Terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Há um livro, do antropólogo argentino Néstor Canclini, chamado “Consumidores e Cidadãos”, que traz logo no capítulo de introdução, um título emblemático: “Consumidores do século XXI, cidadãos do século XVIII”. Sem querer fazer uma análise da profundidade com que o autor trata do tema, vou trazer aqui apenas uma pequena reflexão sobre o simbolismo do título em si.
Enquanto o mercado foi se desenvolvendo e se adaptando para atender às demandas cada vez maiores por produtos e serviços, o mesmo não se deu entre governos e cidadãos e, não por acaso, estamos diante de um fenômeno mundial de falta de sintonia entre a classe política e o povo, como temos visto no decorrer dos últimos anos, através de manifestações e atos de reivindicação de todo o tipo, em todas as línguas, em todos os continentes.
No Brasil, 2013 foi o ano que expôs de maneira contundente essa insatisfação. Cansados de uma comunicação sazonal dos políticos, sempre pautada pelos discursos eleitorais, esse novo consumidor-cidadão saiu às ruas para mostrar que sabia fazer bem mais do que “xingar muito” nas redes sociais. E, de repente, a Internet e as mídias digitais interativas, passaram a fazer parte do vocabulário de governos e oposições.
O fato é que as novas tecnologias de informação e comunicação têm sido um grande motor de transformação na relação entre governados e governantes, que caminham a passos diferentes. Acostumados a discursar, a grande maioria dos políticos, estejam eles em cargos legislativos ou executivos, precisa correr para acompanhar a velocidade com que os cidadãos expressam seus anseios e suas opiniões.
É o que temos visto, nos últimos meses, na corrida presidencial, através a volta à vida digital e intensificação de comunicação da presidente Dilma Rousseff, ou ainda pelas ações dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, com suas ações de comunicação através das redes, cada vez mais integradas a uma estratégia global de campanha. Na minha opinião, todos ainda meio fora de tom, mas procurando um caminho.
Parece óbvio escrever isso, mas as ferramentas de comunicação digital, que devem fazer parte da estratégia de comunicação de qualquer político, não se limitam à construção de páginas web e perfis sociais. A questão é muito mais complexa, específica para cada caso e exige a inclusão de profissionais cada vez mais qualificados em Marketing, Comunicação e Novas Tecnologias, para atender aos três pilares de uma presença digital de sucesso: monitoramento e métricas, SEO e, logicamente, o relacionamento.
2014 trará uma complexidade de temas, além de uma velocidade e amplitude do debate político com o quais muitos dos nossos representantes e suas equipes não estão acostumados. Veremos tudo ao mesmo tempo agora e as respostas precisam ser dadas com a mesma intensidade, na mesma sintonia. Teremos a grande oportunidade de aproximar um pouco mais o cidadão do século XVIII do consumidor do século XXI. E você, está preparado?
é consultora política com experiência em campanhas eleitorais no Brasil, América Latina e África, diretora da Alacop - Asociación Latinoamericana de Consultores Políticos, Diretora de Planejamento do Politicom, editora do MarketingPolitico.com e autora do livro “Internet e Eleições: Bicho de Sete Cabeças?”
O Projeto Digitalks é mantido pelas empresas:
O Mercado Shops é a plataforma de lojas online gratuita, sem custos de manutenção ou mensalidades, e totalmente integrada com o Mercado Livre. Conheça todas as vantagens e benefícios exclusivos e venda como se vende hoje.
A Siemens oferece soluções de automação e comunicação industrial totalmente integradas para impulsionar a transformação digital de sua empresa. Com nosso portfólio completo de hardware, softwares e serviços, você aumenta a produtividade, flexibilidade, transparência e eficiência de sua produção e avança rumo à Indústria 4.0.
A WeWork foi fundada em 2010 com a perspectiva de criar ambientes onde pessoas e empresas pudessem se reunir e fazer o seu melhor. Desde a abertura do primeiro escritório em Nova York, nos tornamos um fornecedor de espaços flexíveis presente globalmente e comprometido em entregar soluções tecnológicas, ambientes inspiradores e uma comunidade inigualável.
A AdsPlay é especialista em Mídia Programática, Mídia Mobile e Performance.
Empresa de tecnologia especializada em WordPress, que desenvolve soluções digitais para acelerar negócios no mundo inteiro.
Agência de comunicação especializada em posicionamento estratégico, gestão de imagem e assessoria de imprensa. Atuamos com ações customizadas para startups, empresas e executivos.
A Callwe é especializada em solução de voz com foco na experiência do cliente. Com uma plataforma 100% web, URA inteligente e relatórios personalizados, disponibiliza métricas completas que permitem acompanhar as atividades da operação e a produtividade dos agentes em tempo real. Além disso, faz um trabalho consultivo para identificar oportunidades de melhoria e redução de custos do ambiente de telefonia e atendimento ao cliente pelo canal de voz.
