Quarta-feira, 23 de maio de 2018
Em junho vem aí a Copa do Mundo da Rússia. É impossível o torcedor brasileiro não se lembrar daquele fatídico do 7 x 1 que aconteceu em 8 de Julho de 2014.
Mas o que futebol e Marketing Digital, assunto habitual do portal Digitalks, têm em comum? Eu respondo. Ambos precisam de planejamento estratégico, escolha das melhores “peças”, acompanhamento de desempenho, análise de erros e acertos e, claro, alguns ajustes, afinal, ninguém quer tomar goleada.
Ao redigir este artigo percebi que há mais semelhanças entre marketing e o esporte que é paixão nacional do brasileiro, do que eu jamais havia notado.
Para citar mais uma, ambos precisam de um técnico para organizar o time e fazer a bola rolar. No caso da seleção brasileira o Tite é esse cara. Nas grandes empresas, os CMOs.
Mas quem comanda as estratégias de Marketing Digital das PMEs?
Marketing Digital é uma área que está em constante inovação.
Enquanto os CMOs de grandes corporações estão quebrando a cabeça para implementar as últimas tecnologias desenvolvidas para marketing e vendas, os pequenos e médios empresários ainda têm dificuldade para assimilar todos os termos deste universo. (C-M-O que???)
Na Apiki temos muitos clientes de PME que chegam por conta própria, ou com aquele empurrãozinho amigo do Google. São donos de bares e restaurantes, lojistas, profissionais liberais de diversas áreas que já sentem no bolso a falta de presença na web.
Outros pequenos e médios empresários, entretanto, têm tanta dificuldade em acompanhar a transformação digital que acabam embolando o meio de campo.
Usam ferramentas de atração para conversão, não sabem como, nem por meio de onde dialogar com o público-alvo, tampouco usar o Marketing Digital para aumentar o faturamento.
Se você se identifica com este perfil de empresário, talvez seja hora de pensar em contratar um profissional que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado: o Consultor de Marketing Digital.
Um consultor de marketing digital é o responsável por orientar a tomada de decisão, planejar estratégias sólidas, que tragam resultados reais, contratar as produtoras responsáveis por executar as ações, acompanhar e validar as entregas.
Em suma, é o Tite da sua seleção.
É preciso deixar claro a diferença entre consultorias e produtoras – quem executa as tarefas elencadas no planejamento. A Apiki, por exemplo, é uma produtora web.
Portanto, caso um consultor eleja um site ou blog o ponto de partida da estratégia, entrará em contato conosco.
Se me permite um parêntese, se ele for bom, certamente irá sugerir um projeto web para o seu negócio.
Um blog é fundamental para atrair tráfego para sites institucionais e, principalmente, te dar autoridade sobre o assunto que domina: seu negócio.
Produzindo regularmente uma série de conteúdos relevantes para o público-alvo e para o Google, sua chance de ficar mais bem posicionado no mecanismo de busca aumenta consideravelmente e o seu consultor deve saber isso.
A parceria entre produtoras e consultores tem tudo pra dar muito certo ou muito errado.
Um exemplo de parceria que está dando certo é entre a Apiki – empresa para a qual trabalho e especializada em WordPress – e os consultores. As experiências que tivemos com consultores sempre foram eficazes. Aqueles com conhecimento técnico têm a liberdade de opinar no escopo do projeto do início ao fim. Os que não são tão experientes na área, simplesmente confiam no nosso trabalho.
No final das contas, o interesse é o mesmo: a satisfação do cliente.
O consultor planeja, escala os melhores jogadores para o time – as produtoras, que por sua vez fazem a bola rolar numa bela troca de passes e deixa o cliente na cara do gol.
Daí, camisa 10, é só partir para o abraço!
é redatora publicitária, graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Pós-Graduada em Gestão da Comunicação e Marketing. Atua há sete anos na área da Comunicação Social. Teve experiência em produção de TV, assessoria de imprensa, redação publicitária para todos os tipos de mídia durante o período em que trabalhou em agência. Atualmente é Analista de Marketing da Apiki WordPress e está por trás das estratégias de comunicação e Marketing Digital da produtora. A única publicitária (e mineira!) que odeia café.
Comentários