saberá identificar rapidamente os conteúdos irrelevantes ou que querem vender algo que não seja do seu interesse. Por isso, evite usar palavras clichês como: de graça, oferta, compre, só hoje, dentre outras. Além disso, cuidado com o uso excessivo de sinais de pontuação como exclamações ou interrogações. Veja abaixo algumas saídas mais interessantes para seu assunto:
-Chegou por aqui (para falar de novidades da sua loja)
-Lançamento da semana
-Você tem pouco tempo para aproveitar
Chamar a atenção dos clientes com números relevantes é uma ótima estratégia para seus assuntos. Abaixo temos alguns exemplos de como usar os números ao seu favor:
– 3 looks para você arrasar nessa sexta-feira
– 3 passos para a maquiagem perfeita
– Cê acredita? Toda a loja com 45% off! :O
Se você tem apenas 3 segundos para chamar a atenção, que tal aproveitar o tempo para criar uma curiosidade no seu cliente para que ele abra o e-mail? Temos vários exemplos super legais usados por grandes marcas, que tornam o assunto inusitado, aumentando consideravelmente taxas de abertura e cliques. Veja alguns exemplos:
-Por essa eu não esperava (para falar de ofertas, por exemplo)
-O presente que você queria está aqui (brindes, ofertas..)
-Se estiver indeciso…abra!
-Faça um golaço (para falar de promoções ou aquisições de pacotes)
-O maior espetáculo do planeta (para falar de ofertas)
Independente da idade do seu público-alvo, o uso de emojis se tornou uma realidade por conta das redes sociais e do WhatsApp. Usar esses ícones no assunto do seu e-mail pode despertar a curiosidade do consumidor e destacar sua mensagem diante das demais. Devemos ter cuidado no entanto, com o uso excessivo de ícones e com as particularidades de alguns provedores como outlook, que acabam não exibindo os emojis. Vale a pena sempre fazer um teste para saber como ele será exibido para cada cliente.
– O Brasil ganhou? Você também ganha
– Hoje é dia de Precinho, bb!!
– Convide e Ganhe
Por fim, é importante atentar para o fato de que seu cliente deve perceber o quanto é importante para seu negócio. Tente passar esse sentimento por meio de frases que gerem uma afeição maior pela sua marca. Veja alguns casos:
-Estamos sentindo sua falta…
-Volta pra mim! Estou com saudades
-Saudades do tempo que éramos próximos
-Pro meu melhor cliente, um presente especial
-Hoje é seu aniversário, vamos comemorar juntos?
Essas dicas vão ajudar a tornar os seus assuntos mais atrativos para os seus clientes. Mas todo esse esforço precisa ser mensurado, e essa mensuração pode te ajudar a continuar seguindo uma “linha” de assuntos ou a mudar para outro estilo dependendo da reação dos seus clientes. Mas lembre-se: Não existe receita de bolo. Precisamos entender o que melhor encaixa para seu público e fazer testes constantes.
é formada em marketing e atua há mais de 5 anos atuando no mercado digital. Hoje coordena um time apaixonado por e-mail na All iN que é responsável pela performance e estratégia de grandes empresas de diversos segmentos, levando personalização e relevância através do e-mail marketing.
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