Quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Na era das mudanças rápidas e intensas e da constante transformação digital, a transparência entre marcas e seus públicos é cada vez mais importante. Junte isso com o fato de que as pessoas estão mais socialmente conscientes e à procura de uma empresa que reflita seus valores. A pressão e a responsabilidade para entregar o valor da marca é muito maior. Esta pressão é sentida em todo o negócio, implicando fornecedores, gerenciamento de cadeia de suprimentos, estratégias de experiência do cliente e, finalmente, publicidade e marketing.
As pessoas estão se identificando e se alinhando com marcas que compartilham seus valores e aspiram a uma finalidade maior, além de meramente vender seu produto. Em uma pesquisa realizada pela Nielsen, descobriu-se que 66% dos consumidores pagarão mais por produtos e serviços de empresas que se comprometerem a produzir um impacto social e ambiental positivo.
Em muitos casos, um produto ou serviço por si só não é mais suficiente para atrair e manter seus clientes. As pessoas querem que as marcas definam e contribuam para um propósito maior – de forma a se enxergar que a empresa inova ou usa sua força para o bem de uma maneira comprometida e autêntica.
Existem dois elementos fundamentais para estabelecer qual é a missão certa para sua marca. Em primeiro lugar, essa missão faz sentido e alinha-se ao DNA e os valores de sua empresa? Em segundo lugar, você pode comprometer-se a gerar mudanças genuínas – apoiando a causa em todo o negócio e fazendo a diferença na comunidade em geral?
Ao pensar nas áreas em que a sua marca deve estar presente, você também deve considerar a diversidade em torno da mesma, capacitando e fortalecendo pessoas dos mais diferentes perfis, fazendo uma diferença tangível em todo o mundo.
Na minha opinião, as marcas voltadas a um propósito não são mais uma opção, são a regra. Com empresas privadas colocando sua força à prova, quando se trata de gerar mudanças genuínas – através da inovação de produtos, influência em políticas governamentais e mais – as pessoas não esperarão nada menos. O jornal norte americano The Guardian informou em um artigo de maio de 2015 que as pessoas gastam 46% mais com marcas que investem tempo e esforço na conexão com os clientes de forma significativa. E globalmente, duas em cada três pessoas (67%) prefeririam trabalhar para uma empresa socialmente responsável.
A busca por um propósito autêntico não é apenas um desafio de marketing, é uma jornada comercial de descoberta que continuará impactando o sucesso de uma marca. As pessoas sabem que podem fazer mais para retribuir à sociedade e ao mundo em que vivemos. Tomar decisões conscientes sobre onde comprar, de quem comprar ou mesmo para quem trabalhar é uma maneira rápida e fácil de fazer a diferença naquilo que você acredita. Defender e comunicar o que a sua marca representa por meio de posicionamentos autênticos, dá às pessoas algo para alinhar às próprias compras, tornando você uma escolha fácil.
é Marketing Lead para América Latina de Microsoft SearchAdvertising. Com mais de 17 anos de experiência em marketing digital, tem atuado no planejamento e execução de programas de marketing com foco em resultados, em empresas de tecnologia e e-commerce como Dell e Americanas.com. Também foi professora universitária lecionando e-commerce e marketing digital em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.
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