Líder global em cibersegurança, está redefinindo a segurança para a era da nuvem com uma plataforma de proteção de endpoint criada do zero para impedir ataques
Somos uma consultoria focada em oferecer o que há de mais inovador em soluções digitais no mercado.
A Dinamize oferece plataformas de automação de marketing e email marketing que ajudam na geração de leads, vendas e fidelização.
O Droz conta com duas soluções que permitem automatizar contatos e acompanhar a satisfação do cliente em todos os momentos da jornada de relacionamento. O Droz bot é uma plataforma de chatbot que garante a automatização e escalabilidade do atendimento. Enquanto o Droz survey ajuda na execução e gerenciamento de todas as pesquisas de satisfação enviadas ao cliente com muito mais facilidade e integração.
Pioneira e especialista em gestão de mídia programática e personalização de anúncio.
Agência de SEO, Hedgehog Digital. Desde 2009 ajudando empresas no Brasil, Reino Unido e Europa a acelerarem seu crescimento com SEO.
A Monday é uma plataforma Work OS que se adapta às necessidades de cada negócio. Oferece o gerenciamento e acompanhamento de tarefas diárias, além de automatizar processos, integrar a comunicação da equipe e permitir a criação de fluxos de trabalho customizados para gerenciar projetos. A Aktie Now é parceira da Monday e atua na implantação assistida da plataforma, em treinamentos especializados e no suporte para ajustar e configurar o sistema operacional de acordo com as necessidades da equipe.
Nossa missão é democratizar a experiência do cliente. Ajudando empresas a criarem experiências simples, acessíveis e rentáveis.
Organização e automatização dos processos comerciais! É isso que o RD Station CRM oferece a você e toda sua equipe comercial. Mais de 17 mil empresas já optaram pelo RD Station CRM e isso porque com ele, você tem visibilidade e controle sobre seus processos, além de ganhar produtividade para aumentar as vendas. O RD Station CRM é muito fácil de implementar, é uma ferramenta 100% brasileira e, além disso, apoia de forma muito consistente o desenvolvimento e a educação do setor comercial. Isso porque lançamos nossa própria metodologia de vendas, o PEACE, que ajuda você a conectar o seu processo comercial ao CRM.
A VitaminaWeb é uma Produtora Digital focada em Desenvolvimento e Programação de sites, e-commerce, loja virtual, aplicativos e sistemas.
Somos à AceleraVix SEO Marketing & Performance, uma agência de Marketing Digital , focada em melhoria da Presença Digital para empresas e Profissionais liberais.
A Agility é uma empresa focada em serviços de Integração e Consultoria de TI e atua como parceira de grandes fabricantes de soluções em CyberSecurity, DevSecOps, Entrega de Aplicações e Privacidade de Dados.
Mais do que profissionais contábeis, somos uma equipe com atuação completa e personalizada para entender o seu negócio e propor as melhores soluções para cada desafio.
A MarketTrends é uma distribuidora de alto valor agregado que reúne em seu portfólio uma ampla gama de produtos e serviços de marcas líderes globais e locais, baseada nos pilares tecnologia, processos e pessoas.
Fundada há 3 anos, a ROCKY é uma agência de Full Digital Performance, pertencente ao Grupo Raccoon. Vencedora de premiações importantes, como 1º Lugar no Structure for Scale do Facebook e Certificada pelo Prêmio Top Of Mind pelo trabalho com a Pirelli, a ROCKY têm comprovado seu propósito de gerar performance pelo Digital para diversos tipos e momentos de empresas do Brasil e do mundo. Com 200 colaboradores e crescimento acima de 250% nos últimos 2 anos, entregamos o conceito de Full Digital Performance para empresas como CVC, CCP, Telhanorte, Loungerie, EBAC e Heliar.
Maior portal brasileiro de e-commerce. Conteúdo sobre lojas virtuais, comércio eletrônico, vendas, logística, plataformas, search, back office, design e muito mais
O Instituto Mestre GP tem como objetivo conectar, construir e disseminar conteúdos e conhecimento sobre Gestão de Projetos para o mercado publicitário.
Criado em 2013, o Share chegou no mercado da educação para levar conhecimento prático, atual e de qualidade para o maior número de pessoas. O propósito do Share é democratizar a educação para o mercado de comunicação.
A Spin é pioneira no segmento Startup+Indústria no Brasil, e tem por objetivo colocar frente a frente startups inovadoras, indústrias em transformação e investidores interessados em criar negócios exponenciais.
A Wiztartup ajuda investidores a encontrar e investir em startups com potencial de alto crescimento, inovadoras e verificadas de forma segura, conveniente e democrática.
A Zendesk é uma empresa dinamarquesa especialista em softwares de atendimento ao cliente, desenvolvidos com foco total em Customer Experience. Atuando em mais de 160 países, conta com a Aktie Now como principal parceira na América Latina. Com a parceria entre Zendesk e Aktie Now, empresas de diferentes segmentos têm aumentado a satisfação dos clientes por meio de um atendimento omnichannel e com visão 360º do relacionamento entre marca e cliente, tudo em apenas uma plataforma.
Comentários