Artigos

Mobile First e o que você realmente precisa saber a respeito

Você precisa considerar o conceito de Mobile First em seus projetos digitais. Implementar design responsivo não é mais o suficiente, você precisa ir além.

Em geral, essas tendências são adotadas no Brasil cinco anos após os mercados digitais mais maduros. Mas o conceito é datado de 2009/2010.

Os profissionais digitais que ainda não adotaram o Mobile First, ainda não o fizeram por uma única e simples razão: mindset. Sim, por dificuldade em mudança de mentalidade.

Em 2016, visitei 15 capitais brasileiras, 130 agências de publicidade e digitais, tomei muito café, gastei muita sola de sapato, rodei milhares de quilômetros e percebi essa realidade numa experiência incrível.

 

O que é Mobile First

Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento é direcionado aos dispositivos móveis e em seguida para os desktops.

A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia e se faz necessário compreender seu conceito e aplicabilidade.

 

Experiência do usuário privilegiada

Projetos Mobile First garantem uma melhor experiência para o usuário no uso dos projetos digitais.

Podemos resumir o ganho em três frentes: tamanhos de tela, performance e conteúdo.

 

A influência dos tamanhos de tela

O projeto será realizado para todos os tamanhos de tela, mas a ênfase se dará nas telas menores, sendo o ponto focal e primário para o design.

Os breakpoints serão projetados de acordo de acordo com o seu layout, de acordo com a experiência desejada para o usuário em seus dispositivos móveis.

 

Conteúdos repensados

Os conteúdos não devem simplesmente preencher espaços, e sim se encaixar de forma harmoniosa ao design.

A experiência de consumo precisa ser agradável visualmente e garantir uma leitura facilitada, e a aplicação de técnica como a Readability é extremamente necessária. Inclusive é critério de relevância para o Google.

 

Performance em próximo nível

Seu projeto digital precisa ser rápido em todos os dispositivos e conexões. Novas tecnologias precisam ser adotadas para garantir o melhor desempenho.

A realidade da conexão móvel brasileira nos alerta ainda mais para essa necessidade, e agregar tecnologias como o Accelerated Mobile Pages e Instant Article é fator básico.

 

As agências e os profissionais digitais

Eu sou braço técnico de centenas de agências em todo o Brasil. Fundei a empresa especializada em WordPress, a plataforma mais popular da atualidade em todo o mundo.

Isso me coloca em contato com diferentes tipos de profissionais, agências dos mais variados tamanhos e uma exposição clara da realidade nua e crua desse mercado no dia a dia.

Quando se fala sobre Mobile First, eu organizo todos os casos em dois grupos: os profissionais que já adotaram ou estão experimentando e os que ainda vão adotar, só não sabem quando, mas que vão é certeiro.

Dos que já adotaram ou estão experimentando é preciso afirmar:

  • Compreendem dados e comportamento do consumidor. Conhecem a significativa realidade dos números;
  • Se preocupam em estar adiante, na vanguarda e não tem bons argumentos de vendas para aplicar o conceito nos projetos dos seus clientes;
  • Estão ganhando relevância mais relevância nos mecanismos de busca, e por conseguinte mais tráfego, leads e negócios.

 

Dos que ainda vão adotar, a realidade é bem diferente:

  • Não inovam, não ousam. Simplesmente acompanham a onda e com significativo atraso;
  • Estão confortáveis com os processos atuais;
  • Se o cliente não pedir, não vai se preocupar com o assunto.

 

Mobile First vai te levar para o próximo nível

Mobile First vai te levar para o próximo patamar. A mudança de mindset se faz necessário para correr atrás de referência, realizar experimentos e colher resultados.

Considerando que a implementação do design responsivo ainda tem alguma resistência, é natural que o próximo passo atrase, mas você precisa se destacar.

Não é aceitável desprezar um universo crescente como o Mobile no Brasil, isso te impede de alcançar melhores resultados em sua estratégia digital como um todo.

Tenho presenciado negócios aumentarem seus números caminhando em direção a uma boa experiência do usuário, e todos eles com iniciativas para o mobile. No mínimo a implementação do design responsivo.

Os números alcançados, obviamente, tem resultados em mais dinheiro para a cadeia como um todo: para o cliente da agência, para as agências e as produtoras web.

 

Qual será seu próximo passo?

Depois dessa grande jornada em 2016, resolvi abraçar o conceito em sua totalidade. Isso significou iniciar dentro de casa redesign e estratégias de negócio.
 

Como tem sido sua experiência com o Mobile First em seus projetos digitais?

é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.

Comentários

PUBLICIDADE