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[ESPECIALISTA RESPONDE] UX Design: três perguntas para Amyris Fernandez

As empresas e marcas brasileiras têm um caminho longo para profissionalizar suas equipes de UX Design e fazer com que elas atinjam a maturidade necessária

 

Foto. 4 telas de celular dispostas em uma mesa. Nas telas imagens de um site. Predominam as cores branca e rosa.

Proporcionar uma boa experiência ao cliente é um fator essencial para as empresas e marcas que querem continuar ativas no mercado e conquistar o atual consumidor omnichannel.

Para cumprir com esse objetivo e oferecer experiências cada vez melhores e diferenciadas no ambiente digital, as organizações precisam se aprimorar na arte do UX Design e, por meio dela, tentar estabelecer uma conexão entre as pessoas, criando produtos e serviços encantadores e fáceis de serem utilizados.

Mas pensar em design voltado para a conversão ou atração de cliente e usuários não é uma tarefa tão fácil como parece. De acordo com Amyris Fernandez, Coordenadora do Curso de UX da Digital House Coding School, comparando o mercado internacional com o brasileiro, as organizações nacionais têm um caminho longo para profissionalizar suas equipes de UX Design e fazer com que elas atinjam a maturidade necessária.

Uma das dificuldades, segundo a especialista, é que muitas organizações se focam excessivamente em números (seja quantidade de cliques, de vendas, etc) e esquecem que as interfaces são importantes aliadas para aumentar o potencial desses indicadores. Além disso, as empresas ainda precisam amadurecer bastante para conseguir centrar seus processos no usuário e pensar mais seriamente em conversão.

Uma dica de Amyris para resolver esse problema e também desenvolver produtos e serviços que façam sentido para o usuário e ajudem a tornar a vida dos clientes mais simples é evitar a criação de personas desnecessárias, e aprender a conhecer verdadeiramente o seu consumidor.

Confira mais da entrevista com a Coordenadora do Curso de UX da Digital House Coding School, Amyris Fernandez:

Digitalks – Hoje em dia design e conversão estão diretamente relacionados. Por que é importante para as empresas investirem nessa conexão?

Amyris – Os custos de comunicação com os clientes aumentaram drasticamente.  Há muita competição, o que encarece o valor de espaços, há fragmentação de consumo de mídia e os usuários estão desatentos. Tudo contribui para tornar a aquisição de clientes mais cara e a ativação muito mais importante.  A ativação depende da qualidade da interação que as empresas oferecem. Não é uma questão de design no sentido de beleza, mas uma questão de como desenhamos a interação com a marca, produto ou serviço.

 

Digitalks – Quais são os erros mais frequentes que as empresas cometem quando se trata de design para conversão? Como evitar esses erros?

Amyris – Os erros mais comuns são: o mau ou o não tagueamento das interfaces, a falta de rotina para ler números e tomar decisões rápidas baseadas nessa leitura e [o medo de] testar hipóteses e arriscar – algo que muitos gestores temem, mas que é muito necessário. O erro ensina, corrigir o erro rápido é importante, ousar é ainda mais importante.

 

Digitalks – Como você enxerga o futuro do design no marketing digital? Quais são as principais tendências?

Amyris – O futuro do marketing é a automação da tomada de decisão por algoritmos e IA.  A tomada de decisão estratégica, baseada no conhecimento de quem consome é algo que ainda nos cabe e a máquina não será capaz de nos substituir agora.  O futuro do Design como disciplina é olhar interfaces como voz, robots, VR.

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