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12 tendências de marketing de conteúdo que você deveria seguir

Certifique-se de que seus investimentos em conteúdo entregam retornos adequados para o seu negócio seguindo as tendências corretas de marketing de conteúdo

 

Chegamos a um ponto onde há tanto conteúdo publicado diariamente na internet que não conseguimos consumir nem mesmo uma pequena porcentagem do quanto os marketers gostariam. A fadiga do conteúdo se estabeleceu, e está criando um problema real para empresas que entendem a importância do marketing de conteúdo, mas não conseguem acabar com essa desordem.

Como você cria conteúdo suficiente com alta qualidade e garante que o público certo verá ele para ajudar sua empresa? Para estar “fora da curva” e ser uma das empresas que realmente aproveitam o marketing de conteúdo para aumentar a consciência de marca, as vendas e a lealdade dos clientes, você precisa entender quais tendências devem ser seguidas.

Aqui estão 12 tendências de marketing de conteúdo importantes para você seguir no próximo ano e garantir que seus investimentos ofereçam retornos adequados para o seu negócio a longo prazo:

 

1. Abrace o Machine Learning

Machine Learning é um subconjunto de inteligência artificial, e envolve o uso de algoritmos de computador para obter conhecimento de dados e informações. À medida que mais dados e informações são coletadas, as máquinas aprendem e produzem resultados diferentes com base em uma variedade de fatores, como padrões e tendências.

Ao longo do tempo, a máquina coleta mais e mais dados, e assim, seus resultados tornam-se mais precisos, relevantes e personalizados. Um dos melhores exemplos de aprendizagem de máquinas que podemos ver em ação é o algoritmo de mecanismos de pesquisa como o Google. À medida que mais pessoas realizam pesquisas usando o Google, o algoritmo de busca fica melhor e oferece resultados mais precisos.

Para o marketing de conteúdo, estão sendo desenvolvidas ferramentas que ajudam os publishers a criarem o conteúdo mais adequado para públicos-alvo específicos. Quando uma empresa pode publicar conteúdo perfeito e disponibilizá-lo à audiência correta no momento certo, as conversões aumentam naturalmente.
 

2. Potencialize a automação

Vivemos na era da automação, onde empresários experientes buscam formas de automatizar todas as tarefas imagináveis, incluindo tarefas relacionadas à criação, publicação e promoção de conteúdo. Essa tendência não vai parar de crescer tão cedo, então é melhor embarcar e começar a automatizar partes do seu processo de marketing de conteúdo o mais rápido possível.

Não se sinta dominado pela automação. Em vez disso, comece fazendo pequenas alterações nos fluxos de trabalho de marketing de conteúdo. Por exemplo, comece automatizando aspectos de sua geração de leads, e-mail marketing e iniciativas nas redes sociais.

 

3. Publique conteúdo co-criado

Por que confiar apenas em sua própria capacidade de criar conteúdo e promovê-lo quando você pode se associar a outra pessoa para fazê-lo? Publicar conteúdo em parceria com outra pessoa ou empresa que possa ajudar a expandir seu alcance e é uma tendência que qualquer empreendedor pode se beneficiar.

Conheça outras empresas que tenham os olhos e ouvidos do seu público-alvo e pergunte a elas se gostariam de se associar com você para criar e promover conteúdos úteis. Assim, você compartilhará a carga de trabalho e duplicará os benefícios para você.
 

4. Diga os dados, mas tenha como alvo as pessoas e suas necessidades

Os dados são críticos, mas não permita que eles o distraiam dos desejos e necessidades do seu público-alvo. Lembre-se, a grande maioria das decisões de compra são pelo menos parcialmente afetadas pelas emoções. Os dados não podem acompanhar com precisão as emoções, por isso, é importante que seu conteúdo transmita emoções com base nas necessidades das pessoas, ou você estará deixando passar um detalhe importante.

 

5. Seja adaptável, não apenas focado no calendário

A flexibilidade está se tornando cada vez mais importante no marketing de conteúdo. Os líderes no marketplace poderão adaptar rapidamente o seu conteúdo para atender às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores, aproveitando a aprendizagem e a automação de máquinas para se manterem à frente. Sim, você deve criar um calendário de conteúdo, mas não seja tão rígido a ponto de não poder adaptá-lo e aproveitar oportunidades (ou impedir ameaças) à medida que elas surgem.

