Terça-feira, 29 de outubro de 2019
Ao falar em Automação de Marketing, o que me vem à cabeça é: uma ferramenta que me ajude a criar comunicações bem direcionadas, ágeis e que otimize o tempo da minha equipe de Marketing e Vendas. Atualmente, empresas que possuem excelentes canais de comunicação e que entregam uma Experiência ao Cliente (CX) satisfatória, trabalham com ferramentas de Automação de Marketing.
Por isso, se você, empreendedor, ainda não tem uma ferramenta de Automação de Marketing, está na hora de considerar contratar. Se você estiver buscando, sugiro que veja as comparações entre as principais ferramentas de Automação de Marketing do mercado no site da Kmaleon. Lá você vai ter acesso as opiniões que os clientes têm dessas ferramentas e como foi as experiências de uso deles em cada uma delas!
“Eu leio e escuto muito sobre, mas eu preciso mesmo de um software de Automação de Marketing?”
Uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Hootsuit & We Are Social revelou que pelo menos 70% da população brasileira tem acesso à internet e 85% delas acessam todos os dias. Os brasileiros passam mais de 9 horas na internet por dia. Só nas Redes Sociais, são mais de 140 milhões de membros ativos.
Imagina o trabalho que você teria para elaborar comunicações manuais para cada uma delas? Mesmo que você tivesse todo o tempo do mundo, o que não é a verdade, você conseguiria atingir um percentual muito pequeno desse lead e, ainda assim, você não iria conseguir analisar os resultados obtidos na comunicação.
A Automação de Marketing é algo bem comum dentro do Marketing Digital. Com essa ferramenta, você pode criar gatilhos, ter o primeiro contato com o cliente rapidamente, diminuir o seu custo de aquisição de clientes, identificar oportunidades, qualificar seus Leads, fazer testes A/B e analisar os resultados.
Isso são só alguns exemplos básicos das funcionalidades que um Software de Automação de Marketing pode te entregar. Existem diversas ferramentas no mercado que te entregam uma enorme variedade de funcionalidades que poderão ser úteis para você.
A minha intenção nesse artigo é mostrar como e onde encontrar o melhor SaaS (Software) de Automação de Marketing para você!
Veja os tópicos que abordaremos:
A Automação de Marketing é uma ferramenta de Marketing Digital que tem como função substituir o trabalho das pessoas pela mecânica da máquina. Ou seja, é um Software que te ajuda a aumentar a eficiência das suas ações de comunicação, além de otimizar o seu tempo.
Essas ferramentas têm como objetivo criar uma base de relacionamento com os seus leads, alimentá-los com informações que gerem valor e, em um determinado momento, mostrar a eles o caminho para conversão em vendas.
É através da Automação de Marketing que você vai entender o perfil do seu lead e identificar quando é o melhor momento para fazê-lo comprar.
Em um primeiro momento, a Automação de Marketing demandará um esforço da sua equipe de Marketing para estruturar os caminhos e gatilhos necessários. Mas, uma vez que essa estrutura esteja pronta, todo o processo se torna mais fácil e robusto.
Por isso, pense nos resultados a longo prazo. Você pode criar sistemas inteligentes e automáticos de respostas aos seus leads, sem que haja necessidade de solicitar um atendimento por parte da equipe de vendas.
Listei alguns benefícios que ferramentas de Automação de Marketing bem executadas podem te entregar:
Através da Jornada de Compra do Cliente, você consegue criar estratégias para atrair o interesse dos seus leads.
Por isso, tenha a jornada de compra do cliente em mente, analise os caminhos que ele percorre e identifique as oportunidades em cada etapa.
Ao adotar estratégias de segmentação baseada no funil de vendas, você otimiza o tempo do seu time de vendas e instrui o seu lead, para que no momento de compra, ele tenha todas as informações em mãos. Isso torna o ciclo de vendas mais simples e traz mais agilidade no tempo de conversão do Lead.
Mas como elaborar esse tipo de estratégia?
Pense em um funil de vendas e em todos os processos que o lead passa até o momento em que ele se torna um cliente ao comprar. Segmente a sua base de clientes de acordo com cada etapa e comece a comunicar sobre assuntos que o levem a comprar, ou seja, que o levem ao final do funil de vendas.
