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6 vantagens da relação entre inovação tecnológica e marketing

Confira os benefícios que o alinhamento entre inovação tecnológica e marketing pode trazer para a sua empresa

 

A união entre inovação da tecnologia e do marketing deixou de ser um luxo para se tornar uma verdadeira necessidade entre as empresas e gestores. Em um ambiente onde as ações de comunicação estão cada dia mais sofisticadas e eficientes, a necessidade de proporcionar uma experiência única para os consumidores se tornou ainda mais urgente.

E é nesse cenário que a tecnologia surgiu como um importante aliado dos profissionais de marketing na busca de resultados concretos e eficientes. Afinal, a utilização de dados deixou de se tornar um assunto pouco conhecido e, hoje, é uma das principais tendências dentro das organizações.

Certamente, isso é só o começo! Quer saber quais são os outros benefícios que o alinhamento entre as duas áreas pode te oferecer? Listamos seis das principais vantagens da integração de inovações tecnológicas no processo de marketing de uma empresa. Confira!

 

1. Aumento das vendas

O uso eficiente das novas tecnologias em estratégias de marketing proporciona um aumento muito considerável nas vendas. Se antes as pessoas tinham que se deslocar até as lojas para realizar uma compra, graças ao avanço e popularização da internet, hoje é possível contratar qualquer tipo de serviço ou comprar diversos produtos pelo celular ou computador.

Acompanhando os novos estilos de consumo, é necessário que as empresas se aproximem do seu público-alvo, gerando empatia e engajamento, para só depois converter o visitante do site em cliente. Diante desse cenário, a internet e as plataformas digitais surgem como uma forma de otimizar esse processo.

Além da aproximação entre consumidor e marca, possibilitada pela internet, os softwares de gestão de relacionamento com o cliente, também conhecido como CRM, facilitam a leitura dos históricos de compras e navegação do seu público-alvo, os direcionando para ofertas personalizadas e criando campanhas exclusivas.

Mas muita atenção! É preciso ter consciência de que não basta criar um perfil em alguma rede social ou ter um site para começar a vender bem. Mais do que isso, é necessário a implantação de uma estratégia sólida que utilize os benefícios digitais de uma forma coerente.

 

2. Maior organização e produtividade

Além de contribuir para o aumento das vendas, a união entre inovação tecnológica e marketing afetam o modelo de trabalho de uma empresa nas mais diferentes áreas. Tecnologias móveis e de gestão estão cada vez mais presentes na rotina dos profissionais, influenciando diretamente na produtividade do negócio.

Quando usado da maneira correta, um software de gestão integrada possibilita a união de todas as informações de uma empresa, como o cadastro dos clientes até os relatórios de estoque, passando pelas ações de marketing. Com isso, é possível solucionar os problemas de comunicação entre diferentes setores e agilizar diferentes processos do dia a dia.

Isso sem falar no acesso remoto de dados. Equipamentos portáteis e armazenamento na nuvem são, provavelmente, a solução procurada para ter acesso a todos os dados sobre vendas, finanças ou produção além do ponto de trabalho, como em reuniões ou apresentações externas.

 

3. Aumento da competitividade

Quando usadas de forma adequada, as novas tecnologias podem ser uma verdadeira vantagem competitiva para a sua empresa. Isso porque, ao adotar esses recursos na sua estratégia de marketing, você se tornará mais eficiente na atração de novos clientes.

Embora algumas tecnologias apresentem um custo de aquisição imediatamente maior, elas oferecem grande redução nos gastos em médio e longo prazo. Além disso, você será visto como uma empresa inovadora aos olhos do seu público-alvo, o que pode aumentar a sua fatia de participação no mercado.

O fato é que o consumidor está sempre em busca de novidades. Uma empresa que investe em tecnologias sempre se destaca como uma provável sobrevivente em um mercado que está em constante mutação, o que passa mais segurança e credibilidade para que os clientes invistam em algo que você está oferecendo.

 

4. Ampliação do contato com os consumidores

Seja por meio de eventos, redes sociais ou criação de conteúdo exclusivo e personalizado, a palavra de ordem do marketing digital é relacionamento. Diante disso, o investimento em tecnologia surge como uma excelente oportunidade para ampliar o contato das marcas com o seu público-alvo.

Sistemas de análise de dados, como o CRM, oferecem infraestrutura e informações necessárias para que as equipes de marketing conheçam os seus consumidores de forma eficiente. Assim, é possível ampliar a interação entre as partes, criando estratégias que estejam mais alinhadas com o perfil e necessidades do cliente.

Além disso, algumas plataformas, como as redes sociais e blogs, possibilitam uma interação maior com o público. Afinal, um canal direto entre as partes aumenta consideravelmente o engajamento com a marca.

 

5. Acompanhamento dos resultados das campanhas de marketing

Outro ponto importante que comprova o poder da relação entre as inovações tecnológicas e o marketing é a mensuração eficiente do resultado das estratégias. Diferente do marketing tradicional, nas ações digitais tudo é mensurado, analisado e comprovado.

Graças a alguns softwares específicos é possível acompanhar o desempenho de todas as suas ações. Assim é possível avaliar a eficiência das campanhas e ajustar imediatamente, sempre que for necessário, as estratégias implementadas.

Essas ferramentas, desenvolvidas pela área de TI, são a base para que as equipes de marketing mensurem a resposta de suas ações, avaliando o retorno dos investimentos.

 

6. Redução de tempo e custos

Dentre as vantagens já citadas, vale destacar que o alinhamento da tecnologia com o marketing influencia positivamente na gestão de recursos da empresa, como tempo e dinheiro.

Isso acontece porque, quando fundamentadas em dados concretos, as estratégias desenvolvidas pela equipe de marketing se tornam mais precisas e eficientes, evitando o desperdício de esforços em ações desnecessárias, que não apresentam bons resultados ou sejam muito onerosas.

Agora que você já sabe as principais vantagens da relação entre inovação tecnológica e marketing, que tal integrar essas áreas em suas próximas estratégias? Com o auxílio de uma empresa especializada é possível otimizar os seus processos e alcançar resultados ainda melhores.

Julia Munhoz

é analista de Conteúdo e editora do blog da mobLee, onde lidera a produção de conteúdos do blog oficial da empresa. É formada em Fotografia e Design. Pós-graduada em Marketing e Comunicação.

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