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Emojis tendem a aumentar a taxa de leitura

Pesquisa da Return Path analisa o impacto dos emojis inseridos nas linhas de assunto das campanhas de e-mail marketing

 

O uso de emojis – aqueles pequenos ícones digitais que representam tudo, desde sushi e veleiros até variações infinitas de expressões faciais – tornou-se parte da vida cotidiana. No entanto, os profissionais de marketing têm se mostrado hesitantes em incorporá-los às campanhas de e-mail, devido à incerteza sobre como seu uso pode ser interpretado por assinantes e provedores.

Uma recente pesquisa da Return Path, porém, revela que os emojis podem incrementar o conjunto de estratégias das campanhas de e-mail marketing. O estudo “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email”, mapeia o desempenho de campanhas em períodos significativos para o varejo ao longo do ano, comparando as métricas de mensagens cujas linhas de assunto contêm emojis com aquelas construídas da maneira tradicional, apenas com textos.

Por meio do relatório é possível saber, por exemplo, que emoji de lábios são eficientes em campanhas do Dia dos Namorados, enquanto a imagem de chave inglesa fez muito sucesso no Dia dos Pais. Por outro lado, a imagem com brinde de taças de champanhe não apresentou engajamento com os assinantes no período do Ano Novo.

Desempenho dos Emojis em Campanhas de E-mail Marketing

 

“Em uma caixa de entrada lotada, não há dúvidas de que os emojis se destacam e são um elemento importante para chamar a atenção do leitor”, disse Rafael Viana, Email Strategist da Return Path. “Não há muitas campanhas de e-mail marketing utilizando o recurso hoje, então, há um fator de novidade envolvido”, completou.

 

Embora esse fator de novidade seja difícil de quantificar em um relatório de pesquisa, evidências indicam uma queda brusca nas métricas de engajamento após o uso repetido de emoji. “O que funciona uma vez pode não funcionar sempre. Meu conselho para um profissional de e-mail marketing que quer tentar usar emojis é ter nossas descobertas como ponto de partida para testar suas próprias campanhas“, continuou Viana. “Toda marca precisa encontrar seu próprio tom de voz e entender o público-alvo. Não há fórmula mágica para usar emojis, ou qualquer outro aspecto de uma campanha de e-mail“.

 

Para auxiliar os profissionais de e-mail marketing no uso de emojis em linhas de assunto, os especialistas da Return Path listaram seis boas práticas:

 

  1. Teste em uma pequena amostra – Inicie o uso de emojis em uma pequena amostra do seu mailing. Compare o desempenho enviando para outro grupo mensagens com linhas de assunto tradicionais.
  2. Não exagere – Evite utilizar vários emojis ao mesmo tempo e evite aqueles que são amplamente utilizados.
  3. Certifique-se de que a imagem utilizada faz sentido no contexto e na sua indústria – Um emoji que apresentou alta taxa de leitura no estudo da Return Path pode não ser eficiente em suas campanhas. Para evitar erros, esteja ciente da identidade da marca da sua empresa e tenha cuidado com a utilização de cada emoji. Evite que o uso da imagem seja encarado como uma brincadeira de mau gosto.
  4. Certifique-se de que os emojis sejam visualizados com perfeição – Enquanto um emoji pode fazer com que o e-mail seja aberto, é provável que os assinantes excluam mensagens cuja linha de assunto tenha um emoji desconfigurado. Verifique se os emojis que você está usando são suportados pelos provedores de caixa de correio e dispositivos que seus assinantes usam.
  5. Saiba qual é o destino dos seus e-mails – Antes de concluir se o uso de emoji foi um sucesso ou um erro, certifique-se de estar mapeando se as mensagens estão alcançando a caixa de entrada e sendo abertas.
  6. Veja como seus concorrentes estão usando os emojis – Existem muitas opções quando se trata de usar emojis em linhas de assunto de e-mail, então fique atento ao uso das imagens pelas demais marcas no mercado, principalmente seus concorrentes diretos. Esta é uma forma de se inspirar ou evitar erros.

 

Sobre o estudo – O estudo “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email” foi realizado com base em 5,4 bilhões de mensagens comerciais enviadas aos usuários da Microsoft, Google, Yahoo e AOL entre 1º de março de 2016 e 31 de março de 2017. É possível ter acesso ao estudo completo por meio deste link.

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