Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020
Na hora de montar a campanha de marketing para o seu negócio, é preciso ter em mente para quem você quer vender. Saber direcionar muito bem uma campanha pode determinar o sucesso dela e de suas vendas.
Ouvimos muito falar em público alvo, enquanto alguns negócios esquecem-se da persona. Não, eles não são a mesma coisa.
Persona é o personagem, o retrato do público-alvo do seu negócio. Simplificando, persona é a “cara” do seu negócio, a figura que representa a sua marca.
O público-alvo são as pessoas que você quer atingir com o seu negócio, marca ou campanha. São potenciais compradores e consumidores da sua loja. Já a persona não precisa ser necessariamente um potencial comprador.
Mas, sim, quem vai representar “hipoteticamente” a sua marca.
A definição de uma persona ajuda, principalmente, na hora de montar campanhas e direcioná-las.
É preciso entender qual produto você está vendendo e para quem pretende vender. Além de entender, também, quem são as pessoas que a sua marca quer atingir, classe social, preço e valores da marca.
As classes mais altas como A e B, tendem a gostar de coisas de estilo mais clean, cores frias que tragam um ar de modernidade.
Classes C e D tendem a se interessar por cores quentes e vivas.
Ou seja, vender um sapato, por exemplo, a um preço de R$150,00 ou maior significa que a classe social que vai tender a comprar seus produtos são as classes A e B, por isso os produtos precisam seguir a linha mais clean e na moda, que atendam os gostos desse público.
Definir a persona do seu e-commerce, é pegar os valores e o que a marca queria resolver e compreender e buscar uma pessoa que dá aderência à esse produto.
Quais os valores da pessoa, o que ela representa, quais marcas usa, estilo de vida, etc e definindo demais aspectos fica fácil pensar em uma celebridade que é a cara da sua marca.
Não significa que a celebridade vai ser a garota propaganda do seu negócio, mas sim, uma figura que representa o público para os quais sua loja quer vender.
Dessa forma, campanhas, promoções e direcionamentos tornam-se mais simples, pois são feitos pensados naquela figura pública, se ela(e) usaria determinado produto.
Ao definir a persona do seu e-commerce é preciso lembrar que você não está vendendo para si mesmo. Por isso os seus gostos e padrões de consumo não podem ser levados em consideração.
As peças tem que atender ao público para o qual sua loja almeja vender. E não o seu gosto pessoal.
Definindo a persona do seu negócio deixa muito mais fácil montar as artes, as peças e as pessoas que você usa nas campanhas.
O combo persona + público alvo deixa suas campanhas mais bem direcionadas que e conversam com o público que você pretende atingir.
Entender quem são seus consumidores, hábitos de consumos, em quem se inspiram e quanto estão dispostos a gastar pode ajudar sua equipe de marketing a montar campanhas incríveis que convertem muito mais.
O sucesso da sua campanha não é obtido com investimentos monstruosos, sem direcionamento, mas sim com planejamento e entendimento do seu negócio e seus consumidores.
Definir a persona do seu e-commerce ajuda a direcionar suas campanhas e seus investimentos para os clientes certos.
é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.
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