Artigos

Como as lojas virtuais de moda podem elaborar promoções assertivas?

A concorrência no segmento de moda é muito grande e, por isso, é quase impossível que um e-commerce esteja em evidência com os olhos voltados somente para os seus produtos. Para que as marcas possam se destacar e ganhar seu espaço nesse universo, criar ações diferenciadas que servem como um chamariz para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já adquiriram um produto na sua loja é muito importante.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento de moda possui um dos maiores tickets médios, se comparado a outros setores, totalizando R$ 300 por compra. Visando crescer nesse mercado e atrair o maior número de consumidores, é essencial segmentar de acordo com o perfil dos clientes, como por exemplo, camisetas estampadas com imagens diferentes e engraçadas, geek, de futebol, básicas, dentre outros tipos.

Fazer promoções pode te ajudar a aumentar as vendas das lojas desse setor, pois possibilita que as marcas façam o contato e atraiam possíveis compradores, impactando aqueles que não comprariam um determinado produto, primeiro por falta de conhecimento da marca ou por colocar outras prioridades na lista de compras. Por isso, é preciso criar planos estratégicos e saber os reais motivos pelas quais essas promoções estão sendo feitas, assim como seus objetivos, caso contrário a chance de não dar certo é grande.

Um erro muito comum por parte dos lojistas é achar que todo o lucro da marca precisa vir por meio de uma venda específica. Muito cuidado, pois, essa situação poderá causar um mal-estar e, consequentemente, afastar o cliente de futuras compras. Por este motivo, as ações de marketing  fazem com que os clientes consumam em maior quantidade e com ticket médio elevado.

O primeiro passo para definir como será feita essa ação é ter o conhecimento e fazer um estudo prévio sobre os hábitos de cada um do seu público-alvo. Dessa forma, você consegue atingi-lo de forma mais eficaz e obter resultados mais qualificados. Vale destacar que cada promoção tem as suas particularidades e objetivos como, por exemplo, melhorar a receptividade por parte dos consumidores, aumentar o número de clientes e lucro, venda de produtos que não são muito procurados e a oportunidade de recompensa para os clientes fiéis.

Além desses fatores, outros itens são fundamentais para as lojas virtuais se destacarem perante os seus concorrentes. É preciso detalhar cada produto disponível em seu e-commerce, fotos de alta qualidade e clareza, comentários dos produtos já adquiridos por outros clientes, sejam eles positivos ou negativos, além do atendimento com o cliente, auxiliando no que for preciso no decorrer da compra, mesmo se ocorrer no ambiente online.

Por fim, entregar aquilo que o consumidor deseja e permitir que o mesmo escolha o produto, marca, tamanho, estampas e tipos de roupas que faz mais seu estilo, é uma forma de conquista-lo. Lembre-se, nos dias de hoje, a experiência do cliente (User Experience) é o diferencial para a tomada de decisão de qualquer compra. Por isso, as marcas precisam ficar atentas, caminhar junto com as tendências e se modernizar para não perder espaço.

é CEO da Marketing Shop e sócio e fundador da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce inteligente. Soares também palestrante e sócio investidor na startup Socialrocket.

Comentários

PUBLICIDADE

RECEBA NOVIDADES

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Oferecimento:

Projeto mantido por:

Media Partners:

Projeto hospedado por: