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WhatsApp Business: saiba como funciona

Entenda quais são as principais funcionalidades do WhatsApp Business e as facilidades que o app pode trazer para a sua empresa

 

Com um número de usuários cada vez maior, no Brasil e no mundo, o WhatsApp se tornou um dos meios mais populares de troca de mensagens.

Conforme exemplificado neste post sobre como captar clientes com a função “Conversa com um Clique”, as marcas devem aproveitar a tendência do consumidor de usar chats e canais sociais para entrar em contato com as empresas.

E quando falamos de Chat e trocas de mensagens instantâneas, qual é o maior aplicativo de conversas com usuários ativos? E quando o assunto é rede social, quem lidera a lista das mais importantes? As respostas, são o WhatsApp (+1 bilhão de users ativos) e o Facebook (+2 dois bilhões).

E parece que os empresários brasileiros sabem disso, já que o WhatsApp é muito usado por empresas brasileiras para falar com clientes pois, além de gratuito, é extremamente fácil de se usar.

Foi pensando neste nicho que o WhatsApp criou uma versão própria para EMPRESAS.

O WhatsApp lançou, em janeiro deste ano, um novo aplicativo chamado WhatsApp Business.

Trata-se de uma ferramenta direcionada para pequenas e médias empresas, que visa facilitar ainda mais a vida dos empreendedores na hora de atender a clientes e fornecedores, dando ferramentas para classificar e responder as mensagens de maneira rápida e automatizada.

O WhatsApp Business é gratuito e atualmente está disponível para o sistema Android, podendo ser baixado aqui.

Os requisitos para ter uma conta empresarial verificada são:

  • Ser uma pequena ou média empresa
  • Fornecer um número, fixo ou móvel, não vinculado a outra conta que já utilize o WhatsApp.

 

O  WhatsApp Business pode ser utilizado para ações de marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades etc.), responder dúvidas dos clientes e comunicação interna entre funcionários.

Ademais, o aplicativo é uma excelente plataforma para comunicação direta com os clientes.

Saiba um pouco mais sobre os recursos apresentados pelo WhatsApp Business a seguir.

 

Mensagens automáticas

Um dos recursos do aplicativo é o envio de mensagens automáticas, que podem ser configuradas conforme a necessidade de cada empresa, o usuário também possui a liberdade de criar textos que demonstrem a cultura da empresa, sua meta e compromisso com os clientes.

Por serem mensagens automatizadas, você também pode configurar respostas instantâneas para quando estiver ausente, como por exemplo: “Retornarei o contato assim que possível. Obrigado.” Evitando assim que seu cliente fique sem feedback.

 

Perfil Comercial

Para utilizar o WhatsApp Business, o usuário deve criar um Perfil Comercial, e nessa hora é importante ter cuidados extras.

Toda a informação a ser mostrada deve ser útil para os clientes, tais como: endereço físico, endereço eletrônico de e-mail, site e descrição da companhia e até horário de trabalho.

Deve ser considerado como um cartão de visitas da empresa, portanto, deve ser preenchido com zelo, afinal, este perfil pode ser a porta de entrada para novos clientes.

 

Conta Verificada

Uma das melhores funcionalidades do WhatsApp Business é a Conta Verificada. A empresa que a possui consegue impedir terceiros de utilizar a marca, e assim, evitar golpes. É uma maneira de dar mais  segurança tanto para o empresário quanto para o cliente final.

 

Informações organizadas

No aplicativo é possível organizar os contatos e conversas com etiquetas, para que possam ser encontrados com facilidade, de uma forma semelhante ao que já é utilizado pelo Gmail.

Assim, o usuário pode marcar as conversas que sejam listadas como importantes. Também é possível que as etiquetas coloridas possuam temas específicos, bem como os marcadores sejam personalizados para determinados chats.

Após finalizado o assunto, o usuário pode apagar a etiqueta e assim manter sua caixa de mensagens organizada.

 

Métricas

Para aquele empresário que gosta de métricas, a boa notícia é que o WhatsApp Business também oferece as chamadas “Estatísticas do fluxo de mensagens”.

Com tal ferramenta é possível saber o número de mensagens enviadas com sucesso, aquelas que foram entregues, bem como as que foram lidas.

Não é muito, mas é interessante para se ter uma ideia de como sua empresa está se saindo estrategicamente, e te ajuda a entender um pouco melhor seu público. Fazendo com que você saiba onde e como melhorar.

Você pode aprender um pouquinho sobre métricas básicas neste post.

Quer experimentar o WhatsApp Business? Baixe o aplicativo na Google Play e comece a aproveitar as funcionalidades que o aplicativo oferece!

Adoradora das Letras e das Mídias Sociais, Camila é tradutora e redatora. Advogada especialista em R.H. nas horas vagas

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