Segunda-feira, 10 de abril de 2017
Quando você passa por uma rua e ouve um comerciante anunciando seu produto, já parou pra pensar na quantidade de pessoas que o escutam? Dependendo do local, pode haver mais de 100 pessoas só na mesma calçada. Agora pense em quantas delas param para olhar e de fato compram. Aqueles 100 devem ter se reduzidos a 2 no final das contas. E, se isso ocorreu, este comerciante teve uma excelente taxa de conversão, mesmo sem saber.
No mundo do marketing, converter clientes é adicioná-los à sua base, fazendo com que aquele que escutou sua mensagem, compre o seu produto. Ela é calculada com base na proporção entre clientes que encontram a marca (assistindo comerciais, vendo anúncios, entrando numa loja física) e aqueles que fecham a venda. Porcentagens maiores indicam que o seu investimento em marketing trouxe mais clientes.
Aumentar a taxa de conversão de uma empresa, independentemente do porte, é uma tarefa importante. A média de conversão na maioria das empresas bem-sucedidas é de aproximadamente 2% a 3%, mas existem aquelas que conseguem bem menos, por volta e 1%, e até aquelas que conseguem muito mais, passando de 10%.
Para ajudar você nesse desafio, preparei 5 dicas simples para melhorar sua taxa de conversão. Acompanhe!
Se você já fez outras pesquisas sobre marketing digital, já deve conhecer esse conceito. Em resumo, é o caminho que um prospecto faz até a compra. Para já deixar você informado sobre o assunto, vamos ver cada uma de suas etapas de forma resumida:
Descoberta: quando o prospecto acabou de encontrar sua marca. Pode ser contado como número de olhadas de vitrine em uma loja ou como visitas únicas em um site.
Consideração: quando o prospecto ainda não está pronto para fechar a compra, mas já considera que precisa aprender mais sobre o assunto e sobre o produto.
Decisão: o prospecto sabe o que precisa, faltando apenas convencê-lo de que a sua empresa é o melhor lugar para comprar.
Profissionais de publicidade e design já sabem que as cores utilizadas na marca influenciam bastante o tipo de sensação que ela passa. E como essa percepção faz parte da mensagem que a sua empresa quer passar, ela também afeta a sua taxa de conversão.
Veja aqui as principais cores para a publicidade e os significados que elas podem ter dependendo do contexto:
Vermelho: intensidade, raiva, paixão, sangue e calor;
Amarelo: relaxamento, felicidade, otimismo e riqueza;
Azul: paz de espírito, calma, harmonia e frio;
Verde: sensação de liberdade, natureza, vigor e novas experiências;
Preto: negação, sexualidade, elegância e medo;
Branco: afirmação, pureza, simplicidade e limpeza.
Outro conceito muito importante para o marketing digital é o de persona. Você também já deve ter se deparado com ele em algum momento.
Resumidamente, uma persona é a versão mais concreta e detalhada do seu público-alvo. É como se fosse criado um personagem hipotético que contêm as características principais dos clientes na sua base.
O objetivo de ter uma persona definida é aproximar a empresa do público, mostrando em que tipo de indivíduo suas campanhas devem focar — quanto mais direcionada for sua campanha, maior será sua chance de sucesso.
Alguns novatos acreditam que quanto mais abrangente for a sua campanha, melhor será a captação de clientes, mas a verdade é que a taxa de conversão será tão baixa que o investimento não terá valido a pena, mesmo que mais pessoas tenham sido atraídas. A questão não é o número bruto, mas sim a proporção entre o investimento e o retorno em receita.
Digamos que você produza um anúncio para sua loja de roupas, mostrando o quanto elas são sexys e descoladas. Se você veicular essa campanha em todos os lugares, verá que algumas centenas de pessoas se interessaram: um tipo específico que busca roupas descoladas e sexys. Ao mesmo tempo, milhões de outras pessoas não interessadas viram o anúncio e não compraram. Ou seja: uma taxa de conversão extremamente baixa.
Porém, se você souber onde esse tipo específico de público se localiza e divulgar apenas para eles, as chances de que uma porcentagem maior entre em contato é bem alta. Isso significa que a porcentagem de retorno do seu investimento terá sido bem maior.
Se você já teve um cliente satisfeito, peça para que ele poste uma análise ou avaliação da sua empresa e do seu produto. A sua reputação diz bastante sobre a qualidade do seu serviço. Se você já tem algum caso de sucesso de um cliente satisfeito, copie a declaração na íntegra, ou ao menos um resumo, e use-a para reforçar a autoridade da sua marca.
Se um novo cliente tiver qualquer dúvida sobre a qualidade do serviço, ele verá a recomendação de um cliente antigo e possivelmente estará mais inclinado a comprar. Isso pode ajudar a levar sua taxa de conversão daqueles 1,9% para 2,1%, por exemplo.
Lembre-se de que o relato deve ser honesto. Os consumidores estão mais atentos e não caem armadilhas de propaganda com tanta frequência. Duvidar da inteligência do seu cliente não é o tipo de insulto que eles toleram. Seja sincero com eles e terá muito mais chances de fidelizá-los.
Um dos erros do marketing digital é criar uma propaganda que não contenha uma chamada para ação. O Call To Action, ou CTA, é o que indica ao leitor o que ele deve fazer com a nova informação, como ele pode acompanhar seu canal, entre outras coisas. A taxa de conversão da sua empresa não vai crescer enquanto você não pedir para que o prospecto olhe seu catálogo ou veja seus serviços disponíveis, por exemplo.
é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet.
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