Quando o Lead chegar no momento de compra, ele terá todas as informações em mãos e fará com que o processo de vendas fique mais simplificado.
Leads maduros têm maiores chances de comprar mais no momento da conversão. Por isso, invista em conteúdos e os deixem bem informados.
Para ficar mais claro para você, vou utilizar café como exemplo.
Quem você acha que gasta mais tomando café? São aqueles usuários que gostam e apreciam a bebida. Por isso, eu investiria em uma comunicação sobre café, os instruindo sobre os benefícios, tipos de grãos, entre outros assuntos relacionados. Isso o levará a gastar mais em café.
Quanto mais conhecimento o seu Lead tiver sobre o tema, mais maduro ele se torna.
O primeiro contato é extremamente importante e a velocidade do atendimento influencia no nível de satisfação.
Aposto que você não quer começar um atendimento com esse Lead com o pé esquerdo, certo?
Você deve entregar e mostrar valor, fazê-lo entender quem é você e que você quer ajudá-lo.
Mas como fazer isso? Simples, através de conteúdo relevante. Mostre, ensine, instrua.
Com as ferramentas de Automação de Marketing, a cada novo lead na sua base, sugiro que você crie um gatilho através de um e-mail de atendimento automático.
Uma valiosa dica: não economize tempo elaborando esse e-mail. Ele é extremamente importante manter credibilidade da sua marca aos seus Leads.
Com a Automação de Marketing, você não precisa demandar trabalhos manuais a sua equipe de vendas, pois isso acontecerá automaticamente. Assim, você economiza muito no custo de aquisição do cliente. Com um CAC mais baixo, atendimentos direcionados e uma boa estratégia de comunicação, você consegue obter um ótimo ROI.
Sendo assim, quanto mais a sua base cresce, melhor será o seu ROI.
O ponto chave da Automação de Marketing é a segmentação da base dos seus leads. Invista o seu tempo nisso, pois quando isso estiver pronto, você poderá personalizar a sua comunicação com cada uma dessas bases.
Além de uma comunicação mais assertiva, você agrega valor a sua marca e melhora o nível de satisfação do lead.
Ao Automatizar campanhas, você consegue ver os resultados de cada uma delas e aprender sobre o comportamento de cada base. Isso permite que você tenha diferentes insights para planejar novas campanhas.
As suas campanhas serão gerenciadas de forma mais simples e fácil.
Ao escolher uma ferramenta de Automação de Marketing, você precisa começar a buscar opções e informações do que elas oferecem de benefícios. Porém, essa pode ser uma tarefa muito difícil se você não sabe nem por onde começar. Sem contar que as informações que você acha no mercado podem não ser as mais confiáveis.
É extremamente importante que você tenha confiança no que está contratando para o seu negócio, por isso, veja o que outros usuários estão falando sobre a ferramenta de seu interesse. Pesquise experiências verdadeiras de uso, saiba os pontos fortes e fracos de cada Software.
Porém, onde eu acho as avaliações de usuários verdadeiras? Você pode até pesquisar dentre as empresas que te interessam as funcionalidades, vantagens e benefícios, mas lembre-se que eles sempre irão puxar sardinha para o lado deles, ou seja, eles não vão te mostrar os seus pontos negativos.
Existe uma plataforma de busca chamada Kmaleon que foi criada exatamente para passar a informação verdadeira aos usuários que estão buscando a contratação de Softwares. Eles são 100% imparciais. O objetivo deles não é na venda das ferramentas, mas na entrega de informações para quem está buscando por Softwares.
Nessa plataforma, você consegue analisar, comparar e avaliar o Software. Cada ferramenta tem uma nota de 0 a 100 e uma classificação de 1 a 5 estrelas. Essas notas foram criadas com base nas avaliações de uso de outras pessoas.
Quer mais segurança de informação que essa?
Por isso, eu recomendo fortemente que ao buscar por ferramentas de Automação de Marketing (ou qualquer outro SaaS), que você compare as opções que existem no mercado no site da Kmaleon.
Espero que eu tenha ajudado você a melhorar a comunicação com o seu lead!
Até a próxima. 😊
Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, é apaixonada por tecnologia e por Marketing Digital. Atua como Analista de Marketing Digital na Kmaleon com foco em estratégias de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo.
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