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Podcast: o que você precisa saber para sua empresa

Dia após dia acompanho a evolução do marketing digital e como somos impactados com novas possibilidades e mudanças frequentes. Nas redes sociais, os desafios em produzir e impactar os clientes são inúmeros, mas o olhar atento às novidades e a disposição para encarar os desafios é fundamental para empresas alcançarem resultados satisfatórios.

Quando falo em novidade e na transformação é inevitável não falar sobre a revolução dos podcasts que tomaram conta das redes sociais e das plataformas digitais nos últimos 2 ou 3 anos.

Como CEO de uma agência de Marketing Digital, sempre aconselho meus clientes e parceiros – e aqui estendo a recomendação a você, leitor -, que é fundamental a atenção às novas mídias que estão em evidência no mercado; e eu não me refiro somente aos podcasts. Recentemente, tivemos os exemplos do Reels e vídeos curtos em geral, além do Metaverso, que mais parece ser um projeto de longo prazo. Portanto, o podcast pode ser um dos primeiros passos para diversificar de vez o conteúdo de sua empresa.

Esse movimento na busca pela diversificação e na urgência em entrar no fluxo dessa produção se sustenta e é justificada por ser um modelo de distribuição de conteúdo bilateral e teoricamente de baixo custo, gerando fortalecimento e reconhecimento da marca.

Os podcasts estão surgindo como uma ferramenta importante para a diversificação dos conteúdos já gerados pela empresas, principalmente as que já possuem estratégias mais avançadas de marketing digital que já contam com criação de conteúdo para blog, desenvolvimento de e-books, produção de vídeos curtos entre outras atividades.

Aqui vale um lembrete antes de começar sua empreitada nessa área. Planeje! Planejar é a chave para sucesso em qualquer atividade, para podcast não seria diferente, comece alinhando as entrevistas, convidando pessoas que possam falar sobre os temas de interesse da sua empresa, assim como fornecedores e parceiros.

Vale lembrar que os equipamentos de áudio e vídeo podem ser os mais diversos, hoje com a facilidade dos aparelhos móveis, é possível captar imagem e som com qualidade equivalente a câmeras profissionais.

Para começar um podcast você só precisa de um celular, um microfone, um gravador e um programa de edição; os dois primeiros você já tem no celular, para edição não recomendo o celular por conta da precisão que uma boa edição requer, aí você pode recorrer a programas gratuitos para computador. Mas claro, se sua empresa puder investir em equipamentos específicos, consideramos alguns itens essenciais para obtenção.

Do ponto de vista técnico é válido pensar em um microfone condensador ou dinâmico, uma interface de áudio para gravação de áudio individual e modulação de voz, além de headphones. É possível encontrar microfones para podcast desde R$50,00 a R$ 3.000. Tudo dependerá dos recursos financeiros disponíveis para a empreitada.

A prática do podcasting, se realizada de maneira regular, ajuda seu negócio a construir relacionamentos eficazes com os ouvintes e, para eles, é produzida a sensação de proximidade com os hosts e convidados.

Afinal, as pessoas tendem a ouvir podcasts porque têm algo em comum com os apresentadores ou marca. Quando os ouvintes pensam em você como um amigo em vez de um estranho, é mais provável que comprem de você, o que, por consequência, melhora as taxas de conversão.

Não espere o melhor momento e nem ter os equipamentos ideias. O mais importante é ter um conteúdo de qualidade e frequência. Muitos podcasts de sucesso, sejam de influenciadores digitais ou de empresas, começaram com poucos recursos. Vá para um lugar silencioso e sem interrupção.

Antes de começar a gravar, faça testes com você mesmo e mais uma pessoa. Faça perguntas, entenda os momentos de “cortar” o entrevistado e esteja atualizado com o que acontece em seu mercado. Depois dos testes realizados, faça uma lista de possíveis entrevistados, converse com eles e explique sobre o projeto. Certamente eles vão aceitar o seu convite para participar do podcast.

Muitas empresas de sucesso já estão adotando o podcast como uma ferramenta de marketing para interagir com clientes e atrair novos potenciais clientes. O que sua empresa está esperando?

 

ricardo martins

Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

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