Terça-feira, 16 de outubro de 2018
O assunto é muito discutido e gera dúvidas nas pessoas. Muitos sites recomendam texto grandes, outros não. Na verdade, lembre-se de que o texto deve ter o tamanho que ele merece. O mais importante é que eles sejam confiáveis e relevantes para o Google.
A Forbes, por exemplo, reforça a importância de 2.000 palavras. Já a revista Inc. Magazine acredita que 1.000 palavras são suficientes para gerar profundidade no conteúdo. O grande diferencial para ser ranqueado nos mecanismos de buscas na internet é escrever conteúdo pensando em SEO.
Isso significa escolher termos para os quais você deseja ser encontrado na internet. Ao escrever deve-se pensar na densidade da palavras-chave que vai utilizar ao longo do texto. Não existe uma regra com relação a isso, mas a maioria das ferramentas de SEO fala em 1% de densidade. Algumas ferramentas gratuitas como Live Keyword Analysis, Yoast — para os amantes de WordPress — fazem essa leitura de palavras-chave. Além disso, sites como SEO Web Page Analyzer faz uma análise completa do seu texto, atribuindo uma pontuação de 0 a 100.
A inteligência artificial do Google está cada dia mais avançada a ponto de conseguir identificar em qual contexto a palavra-chave foi inserido. Ou seja, não adianta colocar 30 vezes a mesma palavra apenas para que o Google a considere relevante. Se estiver sem nexo, você poderá ser prejudicado. Fato é que o redator deve ter atenção e inserir as palavras-chave nos pontos mais estratégicos, como título, primeiro parágrafo, subtítulos e legendas das fotos.
Como dissemos no começo, esse é um grande mito. Existem sites especialistas em SEO afirmando que um texto com mais de 2 mil palavras é o ideal para ser bem ranqueado no Google. Mas, na prática, não é assim que funciona. Vamos pegar um exemplo. Se você pesquisar no Google pelo termo “Marketing de Influência”, vai encontrar artigos escritos que ocupam a posição de zero, também conhecida como snnipet.
O curioso é que o texto em questão tem apenas 1.300 palavras no total. Ou seja, nesse caso prevaleceu o bom conteúdo, que foi considerado explicativo, relevante e esclarecedor para o público leitor que acessa a página para estudar o assunto.
Não estamos dizendo que textos grandes não servem para SEO. Aliás, eles têm sua importância, afinal de contas para contar ou ensinar um assunto em detalhes, é necessário uma atenção maior ao escrever. Um conteúdo bem informativo e com aprofundamento do tema também é relevante. Quanto maior seu texto, provavelmente maior será a densidade de palavras-chave, fazendo com que seu conteúdo seja ranqueado da mesma maneira.
De acordo com o site SEO Copywritting, textos maiores são mais compartilhados. Tal afirmação é resultado de um estudo do Ahrefs, que analisou 3 milhões de buscas no Google.
Lembre-se sempre de que o texto tem o tamanho que merece ter. Se um tema for complexo e cheio de informações, faz sentido ele ser maior. Uma vez que o Google considerar seu conteúdo relevante, o posicionará com mais destaque. O mesmo acontece com textos menores que são importantes para o público leitor.
Em seus guidelines, o Google explica que: “a quantidade de conteúdo necessária para a página ser satisfatória depende do tópico abordado e do propósito da própria página”.
Formado em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Marketing e Gestão pela ESPM, Roany também é Expert em Content Marketing e em SEO. Atualmente, é analista de Marketing Digital do Grupo Comunique-se.
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