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Cliques X Conversão: entenda por que você não deve focar sua estratégia digital em cliques

Você já deve ter lido ou ouvido o quanto é importante anunciar na web e manter estratégias consistentes e constantes em Marketing Digital. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Então, quanto mais anúncios e palavras-chave eu aderir, mais cliques eu terei, logo, mais sucesso vou garantir em meus negócios. Correto?

Errado. Infelizmente o Marketing Digital não é constituído por essa matemática tão simples assim. De nada adianta milhares de cliques, se sua carteira de cliente não está crescendo.

Não estamos dizendo que cliques não são importantes, eles são. Mas não devem ser o seu foco principal: cliques são apenas o primeiro contato de um cliente em potencial com seu anúncio ou site. Se a sua campanha de Marketing Digital possui muitos cliques, porém não possui interações, tais como o preenchimento de um formulário, o envio de um e-mail, uma ligação telefônica, então você não está tendo retorno sobre o seu investimento. Sem essas interações, você não sabe quão efetivas estão sendo suas ações de marketing. Sua empresa pode estar perdendo leads valiosos, com potencial de investimento e fidelização da marca, por ausência de monitoramento e gestão do que acontece após o clique.

Para que isso não aconteça o seu foco inicial deve ser a conversão!

A conversão consiste em uma interação em seu site, seja por meio do envio de um formulário, de um e-mail, de um chat, de interação no carrinho de compras ou de uma ligação. Cada site ou loja virtual tem sua estrutura, e a conversão varia de acordo com as ações existentes em cada um.

Mas como posso fazer para ter certeza que minha campanha de Marketing Digital está direcionada para conversão?

 

A primeira impressão é a que fica

Antes de você revisar as estratégias de campanhas, você não pode se esquecer de avaliar se a sua casa está em ordem. Como andam as atualizações do seu site?

Quando o cliente é direcionado ao seu site ele deve encontrar um site amigável, adaptado para todas as dimensões de telas (smarthphones, tablets e desktop), com um design aderente à marca, rico em textos e imagens que deixem claro o que a sua empresa oferece, e ainda como você pode ajudá- -lo a suprir necessidades e desejos de seus potenciais clientes.

Lembre-se de sempre ter suas informações de contato visualmente fáceis de serem localizadas para que você evite perder uma possível conversão só porque o lead não conseguiu encontrar seu formulário de contato, telefone ou e-mail em seu site.

Se coloque no lugar do cliente: como você gostaria de ser atendido, quais tipos de sites e informações são essenciais para uma tomada de decisão?

Não adianta ter uma estratégia de campanha aderente se o seu site não fornece uma experiência positiva após o clique.

 

Entenda o perfil do seu consumidor e escolha as palavras-chave corretas

É muito importante que você entenda o comportamento do consumidor que você atende para saber quais termos eles podem pesquisar nos buscadores (como Google, Yahoo, etc..) ao procurar seus produtos ou serviços.

Para entender esse perfil e otimizar os resultados da sua campanha, você deve analisar as interações dos potenciais consumidores para entender o que lhes interessa, como realizam suas buscas e, assim, refinar sua estratégia de campanha priorizando palavras-chave específicas e variações que atendem essa demanda latente. Em paralelo, observe o custo das palavras-chave que contemplam sua campanha, equilibre seu investimento de palavras específicas (relacionadas a seus produtos, serviços, geolocalização, etc) com palavras amplas (relacionadas ao seu mercado de atuação).

Quanto mais segmentada sua estratégia e mais seleto for o seu grupo de palavras-chave, melhor será a qualidade dos leads. Não é aconselhável investir somente em palavras-chave amplas e caras, pois pouco convertem e são altamente competitivas no leilão dos buscadores com o Google. Ou mesmo trabalhar somente com palavras-chave muito específicas com pouquíssima busca, pois diminui muito a sua possibilidade de conversão. É essencial que haja um equilíbrio.

 

Tecnologia e inovação fazem a diferença

Uma forma de garantir que você está trabalhando com palavras-chave que dão resultado, ou seja, Retorno sobre o Investimento (ROI), é trabalhar com ferramentas que otimizam com base em conversões. Hoje, existem empresas com ferramentas próprias que trabalham especificamente com isso.

É claro que você não pode deixar de avaliar os profissionais por trás da sua campanha, os feedbacks que você recebe com cada ajuste de campanha, possibilidades de melhoria, atendimento exclusivo, atenção única nas suas estratégias e posicionamentos mercadológicos, e disponibilidade de tecnologia.

Essas características certamente são ingredientes fundamentais para atingir e tangibilizar resultados pertinentes ao seu negócio e mercado, entendendo e gerindo o seu ROI em Marketing Digital de forma prática e tecnológica.

Agora você entende por que o seu foco deve ser em conversões e não em cliques?

tem mais de 10 anos de experiência em marketing, publicidade e comunicação corporativa. Há 5 anos atua como Head de Marketing para América Latina na ReachLocal. Formada em publicidade e propaganda e pós-graduada pela FIA/FEA - USP e MBA em Marketing Engineering na Universidade Pierre Mendès-France (Grenoble/França). Trabalhou como analista de marketing e desenvolvimento de parcerias internacionais em empresas de consultoria e TI como Accenture e Grupo Globaweb Corp . Em agências de publicidade, coordenou clientes como: Ministério da Justiça, Sony, Vivo, Jornal de Brasília.

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