Terça-feira, 14 de março de 2017
Com os avanços da internet e as mudanças nas formas de consumo, o mercado se adaptou a uma nova maneira de se relacionar com os clientes e aumentar o volume de vendas. Estamos falando de marketing digital, que é, atualmente, uma das formas de publicidade mais importantes para as empresas.
Mas, em um cenário onde tudo acontece e se modifica rapidamente, surgem novas ideias e estratégias, que são essenciais para que marcas e negócios consigam se manter como referências de mercado na internet.
A cada dia, as estratégias de marketing tendem a se adaptar ao formato mobile. Essa é uma das grandes tendências que pretendem influenciar não apenas no tipo de plataforma de comunicação a ser usada em sua estratégia, mas também o formato, linguagem, redes sociais, anúncios e SEO.
Por isso, é preciso estar atento às tendências de marketing digital e a todas as mudanças que ocorrem no mercado, para obter ótimos resultados por meio de estratégias aprimoradas e otimizadas.
Para te ajudar, separamos 6 tendências para você implementar na sua empresa e conseguir se manter relevante no mercado. Acompanhe!
O marketing de conteúdo é e continuará sendo essencial para que sua estratégia conquiste bons resultados. A produção de conteúdos originais e relevantes é muito importante para atrair leads.
A grande tendência será a produção de materiais cada vez mais específicos, focados em responder exatamente as dúvidas de sua persona. Por isso, é essencial saber com quem você está falando, quais são os seus problemas e desejos, para que o conteúdo produzido seja útil para ela. Procure sempre publicar materiais em formatos diferenciados e interativos. Assim, você ganhará visibilidade no mercado.
Os vídeos são o futuro do marketing digital. Além de o YouTube ser uma das plataformas com mais usuários ativos no mundo, a visualização de vídeos por meio do Facebook cresceu muito nos últimos anos.
Diante do uso cada vez maior do mobile, consumir um conteúdo em formato de vídeo, por intermédio de smartphones e tablets, é muito mais prático e rápido. Por isso, é preciso planejar-se para criar materiais que serão interessantes para o seu público, sejam eles institucionais, em formato de perguntas e respostas ou tutoriais de como usar um produto ou serviço.
Os anúncios são de extrema importância para o marketing digital. Suas exibições privilegiadas em mecanismos de buscas, redes sociais e outros canais, somadas ao aumento da lembrança da marca e intenção de compra pelo usuário, tornam esta maior exposição da marca através dos links patrocinados essenciais para conquistar mais vendas.
A grande tendência do mercado é que esses anúncios sejam cada vez mais segmentados. Isso envolve as características de sua persona, pois ele deve ser focado em seus interesses, linguagem, na rede social em que está ativo e agora mais do que nunca, no momento em que ele se encontra.
As plataformas de anúncios, como o Google AdWords e o Facebook Ads, já possuem recursos para a segmentação deles. Devido aos avanços tecnológicos, essas plataformas estão sendo cada vez mais aprimoradas para a criação de campanhas de grande qualidade com segmentações de altíssima precisão. Assim, a tendência é que seu investimento tenha resultados cada vez melhores, conquistando mais clientes relevantes e gerando mais vendas.
Quem trabalha com marketing digital, sabe da importância de otimizar o SEO (Search Engine Optimization) em sites, blogs e vídeos. Porém, isso não se resume apenas à inserção de palavras-chaves, links internos e externos.
Com a atualização dos algoritmos dos sites de busca, como o Google, além das técnicas de SEO, o conteúdo precisa possuir valor para o usuário. Por isso, não é indicado colocar links e palavras-chaves que não tenham relação com o seu material. Procure sempre pensar no conjunto, um bom SEO construído a partir de um conteúdo relevante e de qualidade.
Diante de tantas práticas de marketing digital a serem implementadas, será ainda mais necessário à utilização de softwares de automação de marketing. Isso envolve ferramentas para produção e gerenciamento de conteúdo para blogs e redes sociais, com o objetivo de organizar o calendário de postagens e permitir que elas sejam feitas de um único local.
Além disso, serão muito utilizados softwares para gestão de e-mail marketing, anúncios, captação de leads, principalmente, para análises de métricas e resultados. Por isso, a cada dia surgem novas plataformas para ajudarem na otimização de seu trabalho, para que a sua estratégia seja implementada de maneira organizada, trazendo resultados satisfatórios.
Atualmente o Instagram, Facebook e YouTube são os líderes entre as mídias sociais com mais usuários ativos. Por isso, eles estão sendo aprimorados, ganhando recursos diferenciados, cada vez mais interativos.
O Instagram, por exemplo, agora possui o Instagram Stories, recurso semelhante à “Minha História” do Snapchat. O Facebook, por sua vez, está aumentando a sua relevância, seja por meio das reações com variações do botão de like, ou pela transmissão de vídeos ao vivo.
A tendência é que, não só essas mídias sociais, mas outras como o Snapchat, Pinterest ou Twitter, sejam aprimoradas para atrair mais usuários. Por isso, você deve adaptar suas estratégias a essas novas funcionalidades, com o objetivo de ter uma presença online maior e conquistar mais clientes. Aproveitando todos os recursos disponíveis para se aproximar de seus seguidores, passando uma mensagem mais real e próxima, criando um relacionamento com eles. Como consequência, seu negócio terá mais confiança e sua reputação será muito maior.
Como já falamos, essas tendências mudam de acordo com os avanços tecnológicos. Você conseguirá se destacar na internet se implementar essas práticas à sua estratégia de marketing.
O que está influenciando todas essas mudanças é o formato mobile, que cresce mais a cada dia. Por isso, é essencial produzir conteúdos, ter um site responsivo e utilizar estratégias específicas para este novo formato de acesso à internet, que já é realidade.
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é atualmente responsável pela Universidade Corporativa da GhFly, Nicollas e tem experiência nas áreas de mídia, atendimento e planejamento. Formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios, é também especialista em dispositivos móveis pelo Google.
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