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Como empresas podem acelerar a produção de conteúdo na vertical?

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É possível aproveitar o melhor das redes sociais usando conteúdo na vertical.

 

As redes sociais são atualizadas de tempos em tempos. Por isso, se sua empresa quer ter sucesso nelas, é preciso se adaptar às mudanças. E, a mais recente delas, é a priorização de conteúdo na vertical.

O formato de conteúdo na vertical começou a se popularizar com o Snapchat e, logo depois, ganhou a versão do Instagram Stories. Mas, se antes tínhamos apenas fotos e breves boomerangs, tudo mudaria com a chegada do TikTok.

E isso porque foi essa rede social que trouxe mais dinamismo aos conteúdos na vertical, consolidando o formato de vídeos curtos e criativos.

Hoje, muitas redes sociais estão repletas desses conteúdos: o Reels, do Instagram, o próprio TikTok e até mesmo o YouTube, com o Shorts.

Mas, como sua empresa pode incorporar a produção de conteúdo na vertical em seu dia a dia? E mais: como sua marca pode otimizar a produção desses conteúdos?

É sobre isso que falaremos aqui neste artigo, que apresenta 5 formas para sua empresa acelerar a produção de conteúdo na vertical. Confira a seguir.

Conteúdo na vertical: 5 opções para sua empresa adotar

Você não precisa ficar refém das dancinhas para colocar sua marca em evidência com conteúdo na vertical.
E, para provar que há muitas opções para criar nesse formato, veja abaixo algumas ideias que sua empresa pode aderir.

Locução com imagens ou vídeos de cobertura

Uma das formas é utilizar uma voz para narrar seus conteúdos e, assim, utilizar vídeos ou imagens de cobertura para deixar o formato dinâmico.

Você pode fazer isso com tutoriais, ensinando algo específico do seu nicho. Por exemplo, se sua marca cria conteúdo sobre atualizações nas redes sociais, você pode filmar a tela realizando algum hack ou função interessante.

Mas essa não é a única opção, pois você também pode:

  • narrar notícias e incluir imagens e vídeos que ilustram o tema;
  • mostrar algum evento importante para o seu nicho, sem aparecer;
  • fazer uma montagem de fotos e vídeos, incluindo informação em áudio.

Agora, vamos à segunda forma que sua marca pode usar para criar conteúdo na vertical.

Personagem

Outra maneira de fazer conteúdo na vertical é contratando profissionais de animação para criarem uma personagem que represente sua marca. Assim, tal personagem pode ser o rosto da sua empresa e atuar como apresentador.

Para isso, é indispensável ter profissionais de animação, pois é uma forma de deixar o conteúdo dinâmico e aderente ao formato do Reels, Shorts ou mesmo TikTok.

E o melhor: você também pode utilizar a imagem da personagem para peças publicitárias ou fotos no feed. Para isso, só precisa contar com ajuda de um designer.

Áudios virais

Os áudios virais são uma forma de conectar sua marca às tendências das redes sociais. Para isso, você pode buscar pelos áudios em alta usando a ferramenta Tokboard e, então, adaptar o conteúdo para o seu nicho.

Essa é uma boa maneira de criar conteúdo na vertical e garantir um alcance orgânico maior. Afinal, saber quais são as músicas em alta no Reels, Shorts e TikTok pode ajudar sua mensagem a chegar a mais pessoas.

Então, fique de olho e acompanhe de perto esses conteúdos para não deixar nenhuma oportunidade passar.

Bastidores e time lapse

Já o recurso de time lapse pode ser muito útil para sua marca. E isso porque você pode simplesmente fixar o celular em um local, com ajuda de um tripé, e seguir sua rotina.

Mas, claro, para isso é importante se certificar de que:

  • o celular esteja com um bom enquadramento;
  • o local da filmagem capte bem o movimento;
  • ninguém fique esbarrando no tripé;
  • a posição do tripé não seja constantemente mudada.

Seguindo essas orientações para a captação do conteúdo em vídeo, você pode acelerar o conteúdo audiovisual na edição usando time lapse.

Depois, é só postar usando as hashtags certas e até uma trilha sonora ou mesmo um áudio que esteja em alta.

Conteúdos institucionais

Finalmente, nossa última dica para acelerar a produção de conteúdo na vertical dentro da sua empresa é usar conteúdos institucionais. Mais especificamente: assuntos relativos ao que acontece internamente.

Uma boa dica, que inclusive pode ser uma estratégia de endomarketing, é criar conteúdos relativos aos colaboradores. Para isso, você pode fazer conteúdos de parabenização em ocasiões como aniversários ou promoções.

Outra ideia é criar conteúdo relativo às ações externas da empresa, de cunho social, por exemplo.

No entanto, você também pode aproveitar para divulgar oportunidades e vagas para quem quer ingressar na empresa.

 

Gostou das dicas? Então, agora que você já conhece todas essas formas de criar conteúdo na vertical, chegou a hora de colocar a mão na massa e aproveitar o potencial desse formato.

 

 

Andressa Lima é jornalista e head de comunicação na WorkStars sua porta de entrada para o mundo de negócios.

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Empresa de conteúdos multiplataforma O2O (on-line to off-line), focada em nichos de empreendedorismo, como: tecnologia, marketing digital, vendas, negócios e games. Com muita atenção de público B2B e de nicho. Criada em 2012, como StartupsStars, em 2021 houve uma fusão com a marca Menina Executiva e, então, nasceu a WorkStars.

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