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E-commerce: como fazer um planejamento de vendas e marketing para otimizar o orçamento

Head de E-commerce da LePostiche, também conhecido como “Mago do E-commerce” dá dicas para ter um comércio online bem sucedido

Por *Bianca Borges

Christopher Neiverth, Head de E-commerce da LePostiche, deu dicas sobre otimização de orçamento das lojas online

 

Otimizar o orçamento é um assunto que está na pauta de qualquer organização seja ela pequena, média ou uma grande empresa. Para falar sobre o assunto, mais focado para as empresas de e-commerce, Christopher Neiverth, Head de E-commerce da LePostiche, também conhecido como o “Mago do E-commerce” esteve presente no Ads&Performance 2019, evento organizado pelo E-commerce Brasil que aconteceu essa semana.

Ele começou ressaltando que “não se otimiza investimento em marketing digital só olhando para o marketing digital. Também não dá pra otimizar o orçamento de mídia apenas olhando pra mídia”.

Ou seja, a tarefa de otimizar orçamento é algo mais amplo que precisa envolver mais áreas estratégicas da empresa. Ainda de acordo com o “Mago”:

“Um dos segredos para ter um e-commerce bem sucedido é: PLANEJAMENTO, CHECKOUT e RECOMPRA”.

Planejamento

Sobre o planejamento, o Head de E-commerce da Lepostish trouxe um roteiro bem simples para ser seguido. Veja abaixo:

1° passo: estipular quanto de receita você precisa. Planejar por mês o quanto você quer vender em cada mês. Colocar em uma planilha;

2° passo: definir metas e objetivos;

3° passo: identificar em quais canais o seu público-alvo está e analisar em quais deles você deve ou não estar presente. Aqui alguns exemplos:


4° passo: Decidir em qual dos canais identificados você vai investir. Em todos ou apenas alguns deles?

5° passo: fazer a gestão de canais. Verifique e acompanhe todas as ações que você planejou para esses canais, incluindo as mídias pagas.

 

Depois do planejamento feito essa será sua nova rotina:

DICA DO MAGO: se falta dinheiro no seu negócio, sua meta precisa ser aumentar a taxa de conversão, o ticket médio ou as sessões. Duplicando qualquer um desses três indicadores, você também duplicará a sua receita.

 

Checkout

O “Mago do E-commerce” citou uma frase dita pelo CEO da Visa, Alfred Kelly, sobre a qual ele também assina em baixo: “O processo do checkout deveria desaparecer no varejo”.

O checkout precisa ser fácil, rápido e sem atrito. Apenas pergunte as informações essenciais do seu cliente para tornar o processo o mais curto e assertivo possível. Além disso, o processo não pode durar mais que 60 segundos. Esse é o tempo médio que um checkout eficiente pode ter para que o usuário não desista da compra.

Recompra

Um cliente novo é mais caro que um cliente recorrente, por isso, mensurar a quantidade de clientes novos X recorrentes é uma prática eficiente para ajudar a definir novas estratégias.

Outra dica do mago foi: conheça o seu cliente e o comportamento dele para gerar recompra e não desperdice investimento em mídia paga. Ele explicou:

“Se você conhece seu cliente, sabe os hábitos dele e os gostos, então, não gaste mídia com esses clientes, gaste mídia com os clientes novos. O segredo não está na segmentação, está em mandar o e-mail no momento certo para cada cliente”.

Com todo esse planejamento e processo, provavelmente, vai ser mais fácil para você atingir seus objetivos de vendas. Mas tome cuidado para não entrar na zona de conforto. O “mago aconselhou:

“E quando você bater suas metas e vender muito?…comece tudo de novo. Porquê, como mago, eu aprendi que não tem magia, tem trabalho”

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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