Artigos

Cupons de descontos: febre entre as lojas virtuais no Brasil

Uma pessoa se dirige ao caixa de uma loja ou de um supermercado com recortes de jornal e os entrega ao vendedor. Cena comum nos Estados Unidos, esses são os famosos “cupons de descontos” encontrados em jornais e revistas, que oferecem descontos no ato da compra.

No Brasil, os cupons de descontos vêm se fortalecendo por meio do e-commerce, aliás, nicho importante para o varejo. A expectativa é que, em 2014, o segmento alcance até 50 milhões de usuários ativos, segundo o e-bit. Além disso, segundo o Google, a busca por “cupons de desconto”, por meio do seu buscador, dobra de tamanho a cada ano.

Buscando seguir essa tendência, estratégias utilizando cupons de desconto vêm se tornando uma prática muito comum entre as lojas virtuais brasileiras. Veja alguns dos benefícios:

1.    Muitos consumidores não fariam a compra se não tivessem encontrado um cupom de desconto, pois muitas vezes é exatamente esse desconto que permite que a compra se encaixe no orçamento dele. O uso de um cupom também dá uma sensação de satisfação que o deixa mais propenso a finalizar o processo.

2.    Os consumidores tendem a retornar ao site para uma segunda compra. Os clientes associam a satisfação sentida na compra com cupom de desconto à marca e isso os leva a repetir a compra futuramente.

3.    Cupons de desconto se viralizam. Quando um consumidor encontra um bom código promocional, ele compartilha a notícia para seus amigos, o que também possibilita aumento das vendas.

4.    O uso de cupons aumenta o ticket médio da loja. Como está economizando, o cliente compra mais para aproveitar o desconto. Uma das formas de fazer isso acontecer é determinar um valor mínimo para o uso do cupom (exemplo: cupom de 10% de desconto para compras acima de R$ 150,00). Dessa forma, os consumidores serão instigados a acrescentar mais produtos a seu carrinho, com o objetivo de conseguir o desconto e ter a sensação de que valeu a pena.

5.    Tudo pode ser medido. É muito fácil acompanhar as métricas para comprovar os benefícios do uso de cupons de desconto e, principalmente, o aumento de vendas que eles proporcionam.

Portanto, com boas estratégias traçadas, os lojistas conseguem ver os cupons não somente como grandes aliados nas vendas, mas também na fidelização de clientes.

Avatar

é economista, formado pela UFMG, e iniciou sua carreira no mundo dos negócios ainda bem novo, com 14 anos, desenvolvendo websites. Em 2004, fundou sua primeira empresa: um website dedicado à comunidade gospel, que faturava com patrocínios. Em 2009, ainda cursando a graduação, fundou com outros colegas a Solo Investimentos, uma gestora de recursos que, bem sucedida, foi vendida em 2011. Desde então, insatisfeito com programas de fidelidade dos quais sempre foi cliente, surgiu com a ideia do Meliuz, site que ajuda os consumidores a economizarem em suas compras on-line, oferecendo cupons de desconto das melhores lojas do Brasil e ainda devolvendo parte do valor gasto nas compras. Em 2012, a startup foi selecionada e participou do programa de aceleração de Startups do Governo Chileno, o Startup Chile.

Comentários

PUBLICIDADE