Sexta-feira, 07 de julho de 2017
Este ano tem se demonstrado desafiador para a maioria das empresas. Na busca pela sobrevivência, muitas delas cortaram despesas, reduziram o quadro de profissionais e deixaram de investir em marketing. Mas existem diversas iniciativas que podem ser implementadas, mesmo com pouco ou nenhum investimento, e que a médio prazo, ajudarão as empresas a realizar mais negócios, crescer e destacar-se dentre seus concorrentes. Implemente as dez iniciativas abaixo e prepare o terreno para ter um 2018 em grande estilo!
É preciso começar com o mais importante, a produção de conteúdo. Uma boa estratégia de conteúdo é peça-chave em qualquer programa de marketing. Sem ele, as próximas ações listadas abaixo ficam sem sentido. Defina que tipo de conteúdo pode melhorar a vida de outras pessoas. Pense além do serviço ou produto que você vende. Pense como sua empresa pode agregar valor a um potencial cliente oferecendo material relevante? Tornar-se referência em um determinado tema poderá atrair para perto de você muitos potenciais clientes.
Após produzir e promover um conteúdo relevante para seu público-alvo, disponibilize-o por meio de um formulário para coletar informações pessoais das pessoas interessadas. Mas atenção, nome e e-mail não são suficientes para a geração de negócios. Depois disso, é importante que você interaja com estes contatos através de materiais secundários, como vídeos, infográficos, artigos ou newsletters para obter mais informações e melhor qualificar estes contatos.
Que tal se o seu website funcionasse como uma grande biblioteca, abrigando toda sua produção editorial? A usabilidade e a otimização das páginas precisam ser cuidadosamente trabalhadas, para que o Google e outros sistemas de busca consigam catalogar sua página de acordo com os seus objetivos. Quanto mais otimizado o seu website, mais facilmente seu público-alvo te encontrará. Grande parte do processo de otimização poderá ser feito diretamente quando se escreve o texto, mas existem técnicas mais avançadas que geralmente necessitam de profissionais especializados no tema.
Vídeos geram mais engajamento que simples textos. Eles são ótimos para explicar o que seu negócio faz, dar instruções aos seus clientes e conectar-se com sua audiência de maneira mais emocional. Hoje em dia, com um pequeno investimento e poucos recursos, pode-se fazer vídeos com ótima qualidade. A câmera do seu celular pode ter mais qualidade do que você imagina. Aproveite bem o Facebook, Instagram, YouTube e outras redes sociais para promover seus vídeos.
Para garantir uma melhor experiência ao consumidor, o uso da tecnologia e de tarefas automatizadas é fundamental. Eventos baseados em gatilhos garantirão que o seu consumidor seja impactado em diversos estágios do relacionamento com a sua empresa de maneira automática. Por exemplo, um e-mail pode ser disparado automaticamente depois de 30 dias do último contato realizado. Ou um e-mail convidando o potencial cliente para conhecer um novo produto baseado em alguma ação que ele realizou no website.
Relatórios são fundamentais para tomar decisões corretas. Analise o desempenho de todas as suas ações e monitore tudo constantemente para que você tenha oportunidades de melhoria. Crie indicadores de performance e torne rotina monitorá-los. Com bons relatórios, seus esforços poderão ser mensurados e melhorados. Campanhas podem ser otimizadas e diferentes versões dos mesmos anúncios podem ser melhorados se souber fazer uma boa análise.
É bom manter diversos canais abertos para que seus clientes possam oferecer feedbacks sobre sua empresa e oferecer insights relevantes. Isso pode levar a correções de rota, o que é bom. Uma pesquisa de satisfação pode ser um bom caminho. E tenha em mente que uma a reclamação é sempre uma oportunidade.
Uma boa parceria entre o marketing e os vendedores é fundamental para o sucesso dos programas de marketing. Colocar a equipe de marketing mais próxima da equipe comercial dará inputs e insights para o marketing em relação às reais necessidades que os vendedores enfrentam em seu dia a dia. Assim, programas mais customizados e mais adequados à realidade do mercado terão mais chances de sucesso.
Seus clientes não lembrarão de você se você não se fizer presente. Além do ambiente digital, explore outras formas de manter e cultivar o relacionamento com eles. Somos seres humanos e ainda gostamos do contato um com o outro. Ninguém quer fazer negócios somente através de um computador. Organize eventos para seus melhores clientes, curta momentos agradáveis em jantares, gere valor e promova boas experiências.
O mercado muda a cada dia e fazer negócios do mesmo jeito não vai funcionar no futuro. É preciso manter um olhar a curto prazo, mas tentando imaginar como será o futuro. Crie um ambiente ou ações que promovam a inovação.
é Head Latam da área de Marketing e Relações Públicas da Robert Half, com experiência em empresas de start-up e na indústria de recrutamento.
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