Segunda-feira, 16 de abril de 2018
Uma coisa é certa. O marketing boca a boca pode não ser a estratégia ideal no seu plano. Mas o que as pessoas têm a dizer sobre o seu negócio realmente importa.
De quem nunca teve contato com seu produto ou serviço ao fã da marca, o branding pode e deve atuar em diversos níveis para reverter percepções negativas ou acentuar percepções positivas sobre sua empresa.
Estamos falando de relacionamento com clientes e possíveis clientes. E quando digo relacionamento, é relacionamento mesmo! Quase um namoro.
É simples.
Da mesma forma que empresas não vendem mais produtos ou serviços, mas sonhos, mudanças no mundo, impactos sociais relevantes individuais e coletivos, as pessoas também não compram apenas produtos ou serviços. Mesmo as mais impulsivas e não tão conectadas a logotipos como eu.
O consumidor está muito mais próximo das informações, pesquisa mais e se importa com a opinião do outro na compra ou utilização de um serviço. Além da conexão com os vários valores pessoais e percepções de mundo.
Não sei você, mas antes de ir a qualquer estabelecimento ou decidir por esse ou outro produto, faço algumas pesquisas. Seja um jogo rápido no Google ou uma ligação de horas com um amigo de confiança que entende do assunto. Associado a todos os outros fatores, decido ou não pela efetivação da compra.
O marketing de conteúdo está aí pra isso. As empresas partem de dúvidas comuns, questionamentos e experiências coletivas ou individuais para oferecer o máximo de informações sobre o tema ao seu consumidor, seja qual for a etapa do funil em que ele se encontra. E procuram alinhar discursos ao perfil de seu potencial consumidor.
A credibilidade é também um valor muito associado na hora da compra. Nessa rápida pesquisa pelo Google ou na “horinha” com meu amigo no telefone, o que estou buscando é uma fonte confiável que me diga se estou entrando numa fria ou fazendo o negócio da minha vida.
E mesmo nessa busca por credibilidade, vários outros filtros são aplicados. Dos resultados de Google, quais já conheço? Quais possuem relevância crível? Quais se aproximam dos meus valores? E dos meus amigos? Qual tem mais know-how no tema? Qual se parece mais comigo para executar compras?
Pode parecer complexo, mas a opinião tem um significado histórico que remonta ao marketing boca a boca de qual iniciei falando no texto. Tem valor.
É possível que você tenha seus canais preferidos e confiáveis para se certificar de notícias, para ler sobre determinados assuntos ou mesmo para pesquisar antes da compra. Certo?
E assim funciona com o consumidor. Neste sentido, associar-se a canais de credibilidade pode ser uma ferramenta super válida para aumentar as percepções positivas sobre sua marca, mesmo quando você só está tentando vender seu peixe.
Aqui na WorldSense, nós associamos marcas a sites que possuem audiências qualificadas e que se importam com o que é escrito ali. Espaços que são considerados críveis para essas audiência. Como pesquisa para compra, para leitura de conteúdos relevantes e outros. Massa né?
A forma como levamos a publicidade até o usuário considera ainda a sua experiência de leitura. Ou seja, a marca só aparece no momento em que tem algo a acrescentar sobre aquele tema e capta a atenção de usuários com níveis de interesse diferentes. Tem aquele que está ali pela primeira vez, por curiosidade, quem já acompanha a temática no canal e gosta dos textos e até mesmo quem volta em um dos conteúdos pra dar aquela olhandinha no tema antes da compra.
Já imaginou sua marca estar lá quando esse momento mágico acontecer?
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é Customer Success e analista de marketing na WorldSense há 3 anos. Adilson é graduado em Comunicação Social pela UFMG.
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