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[Expo Digitalks] Marketing de Influência e sua contribuição para que marcas contem boas histórias

Um bate-papo durante a Expo Digitalks 2018 mostrou como a marca de uísque Johnnie Walker utilizou o Marketing de Influência para promover novas experiências

 

*Por Thais Lemes

Foto. Quatro pessoas sentadas, sendo três mulheres e um homem, em cadeiras e uma mesa de madeira. A mesa está sobre um palco e atrás deles a platéia os assiste de uma arquibancada pequena. Acima da platéia um telão.
Case da marca Johnnie Walker no palco do Expo Digitalks 2018

 

As marcas, hoje, já entendem a importância de criar um relacionamento com o cliente. Um dos maiores desejos ao promover uma ação é vê-la se espalhando com novos formatos ou através dos comentários do público. Uma das formas encontradas para alcançar o sucesso de uma campanha nos dias atuais é a aliança com influenciadores digitais. Uma das mesas de bate-papo que aconteceram durante o Expo Fórum Digitalks 2018 apresentou como a marca de uísque Johnnie Walker criou uma experiência usando o Marketing de Influência.

“O Marketing de Influência surgiu para provocar o time a fazer algo diferente”, disse Juliana Noto, da Diageo, empresa de bebidas responsável pela marca Johnnie Walker.

 

Uma das ações feitas pela Johnnie Walker foi em comemoração aos 110 anos do Striding Man, ícone da marca. Uma estátua do Striding Man foi colocada junto de um temporizador, em um restaurante de São Paulo. Quando o tempo encerrou, o público do restaurante foi surpreendido com um show da banda Os Paralamas do Sucesso, ao lado de Dado Villa-Lobos. A ideia principal da campanha? Comemorar o aniversário com uma festa surpresa.

A ação gerou tanto resultado que foi repetida em outros locais, com artistas como Samuel Rosa e Nando Reis. Uma experiência nova até para os músicos, que não faziam ideia de como o público reagiria.

“Eu nunca havia visto uma campanha com tanto resultado em tão pouco tempo. Toda vez que promovemos essa ação, a busca pela marca aumentava no Google”, disse Luciana Branco, da agência Em Branco.

Mas antes de pensar em trabalhar com Marketing de Influência é preciso entender que os influenciadores certos não são aqueles que a marca deseja, mas aquelas pessoas com quem a marca pode criar uma relação. É preciso que ambos possam contar juntos uma história, trazendo verdade para a campanha.

O ponto forte de trabalhar com influenciadores, que foi apontado durante o bate-papo, foi o desafio de ter uma boa história para contar, uma história que seja atrativa para o público. Eduardo Carvalho Feltrin (@edufeltrin) foi um dos escolhidos para participar da ação e dividiu com o público da Expo Digitalks suas impressões.

Percebemos que com a campanha foi possível atingir as pessoas que estão ali, todos os dias, seguindo nossas vidas. Uma seguidora viu meus stories e foi assistir ao show dos Paralamas (do Sucesso), isso é muito gratificante”, relatou Eduardo.

A Diageo promoveu uma capacitação com todos os influenciadores escolhidos para participar da campanha, pois antes de falar em bebida alcoólica é preciso conscientizar sobre o consumo de álcool, tendo em vista, principalmente, que tratavam-se de pessoas que influenciam outras pessoas.

Um dos dados que mais animaram os envolvidos foi a quantidade de conteúdo gerado organicamente, comprovando que um dos grandes segredos de ações como essa é a humanização a publicidade.

“Acho que o ponto-chave é ‘antes de me pedir alguma coisa, me ofereça alguma coisa’”, disse a mediadora do bate-papo, Isabela Ventura, CEO da Squid, finalizando o debate.

 

* Thais Lemes é formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Assessora de Comunicação, com ampla experiência na área educacional, atualmente cursa pós-graduação em Marketing Digital, seu atual interesse.

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