 

6. Invista no longo prazo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo. Você pode complementá-lo com táticas de curto prazo para gerar resultados imediatos, mas seu poder em crescer uma marca e um negócio vem da sua capacidade de gerar crescimento orgânico sustentável a longo prazo para a sua empresa. Isso significa que você precisa se comprometer com a publicação de conteúdo de qualidade de forma consistente. Não desista. Persistência ganha quando se trata de marketing de conteúdo.

 

7. “Pague para jogar”

O marketing bem-sucedido de conteúdo geralmente exige aproveitar a publicidade do Facebook, bem como a divulgação de mídia e influenciadores. Esteja preparado para pagar para promover seu melhor conteúdo, o que significa que você precisará investir em publicidade, bem como em ferramentas e mão de obra para alcançar influenciadores-chave e membros da mídia.

 

8. Crie conteúdo dinâmico

conteúdo dinâmico é um conteúdo que você cria uma vez, mas inclui elementos variáveis que se modificam com base na audiência que o vê. Por exemplo, você poderia executar uma promoção de marketing por e-mail que mostra uma oferta de 10% de desconto para um segmento de sua audiência, e um desconto de 20% para outro segmento.

Quando você publica um conteúdo e criativos dinâmicos, as imagens, o texto e as ofertas podem mudar dependendo do indivíduo que consome esse conteúdo, mas você economiza tempo e dinheiro, porque você só precisa criar o conteúdo de uma vez. O conteúdo dinâmico tornou-se comum na maioria dos departamentos de marketing corporativo, e é bastante fácil e acessível o suficiente para que as pequenas empresas também o utilizem.

 

9. Atualize seu conteúdo antigo

Você nem sempre precisa “reinventar a roda”. Muitas empresas e publishers online estão tendo grande sucesso atualizando seu conteúdo antigo. Essa atualização não só afeta positivamente os rankings dos mecanismos de pesquisa desse conteúdo como também garante que mais pessoas o vejam.

Leva menos tempo para atualizar um antigo conteúdo do que para criar uma nova peça, então reveja seus conteúdos antigos e procure grandes peças que você possa reviver com uma atualização simples.
 

10. Alinhe conteúdo para a jornada do consumidor

É essencial que você considere aonde seu público está na jornada do consumidor antes de criar conteúdo, porque as pessoas que estão apenas começando a pensar que querem comprar algo precisam ver um conteúdo completamente diferente do que as pessoas que já estão prestes a fazerem uma compra. Isso funciona particularmente com produtos e serviços com longos processos de decisão de compra, como itens high-ticket.

Portanto, identifique onde seu público está na jornada do comprador e alinhe essas etapas com suas posições no funil de marketing, para criar o conteúdo mais relevante e direcionado possível. Seus resultados vão melhorar quando você tomar um tempo para garantir que seu conteúdo e a jornada do consumidor estejam alinhados.

 

11. A prova do futuro do seu conteúdo

Toda empresa publicará algum conteúdo “sensível ao tempo”, mas a maior parte do conteúdo deve ser permanente, o que significa que pode aguentar o teste do tempo. Para fazer isso, verifique se o seu conteúdo é claro, abrangente e factual. Pergunte a si mesmo: “se alguém ver esse conteúdo em um ano a partir de agora, ainda fará sentido? E em cinco anos?”

Não se preocupe se determinado conteúdo não passar pelo teste de tempo. Ele pode ser um candidato perfeito para uma atualização no futuro.

 

12. Vá fundo

O conteúdo que fornece informações básicas está em todos os lugares hoje. Se você quer que seu marketing de conteúdo seja bem-sucedido e funcione para o seu negócio, você precisa ir mais fundo do que os outros. Pense em qual é o próximo passo depois que alguém aprende ou conclui as etapas básicas. Seja específico e dê ao público mais do que eles podem encontrar em qualquer outro lugar.

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