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[Entrevista] Realidade virtual é o próximo passo do Branded Content, diz especialista do Yahoo

Por Gabriela Manzini*

 

Segundo pesquisa da Goldman Sachs, a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada deverão se tornar um mercado de US$ 80 bilhões até 2025, quase o tamanho do setor de PCs hoje. A tecnologia já vem transformando setores como o imobiliário, de saúde, educação e entretenimento.

Nós pensamos que a realidade virtual e aumentada têm o potencial para transformar como interagimos com quase toda indústria hoje e acreditamos que elas serão igualmente transformadoras da perspectiva do consumidor e do meio corporativo”, afirmou Heather Bellini,  representante da Goldman Sachs, no momento da divulgação da pesquisa, no início de 2016.

 

Para Andrew Balfour, líder global de Inovação Criativa do Yahoo, a VR é a próxima tendência no radar por aqui, tecnologia que deve mudar o atual conceito de branded content 2D.

Em paralelo ao crescimento do mercado de realidade virtual, também temos visto como o tempo consumido em dispositivos móveis vem mostrando indícios de ultrapassar o tempo gasto com TV tradicional, especialmente entre os jovens Millenials.

Considerando o cenário, Balfour esteve presente no evento IAB AdTech&Data, em São Paulo, e falou sobre realidade virtual voltada para a publicidade, trazendo ainda a visão da empresa para este mercado. Ele ainda abordou o gap encontrado no setor e como dados, conteúdo e tecnologia podem ajudar nessa ponte.

O executivo citou dois produtos da empresa já voltados para VR: o Yahoo Tilesnovo formato de publicidade móvel com foco em alcance e engajamento dos consumidores, ambiente pós-clique e conteúdo interativo – e um aplicativo que utiliza a experiência de fotos do Flickr 360º compatível com o óculos Samsung Gear VR.

Ambos vão em linha com a necessidade atual do mercado de construir formatos de publicidade mais criativos e que encantem os usuários.

O Digitalks aproveitou sua visita para entrevistá-lo e entender um pouco mais sobre um segmento que parece levemente distante do cotidiano brasileiro. Leia abaixo o conteúdo exclusivo:

 

Digitalks: Desde quando e por que o Yahoo passou a apostar em realidade virtual?

 Andrew Balfour: Nós investimos em algumas iniciativas com Realidade Virtual (VR) para entender melhor a tecnologia, incluindo a forma como ela funciona (e não funciona) para nossos usuários e anunciantes. Um exemplo é o Yahoo Tiles, que foi recentemente lançado no Brasil, trazendo experiências 360° em anúncios para celular, um novo formato de anúncio móvel que as marcas podem aproveitar para atingir os consumidores por meio de conteúdo envolvente e interativo em um ambiente pós-clique. Quando os usuários clicam em uma publicidade móvel, são levados a uma página personalizada que apresenta conteúdo em 360°, incluindo vídeos e imagens, dinâmicas e interativas apresentações como vídeo, imagens em slides e feeds sociais.

Nós continuamos estudando essa tecnologia para entender melhor o que funciona e como podemos aplicá-la em nosso negócio.

 

D: Dentro do segmento de Marketing e Publicidade, o que os profissionais de Mídia precisam ter em mente quando o tema é VR?

AB: É importante destacar que o desenvolvimento de formatos de anúncios criativos e que surpreendam os usuários será fundamental neste negócio. No Yahoo, estamos empenhados em criar valor para os anunciantes, ajudando-os a se engajar com os consumidores por meio de nossa combinação única de dados, conteúdo e tecnologia.

VR não somente melhora a experiência do usuário, mas é também uma oportunidade para as marcas atingirem os consumidores de uma maneira nova e criativa. Estou animado com as perspectivas para VR e as oportunidades para os anunciantes enquanto eles trabalham para dar vida às suas histórias.

 

D: Como o projeto do Yahoo com imagens do Flickr pode beneficiar o mercado? O que podemos tirar dessa iniciativa para o setor de Marketing Digital?

AB: Com o Flickr, os usuários têm a oportunidade de publicar fotos em 360°. Em dezembro de 2015, o Yahoo anunciou uma nova maneira de explorar e visualizar essas imagens: um aplicativo de realidade virtual compatível com smartphones Samsung Galaxy que permite aos usuários mergulhar na experiência de 360 via Samsung Gear VR desenvolvido pela Oculus.

Ter uma plataforma que permite o acesso a uma experiência de realidade virtual é a chave para o setor de Marketing Digital, uma vez que essa tecnologia pode proporcionar aos usuários acesso a um ambiente mais envolvente, ter uma melhor experiência com uma marca / produto. Essa experiência o Yahoo Tites também pode oferecer.

 

 D: Como o processo de Transformação Digital das empresas está ligado à Realidade Virtual: existe uma co-relação?

AB: A VR é uma tecnologia transformadora e incentiva às empresas pensar de forma diferente sobre seus processos criativos, em diversas formas:

 

  1. A VR muda a narrativa linear do storytelling para uma experiência imersiva que cria presença, transportando o usuário para o centro da história. A vantagem da VR hoje é que não há léxico padronizado ou melhores práticas concretas como existe para vídeo 2D. Há mais e mais pesquisa emergindo rapidamente em torno de como criar presença e realmente orientar o usuário por meio de uma experiência, mas, na minha opinião, poucas experiências de conteúdo com RV têm contado grandes histórias.
  2. Como vimos com o boom no uso de celulares, os usuários estão exigindo experiências mais atraentes para se integrar com suas vidas. Com os smartphones, as primeiras experiências de uso para os dispositivos foram focados em um subconjunto menor como música e jogos. Quando os smartphones começaram a integrar redes sociais, experiências de varejo, mensagens e consumo de mídia, vimos o uso explodir.

 

A VR vai seguir o mesmo caminho. Os casos de uso no início serão focados em jogos e entretenimento, mas como tecnologia de hardware e inovações diminuem o custo e a qualidade aumenta, as empresas serão forçadas a pensar sobre como incorporar os seus produtos nessas novas mídias.

 

D: Realidade Virtual às vezes soa como um mundo distante do cotidiano dos brasileiros. Como e quando você vê o Marketing atuando com essa tecnologia por aqui?

 AB: No Brasil, VR está começando no segmento de games. Mas, no geral, existem muitas áreas a serem exploradas. Por exemplo, a audiência brasileira pode tirar proveito das soluções do Yahoo para VR. A solução de fotos em 360 via Samsung Gear VR desenvolvida pela Oculus está disponível no mercado.

 

D: E nos Estados Unidos, VR se mantém como tendência ou já pode-se afirmar que é uma realidade nos Estados Unidos?

 AB: É uma realidade. O investimento continua crescendo para as empresas de RV. O óculos PlayStation VR ficou esgotado em minutos. Com o sucesso de Realidade Aumentada (RA) e Pokemón Go, estamos observando um interesse dos consumidores nesse tipo de conteúdo. Além disso, muitos especialistas acreditam que a nova câmera dupla do iPhone 7+ é um sinal que estamos trabalhando mais na direção de conteúdo RA/RV. No lado de conteúdo, estamos vendo criativos compreenderem a mídia e melhorar a experiência e a narrativa para começar a ganhar elogios da crítica.

 

*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há oito anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.

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