Quarta-feira, 19 de setembro de 2018
O Growth Hacking é um termo que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas por apresentar resultados extremamente relevantes para o marketing digital no mundo todo. Muito usada por startups, essa metodologia está relacionada, resumidamente falando, a estratégias que integram métricas, tecnologia, criatividade e inovação para impulsionar o crescimento de um negócio.
O profissional dessa área combina seu conhecimento técnico e analítico com a inovação para colocar em prática ações de marketing que tenham foco na expansão do negócio. Para isso, é necessário pensar fora da caixa e potencializar o uso de alguns instrumentos disponíveis na internet.
Como o profissional de growth hacking precisa saber interpretar as estatísticas e métricas que estão relacionadas aos objetivos da empresa, ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, ajudam a direcionar melhor os esforços e acompanhar o desempenho de suas ações.
Outra solução essencial para o trabalho de growth hacking são as redes sociais, já que elas oferecem um potencial muito grande de alcance, compartilhamento e ainda funcionam para criar um relacionamento positivo com os clientes. Investir em um blog também é importante para uma estratégia growth. Essa ferramenta é uma forte aliada na hora de complementar ações de SEM e SEO, e para fazer a captação de novos leads. O objetivo dos growths hackers é usar esse tipo de instrumento de maneira otimizada, para aumentar a visibilidade da marca, o tráfego para o site e muito mais.
Qualquer ferramenta de teste A/B, usuais entre os programadores de sites e plataformas de disparo de e-mail, é muito bem-vinda em um planejamento de growth hacking. Isso porque, um dos papéis fundamentais dos profissionais dessa área é o de testar e aprender com as experiências e assim saber quais sãos os melhores “atalhos” para chegar ao crescimento.
Isso acontece porque o e-mail marketing tem potencial para transformar prospects em clientes e até fazer com que seus consumidores gastem ainda mais com seus produtos, por meio de conteúdos direcionados que consigam atingir seu público com a linguagem correta, no momento certo e em diferentes etapas do funil de venda.
Por fim, apesar de poder ser confundido com uma estratégia de marketing de conteúdo, a diferença é que o growth hacking vai além do planejamento sobre o tipo de material que deve ser entregue para cada público. Ele também deverá procurar alternativas para potencializar o envio de e-mails ou outras formas de contato, fazendo uso principalmente de plataformas de automação que ajudam em ações de disparo. Afinal, de nada adianta ter em mãos um lead não qualificado.
é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet.
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