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O abandono do carrinho de compras é cruel. Veja como pará-lo

Valor do frete, processo de compra complexo e velocidade do site são algumas das principais razões para o abandono do carrinho de compras

 

É muito comum ver usuários adicionando produtos no carrinho e nunca finalizarem a compra. E nesse caso, o cenário ideal seria enviar um e-mail automático com os itens deixados no carrinho com alguma oferta. Não é?

Mas você sabe o que faz com que os consumidores deixem de finalizar a compra no seu e-commerce? Será a hospedagem de sites? O layout e design? A confiança e segurança? As formas de pagamento?

Resolvi criar esse conteúdo com o objetivo de ajudar gestores e outros profissionais de e-commerce a acabar com abandono de carrinho.

 

Porque estão abandonando o carrinho?

Separei aqui 3 razões mais comuns para o abandono do carrinho. Vamos lá:

1 – Valor do frete

De acordo com uma pesquisa da Business Insider, o valor de envio é um dos principais motivos desse abandono.

Como resolver: determine se o seu modelo de negócio pode oferecer o Frete Grátis. Caso sim, verifique se essa mensagem está clara em todo o processo de compra.

Caso seu negócio não tenha condições do Frete Grátis, opte por métodos para contornar isso, como por exemplo “Compras acima de R$200,00 com Frete Grátis”.

Confira como a Marisa exibe as mensagem de frete na página principal, alertando os usuários.

 

2 – Processo de compra complexo

Sim, a complexidade da compra pode afetar a taxa de conversão no carrinho de compra. Imagine comigo um leigo tentando comprar no seu site, ele conseguiria?

Pessoas são impacientes e nosso cérebro é preguiçoso, por isso evite processo de compra longo e dificultoso.

Como resolver: reduza a quantidade de etapas no seu checkout. Planeje com seu time de marketing e desenvolvimento maneiras de minimizar várias etapas em uma única tela.

Outra dica é: verifique a taxa de conversão nos dispositivos móveis, talvez seu processo de compra em celulares e tablets não esteja otimizado.

 

3 – Velocidade

A infraestrutura do seu site está otimizada? Pois é, lembra do velho conhecido ditado: tempo é dinheiro. A internet é conhecida por acelerar as entregas das informações, e na compra online isso também se aplica.

O processo de compra precisa ser rápido em qualquer dispositivo. Até porque a compra pode ser impulsiva, se esse planejamento estiver bem alinhado com o marketing.

Contrate servidores robustos e otimizados, acompanhado de uma CDN.

Como está a velocidade do carregamento da sua loja?

 

Como reverter o carrinho abandonado?

Demonstrar confiança

A internet está lotada de usuários mal intencionados, eu mesmo já fiz compra online e nunca recebi o produto em casa. Por isso passar a credibilidade para seus consumidores é fundamental para evitar carrinho de compra abandonado.

Antes de passar os dados de um cartão de crédito é preciso confiar no site. Informe o telefone, endereço, CNPJ, e os principais selos de segurança e confiança do mercado, como Sitelock e ReclameAqui.

Selos de segurança são os sinais de confiança e reconhecíveis que farão com que seus clientes se sintam mais seguros.

 

Simplifique o processo

Fazer um cadastro e não saber em qual processo está, causa pavor. Faça um processo de compra o mais simples possível. Com o caminho a ser percorrido no checkout mostra ao usuário uma estimativa de tempo que será usado.

A Magazine Luiza inclui um menu para identificar a etapa da compra. É importante tornar o processo simples e claro, nesse caso, eu tenho o conhecimento que existem quatro etapas da compra.

 

Botões claros e simples

As chamadas para ação (CTA) também são importantes. Já vi muito Carrinho de Compra com o botão de avançar e cancelar iguais, isso gera muita confusão. Seu consumidor precisa saber qual é o próximo passo, os CTAs ajudam a apresentar o processo de maneira clara e lógica.

No checkout da Americanas o único CTA em destaque é o de “Continuar”. Para o usuário fica claro qual botão clicar para avançar a compra.

Métodos de pagamento

Oferecer diversas opções de pagamento com certeza é uma vantagem para você acabar com os carrinhos abandonados.

Que tal oferecer Apple Pay e Google Wallet? Embora exija mais do seu time de desenvolvimento, você reduz os esforços na hora do seu cliente efetuar uma compra.

É importante além de oferecer os meios de pagamentos mais comuns, aplicar as novas tecnologias do mercado, como o Pagamento pelo Google Chrome.

 

Carregamento de página

Sua loja virtual está lenta? Lamento dizer, mas você está perdendo dinheiro. A movimentação de uma etapa para outro no carrinho de compra deve ser a mais rápida possível, caso contrário, adeus venda.

Estudos comprovam que a taxa de conversão pode cair em 7% a cada segundo perdido. Fique atento às imagens, as requisições externas e ao desempenho da sua infraestrutura.

Sua hospedagem de sites está atenta ao seu negócio? Confira como a hospedagem de sites influencia positivamente o seu e-commerce.

 

Captura de e-mail

Se seu e-commerce possui uma alta taxa de carrinho abandonado é importante criar estratégias para a captura de e-mail. Por exemplo, solicite o e-mail antecipadamente na primeira etapa da compra. Após a captura do e-mail, crie uma lista de remarketing para anunciar posteriormente para quem não concluiu o processo de compra.

 

PopUp

O pop-up além de ser usado para gerar a compra, também pode ser usado para evitar o abandono do carrinho. Se o visitante pretende sair sem deixar o endereço de e-mail, você pode usar o popup como uma última tentativa.

 

Conclusão

Pessoas são facilmente distraídas, seja por uma notificação no celular e até uma lembrança de uma série nova na Netflix. É importante usar estratégias no carrinho de compra para manter o foco dos clientes.

Recomendo testar todas essas dicas. Aqui na SECNET utilizamos o Google Optimize que cumpre bem seu papel.

Gostou do conteúdo, então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas saibam como parar com o abandono de carrinho de compra.

é responsável pelo Inbound Marketing na SECNET. Nascido no interior de Santa Catarina, é apaixonado por tecnologia, com sede por inovação e fome por criatividade.

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