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Cinco ações imprescindíveis para qualquer empresa ou profissional na Internet

Esses dias, um empresário de pequeno negócio veio perguntar qual minha opinião sobre a necessidade de seu empreendimento ter uma presença na Internet. Como se diz no sul, essa pergunta me fez “cair os butiás do bolso”. Estamos em 2017 e toda empresa PRECISA estar na internet.  Existem várias pesquisas, como esta, que comprovam que o consumidor brasileiro sempre pesquisa na internet antes de comprar qualquer coisa (exceção ao consumo de produtos “de rua” como comer um pastel de feira ou adquirir água no farol – mas mesmo assim a internet pode interferir nesse tipo de hábito).  Para evitar qualquer dúvida, decidi listar cinco ações fundamentais, para qualquer negócio ou profissional na web:

 

Estar encontrável

Digite seu nome ou o nome de seu estabelecimento no Google e em mais algum mecanismo de busca na Internet e veja como você aparece. Você precisa estar por lá. Se for um estabelecimento de “portas abertas” (como um consultório, um escritório de contabilidade ou mesmo uma padaria) deve estar no mínimo no Google Maps. Ter um site simples ou um blog que conte as novidades também é recomendável – mas lembre-se, ele precisa estar atualizado.  Hoje existem plataformas gratuitas como Wix e Worpress que não exigem nenhuma formação técnica do usuário para criar sua presença digital.

 

Responder e-mails

Sua presença na internet deve deixar bem visível seu correio eletrônico. Muitas pessoas preferem fazer consultas e perguntas pela internet. E toda mensagem merece retorno. Tente responde-las em até 24 horas úteis. Enquanto muitos reclamam da crise, muitos estão vendendo mais por melhor atender seus clientes pela web.

Considere atender pelo WhatsApp

Vários estudos mostram que o consumidor, hoje, prefere ser atendido por mensagem de texto. 40% preferem esse canal em detrimento de outros e 70% desejam ter essa opção de atendimento, revela pesquisa da Opinion Box. Em segmentos como salão de beleza, manicure, massagem a ocupação dos profissionais que atendem pelo WhatsApp é bem maior que a da concorrência. Existe até um caso recente do motorista de ônibus que criou um grupo para avisar os passageiros sempre que o carro sai da garagem e vem encantado os clientes.

 

Crie uma fan page no Facebook

Outro dado também fundamental é ver que o uso das redes sociais no mundo só aumenta. O site Statista recentemente divulgou o novo ranking das redes sociais no mundo:

 

Criar uma página no Facebook é de graça e pode render bons negócios – além de facilitar o atendimento. Dependendo do seu negócio, pode ser útil você ter uma conta em outra rede como o Twitter, Snapchat, Instagram ou LinkedIn. Mas lembre-se, cada um desses locais exige manutenção constante – você deve manter tudo sempre atualizado e monitorar o uso.

 

Ouça antes de falar

Se você não sabe o que postar nas redes, dedique-se a ouvir antes de falar. Os clientes mandam dúvidas, fazem comentários, perguntam. Todo esse material serve de insumo para que você possa pensar o que escrever e possa se relacionar com seus clientes. Você não precisa ter uma estratégia “super inovadora”, mas se fizer o básico, com certeza, estará colhendo frutos, pois o  consumidor cada vez mais digital.

 

é criador do blog Mentalidades, professor de inovação da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, e fundador da consultoria Laboratorium Inovação em Projetos Inovadores e da aceleradora de resultados Protagonistas.

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