Quinta-feira, 01 de junho de 2017
Muito se fala sobre como o mundo está digital e também como as redes sociais tem grande impacto no dia a dia das pessoas. Essa rede de conexões que permite acesso fácil à informação, disseminação rápida e surgimento de porta vozes para todos os assuntos está cada vez mais ocupando uma posição importante no processo de formar opiniões e no processo de compra.
Por isso, as empresas estão constantemente trabalhando e pensando em novas formas de se relacionar com seus clientes por meio desses canais. Destaco neste artigo cinco tendências para as redes sociais que você deveria prestar atenção.
Apesar de já fazer bastante tempo desde o surgimento das primeiras ferramentas de transmissões ao vivo, como o Periscope, esse recurso ainda é pouco utilizado pelas empresas. Um dos principais motivos é porque ainda existem muitas dúvidas sobre como fazer esse tipo de conteúdo. Dúvidas sobre frequência ou o que falar ainda estão sendo testadas pelas empresas mais ousadas que investem nessas novidades.
Aqueles que se arriscam e conseguem criar campanhas originais e com foco específico para esses canais, acabam saindo na frente, pois aprendem mais rápido sobre o que o público quer e espera, enxergam mais possibilidades e criam proximidade com os internautas.
Depois do Periscope, que é do Twitter, o Instagram e o Facebook também lançaram as suas próprias soluções para Lives, e o Youtube também está chegando para o time. Apesar das boas práticas ainda estarem em construção, é uma ótima oportunidade para você, como empresa, começar a investir e se destacar. Entenda se o cliente é adepto a esse tipo de conteúdo, conheça cases e faça a sua aposta.
Há algum tempo, com o surgimento dos smartphones, muitas empresas apostaram na construção de aplicativos com o objetivo de ter um canal específico para conversar diretamente com o seu cliente, sem interferência de terceiros. Mas o que eles não contavam era que o espaço na memória dos celulares é limitada e, com a quantidade de aplicativos disponíveis no mercado, seria cada vez mais difícil conseguir o download do app da sua marca.
Com a chegada dos chatbots nos aplicativos de mensagens, as empresas encontraram uma alternativa para conseguir falar diretamente com o público-alvo. É importante saber que os chatbots ainda são uma tecnologia nova de inteligência artificial e que estão em constante desenvolvimento.
Já existem cases de sucesso de empresas que utilizaram essa tecnologia para auxiliar o cliente com alguma dúvida e conseguir finalizar compras.
Uma barreira que ainda existe no Brasil é que o aplicativo de mensagem mais utilizado no país é o WhatsApp, que ainda não tem essa tecnologia disponível, mas acredita-se que em breve o cenário mudará.
No nascimento das redes sociais, o objetivo era o compartilhamento de experiências pessoais relevantes e que ficariam disponíveis para consulta por período indeterminado. Em seguida, as pessoas começaram também a utilizar esses canais como um meio de se manter atualizado com as principais notícias, afinal, os algoritmos inteligentes das redes sociais já faziam o papel de selecionar aquilo que seria mais interessante para você, baseado no seu comportamento.
Quando o Snapchat nasceu com a proposta de expor conteúdos efêmeros, muitos céticos disseram que o modelo de comunicação não pegaria. O que aconteceu, na verdade, foi uma mudança de comportamento e o surgimento de uma necessidade de um tipo de conteúdo diferente.
Percebendo essa transição, as empresas passaram a investir também nesse tipo de conteúdo com a intenção de alcançar tal público e, com isso, novos players estão aparecendo, como Insta Stories e o Facebook.
Não se fala em outra coisa que não seja a importância de oferecer experiência relevante para o cliente. O grande desafio das empresas é conseguir se destacar da concorrência, porém, isso fica cada vez mais difícil, afinal, todas têm acesso aos mesmos canais para se comunicar com o cliente. O que vai ser um diferencial é como você fará isso.
Um recurso que vem sendo bastante utilizado é a realidade aumentada e virtual. Fazer o público se sentir parte do que você faz e permitir que ele experimente o que você pode oferecer pode ser a chave certa para conquistá-lo.
Essa nova categoria de formadores de opinião apareceu de maneira natural. Sem saber como ou o que fizeram para alcançar grandes audiências, os primeiros influenciadores eram pessoas comuns, que falavam sobre assuntos que gostavam e dominavam e, por transmitir segurança e propriedade, ganharam seguidores que confiavam na sua opinião.
Com o tempo, o consumidor ficou mais cético com a publicidade, e tem se tornado cada vez mais difícil para o anunciante se destacar dos seus concorrentes. Utilizar a voz de influenciadores é uma ótima alternativa, porém é importante ter cuidado para que não pareça “opinião comprada”.
É importante pensar em como se relacionar com essas pessoas, criar vínculos e aproximá-los da sua marca. Quando os influenciadores se identificam com uma marca, eles usam seus canais para falar e seus seguidores conseguem perceber que a mensagem é sincera. Você pode fazer projetos com esses formadores de opiniões e, durante um tempo pré-determinado, convidá-los para festas, eventos e jantares para que eles entendam você e criem uma conexão. Outro ponto muito importante é: não diga a eles, o que podem ou não falar de você. Lembre-se: a mensagem precisa ser e parecer natural, precisa ser algo que eles falariam no dia a dia, pois seu seguidores o conhecem.
Uma outra forma muito inteligente de utilizar os influenciadores é para ter presença nas redes sociais que você não tem budget ou pessoal para investir. Por exemplo, se você não consegue investir em criação de conteúdo com a frequência e de qualidade para o Instagram, escolha um porta voz para fazer isso por você.
Essas são as 5 principais tendências para redes sociais. Porém, é importante que, na hora de avaliar a possibilidade de implementação delas, você pense no comportamento do seu público-alvo, na demanda interna que isso vai gerar e se o retorno que isso trará é viável para você.
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