Quinta-feira, 03 de agosto de 2017
Um dos grandes desafios de todo profissional de marketing digital é alocar os recursos da forma mais otimizada possível. Em um projeto de SEO ou de Mídia, por exemplo, uma quantidade relevante de horas pode ser destinada a produção de relatórios para clientes, o que acaba elevando os custos.
Uma forma de melhorar a performance e equilibrar essa equação é automatizar as etapas que forem possíveis na geração desses relatórios e dashboards.
Uma ferramenta muito indicada para isso, é o Google Data Studio, que viabiliza a extração de dados automaticamente e em real-time gerando planilhas e gráficos funcionais. Isso gera uma grande economia de horas de um analista que seria destinado a atualizar manualmente esses números. Começar a usar a ferramenta é bem simples e é possível encontrar alguns modelos de templates para quem é iniciante ou está tendo o primeiro contato.
O Data Studio possibilita a extração de dados e conexão com outras ferramentas do Google como (Adwords, Search Console, Analytics, entre outros). Além disso, também é possível ter acesso a dashboards informativos e as atualizações são feitas automaticamente.
A ferramenta ainda é Beta, e por isso a tendência é que seja aperfeiçoada cada vez mais.
Um bom complemento do Data Studio é o Supermetrics. Ele possibilita a extração de dados de ferramentas não vinculadas ao Google, como: Bing Ads, FAcebook Ads e Insights, Instagram, LinkedIn, MailChimp, Moz, Pinterest, Searchmetrics, SEMrush, Twitter, Vimeo, etc.
Esse plugin, ao contrário do Data Studio, é pago, mas o investimento vale se você tiver uma demanda mínima que compense.
Dessa forma é possível ter um dashboard com todas as informações importantes para seu projeto de Mídia, SEO ou BI, de forma prática e centralizada, e com base nele extrair dados para a criação de relatórios.
Automatizando esse processo é possível direcionar seus esforços, ou do seu time, para outras tarefas que irão aumentar a qualidade e performance das suas entregas.
Levando-se em consideração que a extração de dados e criação de reports consomem, em média, 10% e 25% de recursos de horas em um projeto de marketing digital, estamos falando de uma economia de pelo menos metade dos esforços, reduzindo essa demanda para um período de 5% a 12% das horas.
É claro que o escopo traçado para atender o cliente será determinante no tempo destinado para mensurar os resultados do trabalho realizado. Isso fará com que essa redução de recursos varie para mais ou para menos, mas é certo que a economia, ao final, irá compensar e reduzir os custos do projeto.
» Conferência de Mídia e Performance 2017 | 17 de outubro
Conteúdo e Networking, confira a programação » http://bit.ly/conf-
é coordenador de SEO na Vitrio. Especialista em marketing digital com ênfase em BI e SEO, teve passagens por agências como Jussi, AlmapBBDO e Mestiça. Kailash também atuou em projetos para Audi, Brastemp, Certisign, Consul, Decathlon, L´Occitane, St. Marche, Riachuelo, Under Armour e Vivara.
Comentários