Artigos

Como um mindset pode ajudar você a vencer obstáculos mentais

Definir metas é o primeiro passo, alcançá-las é o segundo. E é neste momento que a maioria das pessoas tropeça. Isso não acontece porque o objetivo é inatingível, mas por causa de obstáculos inesperados e desafios que surgem ao longo do caminho, que fazem a meta parecer inalcançável. Por isso, é importante saber vencer obstáculos mentais.

É fundamental compreender que cada meta que estabelecemos, naturalmente, vem com uma infinidade de minas terrestres que estão ligadas ao objetivo. Essas “minas” aparecem em nossas vidas como um conjunto de obstáculos, desafios e problemas que temos de superar, a fim de chegar ao nosso destino final, que é o nosso objetivo. Na verdade, a menos que manobremos com sucesso por essas minas terrestres e consigamos superá-las, iremos aprender lições valiosas que são necessárias para nos ajudar a atingir – e manter – o nosso objetivo quando chegarmos a esse destino.
 

Mindset: Aprenda a ouvir a sua “voz”

A partir do momento em que você programa a sua mente para trazer mais paz, tranquilidade, percepção e racionalidade às suas atitudes, acreditando na sua capacidade, mais controle você terá sobre si mesmo e seus objetivos – e, claro, saberá como vencer os obstáculos mentais.

Quando você se aproximar de um desafio, a voz interior pode dizer: “Tem certeza que pode fazer isso? Talvez você não tenha talento”. “E se você fracassar?”, “As pessoas vão rir de você por pensar que você tinha talento”, “Se você não tentar, você pode se proteger e manter a sua dignidade”.

Quando enfrentar críticas, pode ouvir coisas como: “Não é minha culpa. Foi algo ou culpa de alguém”. Você pode se sentir irritado com a pessoa que está lhe dando feedback. “Quem eles pensam que são? Vou colocá-los em seu lugar”. O outro pode estar lhe fazendo uma crítica específica e construtiva, mas você pode substituir por “eu realmente estou decepcionado com você. Pensei que você fosse capaz, mas agora vejo que você não é”.

A forma como você encara os desafios, contratempos e críticas é uma escolha sua. Você pode interpretá-los como sinais de talentos ou que habilidades estão faltando em você. Ou você pode encará-los como sinais de que  precisa subir a rampa até às suas estratégias com esforço, aprimorar-se e expandir suas habilidades para aumentar a produtividade do seu negócio, por exemplo. É você quem decide.
 

Como vencer obstáculos mentais?

Quando confrontado com obstáculos, problemas e desafios, é fácil tornar-se um pouco sobrecarregado, especialmente quando as circunstâncias não são familiares e pode parecer um pouco ameaçador e urgente. No entanto, não importa o que a vida joga em você, tenha em mente que há sempre opções disponíveis, há sempre coisas que pode fazer, ações que  pode tomar e decisões que  vão continuar lhe movendo para  frente, na direção certa.

Quando obstáculos inesperados aparecem, é fácil reagir emocionalmente às circunstâncias. No entanto, as reações emocionais muitas vezes não são muito produtivas e podem acabar nos impedindo de vencer os obstáculos mentais. Em vez disso, devemos aprender a recuar de nossas emoções e ver a situação a partir de uma perspectiva externa – por meio da lógica e da razão. É só depois de compreender as circunstâncias do ponto de vista intelectual que começamos a identificar a verdadeira relevância e significado dos acontecimentos.

Às vezes nós simplesmente não temos os recursos necessários para nos ajudar a lidar com a situação na mão. Em tais circunstâncias, devemos questionar quais peças do quebra-cabeça  estão atualmente em falta, e depois olhar para ferramentas, estratégias, conhecimentos e o apoio que precisamos para nos ajudar a superar esse obstáculo com sucesso.

Os obstáculos são apenas tão reais quanto nós acreditarmos. Na verdade, por vezes, eles são simplesmente mal-entendidos e generalizações que fizemos sobre as circunstâncias. Em outras ocasiões, são apenas tão reais quanto os pressupostos que estão obscurecendo a nossa visão.

Para começar a mudar a sua perspectiva, comece por ver a situação que você se encontra do ponto de vista de outra pessoa. Alternativamente, pode usar uma infinidade de enquadramentos e técnicas de ressignificação que o ajudarão a mudar a maneira de pensar sobre suas circunstâncias.

Muitas vezes, as respostas que precisamos para nos ajudar a superar os obstáculos em nossas vidas podem ser encontradas simplesmente ao falar com outras pessoas. É necessário, portanto, procurar mentores ou amigos para te ajudar a encontrar as respostas que precisa para se mover para a frente, em direção às suas metas.

Quando os obstáculos nos esmagam, nossa primeira resposta automática é a de congelar. Essa paralisia pode parecer inútil à primeira vista, no entanto, ela nos dá tempo para refletir e pensar estrategicamente sobre as circunstâncias em que nos encontramos.

Logo, vencer obstáculos mentais trata-se de adaptação da mente e de pensamentos negativos para aquela positividade ou assimilação da situação da melhor forma possível. Por isso  escutamos de muitas pessoas que o nosso maior inimigo somos nós mesmos. Afinal, é por meio de nossas atitudes que conseguimos definir quem somos e o que queremos ser.

Eu separei 19 dicas práticas e realmente eficazes que podem lhe ajudar a mudar o mindset e superar obstáculos. Você pode ler esses insights neste link e passar a aplicar agora mesmo na sua rotina. Espero que lhe ajudem!

Diego Carmona

é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet.

Comentários

PUBLICIDADE