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Como se preparar para a nova era digital?

Para otimizar todo investimento de tempo, recursos e energia, o mais indicado é que as empresas se preparem para a era da Transformação Digital de forma contínua

 

Foto de uma avenida de uma cidade grande com prédios. A foto está com filtro de cor azul.

Quantas vezes você olha para a tela do seu smartphone em um dia? A pesquisa Global Mobile Consumer Survey indica que esse número deve girar em torno de 100 interações prolongadas, que consomem aproximadamente duas horas e meia de sua rotina diária – e isso se você for apenas um usuário moderado. Esse é um exemplo claro de como as inovações se integram à nossa vida de um jeito mais simples do que parece.

Para as empresas, a Transformação Digital também tem acontecido de forma constante. Assim como nós incorporamos naturalmente novas formas de tecnologia, existem processos que já foram adicionados à rotina das organizações sem nenhum tipo de planejamento. Mas é bom ter em mente que nem sempre as transformações acontecem dessa maneira.

Por isso, para otimizar todo investimento de tempo, recursos e energia, o mais indicado é que as empresas se preparem para a nova era digital de forma contínua. A dica é observar com atenção os impactos e benefícios que cada novidade pode trazer para a operação e pensar em como aplicar as melhores opções de forma inteligente. Isso porque, embora seja interessante ter uma companhia aberta às inovações, é recomendável que as mudanças sempre sigam um plano ou proposta alinhado aos objetivos (e condições) da empresa.

Além de avaliar as características e oportunidades de uma potencial tecnologia antes de adotá-la, a gestão da empresa também deve analisar sua própria equipe e estrutura, entendendo que a digitalização dos processos de trabalho não se resume à implantação de uma solução de ponta. A Transformação Digital envolve outros aspectos, como a formação de uma equipe técnica capacitada para garantir a eficiência do projeto, o levantamento dos investimentos necessários e a previsão de como as mudanças irão impactar os processos operacionais.

Por exemplo: seu time de TI está preparado para aplicar um conceito diferente? Pesquisas do Gartner mostram que poucas organizações estão capacitadas para implementar soluções direcionadas a novos modelos de trabalho (NWOW). E formar uma visão positiva e centrada nesse novo modelo, sempre orientado à inovação, é fundamental hoje em dia.

Pensar sobre a equipe, entretanto, é apenas uma das perguntas a serem feitas. Outras questões devem ser consideradas durante o processo de Transformação Digital. Há recursos financeiros e operacionais para gerenciar as ferramentas que serão implementadas? A inclusão de uma solução será realmente útil para o seu negócio? Ter respostas como essas ajudará sua companhia a estabelecer as ações de maneira mais positiva.

É por esse amplo conjunto de fatores que as empresas devem, preferencialmente, priorizar a estratégia, contando com o conhecimento e a experiência de profissionais certificados, o suporte de especialistas e diferentes alternativas de atuação para aplicar as inovações.

Vivemos uma era de profundas e rápidas mudanças e nem sempre o time interno de uma companhia é a linha mais indicada para acompanhar e supervisionar as ações – lembre-se de que a equipe interna está, ao mesmo tempo, implementando e sentindo os impactos das modificações. Assim, ter profissionais externos para dividir as análises sobre o cenário e as decisões sobre o que deve ser ou não aplicado dentro da empresa pode significar um diferencial competitivo importante para maximizar os investimentos e evitar eventuais prejuízos.

Mais do que isso, cobrir a área de TI com um viés estratégico, liderado por especialistas, liberará a energia do time interno da companhia para trabalhar efetivamente nas questões que envolvem a atividade central da operação. Assim como nós usamos nossos celulares para simplificar atividades diárias, as empresas devem olhar a tecnologia como um facilitador de seus projetos. Ao agregar experiência e inteligência à rotina de trabalho, sua companhia estará pronta para uma nova era digital, recheada de boas oportunidades.

CEO TOPMIND Sandra Maura 2021

Paulista, formada em Ciência da Computação pela Universidade Estácio de Sá-RJ, com especialização em Marketing e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhembi Morumbi. É Coach formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e concluiu, pela mesma instituição, o Lider Coach Program. Como idealizadora da TOP Institute e da TOPMIND, Sandra exerce atualmente a função de CEO da TOPMIND. Com atuação na América Latina e Estados Unidos, a empresa é umas das principais do país em soluções de tecnologia.

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