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Dmexco 2017: transformação digital e mais possibilidades para o Digital Business

O maior evento de marketing digital do mundo, a dmexco Conference 2017, que aconteceu na Alemanha, nos dias 13 e 14 de setembro, apresentou tendências e discutiu importantes temas relacionados ao mercado de marketing, comunicação e tecnologia.

Para contar o que aconteceu no evento, durante esses dois dias, o Digitalks conversou com Marcelo Sousa, diretor Executivo da Marketdata, que esteve presente na conferência.

 

1 – A dmexco Conference é conhecida como o epicentro das transformações digitais. Quais são os principais insights das palestras que você assistiu sobre esse tema? Que dicas pode dar para as empresas brasileiras?

Como é impossível estar presente em todas as apresentações, pois há muitos acontecimentos simultâneos, cada participante tem uma experiência muito particular em relação ao evento, de acordo com os temas e conteúdo que escolheu assistir.

Os principais aprendizados que retornaram na minha bagagem foram, primeiramente, a importância dos dados em todos os processos de comunicação e marketing. A discussão não é exatamente recente, mas a novidade aqui é a importância do uso da informação. Não somente para enriquecer os processos analíticos e decisórios, mas também como elemento fundamental para criar experiências únicas com os clientes, conectando todos os pontos de contato de forma relevante e personalizada.

Outro insight importante é a necessidade de ir além dos cookies e identificar as pessoas por trás dos browsers, sendo fundamental a integração entre os dados identificados e pessoais do CRM com o universo de dados digitais das DMPs. Marketing people-based não somente cookie-based.

Por último, destaco a evolução do ambiente de mídia programática. A Global Liberty, uma das maiores empresas de TV a Cabo do mundo, está lançando um projeto para venda de seu inventário de mídia de forma programática. O mesmo vem ocorrendo com algumas emissoras de rádio. O amadurecimento deste cenário nos permitirá a abordagem de uma determinada audiência de forma multicanal, somando a eficiência de mídias complementares com a promessa de melhores resultados financeiros.

 

2 – A inteligência artificial também faz parte dessa transformação pela qual as organizações estão passando. Em relação a essa temática, quais são as tendências que foram apresentadas no evento? Destaque algumas.

A inteligência artificial tem o potencial não só de revolucionar o ambiente de negócios, mas o mundo em que vivemos. Estima-se que nos próximos 10 anos, praticamente todos os softwares existentes possuam algum tipo de algoritmo para otimizar sua experiência de uso. Isso tudo de forma transparente, sem que a gente sequer perceba.

Na opinião de Bob Lord, CDO da IBM e um dos principais keynote speakers do evento, nos próximos anos veremos pessoas e algoritmos trabalhando lado a lado. As máquinas deverão nos ajudar a resolver problemas muito complexos e específicos, como por exemplo, escolha da melhor audiência de uma campanha, otimização de preços, melhor próxima oferta de produtos e serviços, liberando tempo para que nós, seres humanos, utilizemos nossa criatividade para construir experiências mais enriquecedoras com nossos clientes. Para definir esta relação, ele usou o termo Augment Intelligence.

Gostei de conhecer o case de emprego de inteligência artificial para compra de audiência de mídia programática, apresentado pela DSP AppNexus, com a utilização dos recursos analíticos do IBM Watson. Estou certo de que veremos outros concorrentes seguindo este mesmo caminho.

 

3 – Além de falar sobre a transformação digital, a dmexco também aborda temas variados nas áreas de marketing, mídia e comunicação. Sabemos que o novo modelo de negócios das agências e consultorias foi um dos pontos discutidos durante a conferência. Pode contar pra gente como se dá esse novo modelo de negócio?

Isso foi tema de algumas mesas e apresentações. Em um dos debates,que contou com a participação de executivos da Dentsu, Publicis Group e RG/A, representando as agências, e da Delloite Digital, as consultorias, ficou evidente que apesar do novo modelo de agência ainda estar sendo moldado a partir de experiências recentes, ele precisará levar em conta pelo menos três aspectos fundamentais. Primeiramente, promover a criação de processos ágeis para atender às demandas do marketing em tempo real. Além disso, harmonizar as forças competitivas dos dois modelos de negócios, a capacidade criativa das agências de comunicação e os processos estruturados das consultorias de negócios. E, por último, ter no seu core business a força da inovação.

 

4 – A dmexco conference contou com a presença de 570 palestrantes e 1100 expositores, além da competição de Startups. Tem mais algum tema ou alguma outra atividade realizada no evento que gostaria de destacar?

A exposição é, sem dúvida, um dos mais expressivos ambientes de negócios para o ambiente de marketing e comunicação que existe atualmente. No stand do Brasil, vimos várias empresas interessadas em parcerias com os agentes brasileiros. Acredito que ainda veremos muitos negócios nascerem deste evento.

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