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Como ser pioneiro no Branded Content?

Você já ouviu muito falar sobre esse tema Branded Content, certo? Mas o que ele é e como o seu negócio pode se beneficiar dele? O que significa isso? O que realmente é Branded Content? Pois bem, vamos nesse artigo mostrar como esse conceito pode gerar negócios para a sua empresa.

Você já assistiu a campanha “Eduardo e Monica” da operadora Vivo para comemorar o Dia dos Namorados em Junho de 2012? Se colocar no YouTube você vai achar esse vídeo de aproximadamente 5 minutos. Esse, na minha modesta opinião, é o principal – até o momento que escrevo esse artigo – case de Branded Content que temos no Brasil.

Usou-se a música “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana, uma das principais bandas da história do Rock nacional para vender produtos da Vivo, mas sem vender literalmente os produtos. Como? Simples, a música conta uma história e dentro dessa história de forma sutil vai se incluindo, sem mudar a letra em nenhum momento, produtos da Vivo, como por exemplo, quando mostra o começo do relacionamento em que eles se falavam muito, cenas dos 2 conversando pelo celular. Em outras cenas, mostra ambos mandando SMS, mexendo em tablets, usando a internet móvel, de forma sutil e dentro do contexto.

Segundo o pessoal da Vivo, esse foi um dos vídeos de propaganda mais assistidos em 2012, sendo a produção mais cara para Internet já realizada no país. O vídeo foi usado não apenas para o YouTube onde a marca possui um canal bastante acessado, mas houve ações para transformar esse vídeo em algo viral, com uso dos canais próprios da marca como E-mail marketing, Facebook, Twitter e o próprio site que possui um enorme acesso. Depois do sucesso do vídeo, o mesmo teve uma versão para a TV o que ampliou ainda mais o efeito viral da campanha.

Não se cria um vídeo viral, ele se transforma de acordo com os esforços de marketing ou conteúdo de qualidade, nesse caso, os 2 foram unidos e por isso o grande sucesso. Com certeza, as vendas de produtos da marca elevaram, pois o vídeo, que só a Vivo poderia ter gerou mais curiosidade pela marca, gerou mais acesso ao site, elevou o número de seguidores da marca nos canais digitais e tudo isso somado trouxe mais vendas ao site da Vivo que é um e-commerce. Esse case é emblemático pois o que poderia ser apenas mais uma ação “legalzinha” virou algo que gerou negócios, vendas, relacionamento e engajamento, pilares essenciais para o sucesso de uma marca no mundo online.

Em resumo, o Branded Content é quando a marca cria um conteúdo exclusivo com foco em divulgar seus produtos, sua marca, seus diferenciais em ações que podem ou não ser online. A mídia 360º, onde se usa Internet, TV, Rádio, mídia exterior, Jornal, eventos – entre outros – é o que dá resultado, uma ação potencializa outra, então, se você está pensando em criar uma ação de Branded Content, excelente, mas não se esqueça que sem divulgar, ela ficará no youtube com poucos acessos e não trará nenhum resultado.

 

É especialista em Planejamento Estratégico na área digital. Formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Planejamento de Comunicação pela ESPM, pós-graduações em Redes Sociais, pela FGV; em Planejamento, na Universidade Metodista; e Gerência de E-commerce, na E-commerce School. Com autoria do livro Planejamento Estratégico Digital, e coautoria do livro Gerente de E-commerce, atualmente é consultor da empresa Dr. e-commerce, diretor de planejamento e novos negócios da TopDeals, além de coordenador e professor da pós-graduação de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Também ministra aulas em pós-graduações da Iladec, Faculdade Cambury e Senac, no MBA da Escola Trevisan, e realiza cursos online (iMasters, EAD FMU e Portal E-commerce Brasil) e cursos de curta e média duração (3Pontos, PS Carneiro, Miyashita Consulting, Digitalks, Quartel Digital, Internet Innovation).

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