Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
As empresas que querem vender mais e se sobressair no mercado enfrentam uma série de desafios. Competição acirrada e consumidores exigentes são só alguns deles. Outra característica importante do mercado atual é a infinidade de caminhos que as empresas devem conhecer e dominar para chegar até o consumidor. Existem diversas formas e plataformas para efetuar compras atualmente e, para investigar as principais e mais queridas, o Opinion Box se juntou ao Digitalks para realizar uma pesquisa exclusiva sobre o tema.
A pesquisa Formas de Comprar foi realizada pelas duas empresas e apresentada durante a Conferência Performance, em São Paulo, no dia 27 de novembro. Foram realizadas 2.106 entrevistas com internautas brasileiros, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Alguns dos principais insights levantados pela pesquisa e que podem ajudar as empresas a entenderem melhor o comportamento do consumidor são:
A pesquisa testou 15 formas populares de fazer compras nos dias de hoje. Foram elas: clicando em anúncios em sites e portais de notícias, em anúncios do Facebook, em anúncios do Instagram, em popups em sites e portais, em um e-mail marketing, pelas páginas de pessoas ou empresas do Facebook, pelo aplicativo de marcas ou empresas, pelo Facebook Messenger, pelo perfil de pessoas ou empresas no Instagram e no Pinterest, pelo WhatsApp, pelos sites de e-commerce ou das marcas, pelos sites que reúnem vários lojistas, por mensagens privadas (inbox) em redes sociais e seguindo recomendações de sites de avaliação.
Logo de cara, descobrimos que todas as formas de comprar passaram por aumento do uso nos últimos 12 meses. Cada vez mais o brasileiro está explorando novas formas de comprar e a pesquisa comprova essa tendência.
Mesmo com as várias opções de compras no meio digital, vale ressaltar que a loja física ainda é a preferida de muitos consumidores. Quando pedimos para citar as 3 formas preferidas, 75% incluem as lojas físicas entre os meios a que mais recorrem. Entre os meios digitais, os consumidores se dividem principalmente entre os que preferem sites que reúnem vários lojistas (58%), e-commerces e sites das próprias marcas (51%) e o app das lojas para smartphone (31%).
As redes sociais se tornaram verdadeiras vitrines das empresas nos últimos anos. Além disso, plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest são utilizadas para conversar com o consumidor, tirar dúvidas e resolver problemas. Mas o que mais dá para fazer?
A verdade é que o consumidor está utilizando suas redes sociais também para comprar. E muito. As fanpages das empresas no Facebook já foram um canal de compra para 18% dos entrevistados. Descobrimos na pesquisa que as redes são usadas para compras desde a mais popular, com o Facebook, chegando até às mais de nicho, como o Pinterest.
Os perfis de pessoas e empresas no Instagram também já foram usados por 13% dos consumidores. Essa informação complementa o que já levantamos pelo Opinion Box em outra pesquisa, dedicada ao uso do Instagram no Brasil. No estudo anterior, já havíamos descoberto que 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social. Outro ponto interessante é que 47,5% já compraram ou contrataram algo indicado por alguém via Instagram. Para quem considera investir em marketing de influência, está aí um dado que pode motivar ainda mais.
O que resta às empresas então é potencializar o uso das suas redes sociais para vender. Muito além do marketing de relacionamento, essas mídias se tornam verdadeiros canais que podem impulsionar as vendas.
Depois de falar das redes sociais, é claro que a vez do WhatsApp também ia chegar. O aplicativo mais utilizado no Brasil tem sido muito adotado pelas empresas e já ganhou sua versão totalmente voltada para negócios – o WhatsApp Business – no início do ano.
Os esforços das empresas e do próprio WhatsApp já foram recompensados: 22% dos internautas brasileiros já fez algum tipo de compra pelo app. Se você tem uma empresa e já usa o potencial do app, você está no caminho certo. Caso ainda não utilize o WhatsApp para vender, fique sabendo da oportunidade agora.
Depois de investigar a relação do consumidor com as formas de compra mais conhecidas, buscamos também entender como os internautas lidam com publicidade digital.
Um ponto de atenção que descobrimos vale para as lojas que utilizam estratégias de retargeting. 61% dos entrevistados apontou que não gosta quando pesquisam algum item e em seguida recebem anúncios dele nas redes sociais.
Por outro lado, quando o produto pesquisado começa a aparecer no Google, em sites ou nas redes sociais, 50% dos consumidores afirma que tomam a decisão de compra mais facilmente.
Os anúncios das marcas em suas próprias redes sociais também tem sua parcela de aceitação. Anúncios no Facebook já foram canais de compra para 17% dos entrevistados, com o Instagram sendo citado em seguida por 10% da amostra. Com um número considerável de pessoas que já compraram por eles, também estão os anúncios em sites e portais de notícia (15%).
Com todas essas referências sobre o comportamento do consumidor brasileiro, as empresas podem se munir de dados para planejar melhor a forma como divulgam seus produtos. Conhecendo bem o seu consumidor, fica muito mais fácil tomar as decisões de marketing necessárias para atingi-lo no canal, na hora e com a mensagem certa para ele.
Quer conhecer mais resultados de pesquisa como esse e explorar o comportamento do consumidor digital? Confira a seção de Resultados de Pesquisa no blog do Opinion Box!
Analista de marketing do Opinion Box e entusiasta da pesquisa de mercado como forma de desvendar o comportamento do consumidor.
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