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Como a UX contribui para sua estratégia de marketing digital

Existem conceitos essenciais para construir uma boa experiência para o usuário, como atração, conexão, encantamento e aspectos sensoriais, por exemplo, seja no âmbito físico ou digital

 

Imagem: mãos segurando um tablet com a palavras "marketing online".

Mas afinal, do que se trata o termo “User Experience”, muito usado no marketing digital?

Experiência do usuário, ou User Experience (UX), é o conjunto dos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao interagir com seu negócio/marca/produto/serviço.

Normalmente é associado à usabilidade, à interface e ao design, porém, não se resume a isso. A experiência do usuário trata-se, então, do relacionamento entre cliente e marca.

Como projetar uma boa experiência digital para o seu cliente?

O requisito básico para uma excelente experiência do usuário é entender as necessidades e particularidades do cliente, garantindo uma experiência positiva à ele.

Para fazer isso, algumas etapas devem ser seguidas:

   1. Segmente seu público

Imagine que você já tem um produto/serviço que seja bom. Agora você precisa divulgá-lo para o mercado, mostrando o que ele é, o que ele faz e como pode ajudar a melhorar a vida das pessoas.

A segmentação de mercado é uma forma de conhecer o público e otimizar as estratégias de comunicação e marketing.

  • Para que seja bem-feita, identifique alguns critérios que afetam as decisões de compra, como:
  • Comportamento;
  • Demografia;
  • Estilo de vida;
  • Geografia;
  • Personalidade;
  • Índice socioeconômico;
  • Entre outros.

Segmentar o mercado é determinar com quem vai negociar e, assim, direcionar os esforços no caminho certo.

   2.Faça um diagnóstico de comportamento

Não é fácil entender o comportamento dos consumidores, que podem declarar as necessidades e desejos, mas agir de maneira diferente.

Há fatores emocionais, sociais e psicológicos que influenciam na forma como uma mesma mensagem pode ser interpretada de formas diferentes.

Criar uma conexão emocional é o ponto de partida de uma estratégia de comunicação, mas é preciso ter cautela para ter certeza que essas emoções são interpretadas corretamente pelo público-alvo.

   3.Estabeleça metas

Trabalhar sem definição de metas é desperdício de esforço, tempo e dinheiro. Já ouviu falar que “pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”? É bem isso.

Uma vez que você conhece seu público, é hora de traçar meios para chegar até a ele. Definir metas é quantificar o objetivo, seja ele lucro e/ou exposição de marca.

   4.Melhore seus serviços de interface

Ao falarmos sobre design de interface, o apelo estético está mais ligado à clareza de informações do que ao conceito de beleza, que é relativo, por sinal.

O que é bonito para um, pode ser feio para outro, mas o que funciona para um certamente também funcionará para todos.

Invista na usabilidade, sem ignorar a identidade visual da sua marca, é claro.

Site com uma boa UX é fácil de usar, intuitivo e impacta quem está navegando por ele positivamente pela aparência.

É importante ter cuidado com as cores, tipografia e elementos visuais na hora de projetar seu site, sempre com foco no público-alvo.

   5.Experiência mobile

Investir em Design Responsivo é ter um site em que a interface e todo conteúdo se adapta a diferentes resoluções de tela, proporcionando ao usuário uma boa experiência seja em desktop ou mobile.

De acordo com o Google, mais de 40% das pessoas prefere fazer sua jornada de consumo pelo celular, da pesquisa à compra. Quando surge uma dúvida ou necessidade, 96% das pessoas recorrem a um smartphone.

Investir na Experiência do Usuário como parte da estratégia de marketing digital, significa aumentar a confiabilidade na sua marca, agregar mais valor ao produto, impactar positivamente sua audiência, conquistar clientes, aumentar a taxa de conversão e, contudo, potencializar suas vendas.

 

>Co-autora: Thaís Gomes é graduada em Design Gráfico. Como toda aquariana que se preze, é uma apaixonada por tecnologia e se descobriu no Marketing Digital, inicialmente com foco em Mídias Sociais. Hoje atua como Analista de Marketing Digital da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress.

Thuana Botelho

é graduada em Design Gráfico com quase dez anos de carreira. Se especializou em Comunicação e Marketing para Mídias Digitais e passou a trabalhar com web, unindo sua profissão à tecnologia, sua paixão. Hoje, como UX/UI, dedica-se a desenhar experiências digitais que sejam fáceis de usar, intuitivas e acessíveis aos clientes das marcas que atende. É cruzeirense e Grifinória de coração.

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