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5 habilidades que um Content Manager precisa ter

Content managers são profissionais cada vez mais requisitados. Eles são responsáveis por alinhar a estratégia de conteúdo digital, manter o calendário editorial da empresa ativo e em dia, coordenar profissionais do time interno e freelancers que produzam artigos, e-books, vídeos, chamadas em redes sociais e outras peças. A responsabilidade final do content manager é garantir que o conteúdo:

  • Seja distribuído nos canais certos;
  • Traga visitas para os sites e landing pages;
  • Faça com que parte dos visitantes assinem a newsletter, baixem conteúdos mais completos e tornem-se leads;
  • Ajude os leads a tirar todas as suas dúvidas desde suas primeiras pesquisas até o momento da compra e depois também, para que se tornem clientes engajados.

Ou seja, a efetividade do content manager é medida em volume de visitas, leads qualificados e também em volume de receita proveniente dos canais digitais.

Hoje, são mais de 80 mil empresas americanas à procura desses profissionais em plataformas como LinkedIn, Indeed e outras. No Brasil, também há centenas de vagas em aberto, principalmente em empresas B2B e agências. Mas, afinal, como identificar se o candidato a content manager tem potencial para entregar resultados? Se você é esse profissional ou busca contratar um com tal qualificação, conheça as habilidades que não podem faltar no candidato:

 

1. Gestão de Projetos

Um content manager estabelece padrões, fluxos de trabalho, sistemas e processos para gerenciar a criação de conteúdo diariamente. Não só para criar conteúdos ele mesmo, mas também para atribuir conteúdo a freelancers ou redatores internos, editores e designers, gerenciar um calendário para manter uma programação e distribuição com publicações constantes, promovendo e medindo resultados.

Ele deve também assegurar que todo o conteúdo seja consistente (quanto ao tom da marca de voz e quanto ao estilo) e otimizado para pesquisa e experiência do usuário em todos os canais, orgânicos ou pagos.

O content manager deve ser capaz de gerenciar a equipe de conteúdo, mantendo o controle de tarefas, fluxos de trabalho, prazos e pagamentos, de forma coordenada com o financeiro da empresa. Claro que é ainda melhor quando todo mundo faz o que é necessário, sem o content manager precisar ficar em cima. Para isso, esse profissional precisa conhecer e usar as ferramentas certas. Para aqueles que estão implementando processos, o modelo de Content RASCI pode ajudar.

 

2. Capacidade de aprender e mudar (rápido)

Lado a lado com as habilidades de gerenciamento de projetos, os melhores content managers que eu conheço têm uma abordagem científica para novidades. Eles estão sempre dispostos a testar técnicas, ferramentas e canais alternativos, acompanhando o que fazem e os resultados que coletam à medida que o processo evolui.

Uma vez que eles aprendem o que precisam e testam suas hipóteses, eles têm grande prazer em compartilhar suas descobertas com os líderes, a equipe e, às vezes, até transformar o que aprenderam em novos conteúdos para compartilhar com o público. Tanto em caso de sucesso quanto de fracasso.

Uma vez que não existem modelos precisos nem manuais para o marketing de conteúdo, uma rotina de disciplina, muita pesquisa e testes para encontrar novas e melhores ações ainda são partes fundamentais das boas práticas dessa profissão.

 

3. Aptidão para novas tecnologias

O marketing de conteúdo requer um conjunto específico de ferramentas e processos, de preferência centralizados por uma plataforma. A rotina exige conhecimento em SEO, SEM, HTML básico e CSS para configurar landing pages e CTAs. O content manager também precisará trabalhar com o suporte técnico da empresa para implementar sistemas essenciais (como automação de marketing, e-mail e gerenciamento de mídia social).

 

4. Gestão de pessoas

Para gerenciar os esforços de todos os redatores, editores, produtores, designers e criadores de vídeo, o gerente de conteúdo será obrigado a usar de sua motivação e habilidades de liderança.

O mesmo vale para colaborar com os líderes da empresa em iniciativas para identificar oportunidades de conteúdo e táticas para entregar resultados para o marketing. Eventualmente, ele também irá participar da contratação de outros membros da equipe.

 

5. Pensamento analítico

Por último, mas não menos importante, alinhar os objetivos de desempenho de conteúdo para atingir os objetivos da empresa em cada mês, trimestre e ano é parte das responsabilidades de um content manager.

O seu objetivo é atrair novos leads? Ou é converter os leads que você já tem em SQLs (leads qualificados para venda) e clientes? O content manager deve definir táticas, seguir os KPIs apropriados e ter ações de acordo com os resultados que a empresa precisa.

 

Você está buscando um content manager para sua empresa ou agência? Use essas habilidades para compor uma job description completa e procure identificar essas qualidades nos candidatos que você entrevistar.

Você é um content manager a procura de oportunidades?

Trabalhe seu auto-desenvolvimento tendo em vista as habilidades descritas aqui. Em ambos os casos, desejo muito sucesso para sua estratégia de conteúdo!

 

Job Description para contratar Content Managers (fique à vontade para copiar e adaptar!)

 

Descrição do cargo

Content manager na [NOME DA EMPRESA]

Estamos à procura de um content manager para coordenar a criação e a distribuição de vários tipos de conteúdos, para atrair visitas e leads, além de fluxos de nutrição. Este profissional terá papel-chave em nosso time de marketing. Você será encarregado de expandir nossos esforços de marketing de conteúdo com o objetivo de direcionar tráfego, engajamento e leads que resultem em vendas e retenção de clientes.

 

Você irá (responsabilidades):

  • Desenvolver e documentar a estratégia de marketing de conteúdo.
  • Organizar processos para garantir prazos e alto desempenho para todo o fluxo de criação de conteúdo.
  • Gerenciar nosso calendário editorial garantindo conteúdo segmentado para todos os nossos canais, incluindo blog, redes sociais, canais de parceiros e mídia paga.
  • Criar e organizar a criação de materiais para atrair leads e assinantes da newsletter (incluindo e-books, guias, whitepapers, infográficos, vídeos, planilhas e muito mais).
  • Criar e atualizar fluxos de nutrição de e-mail para cumprir as jornadas de compra de nossos clientes.
  • Colaborar com redatores, designers, equipe técnica, marketing de produto, equipe de vendas, influenciadores externos e especialistas da indústria para criar e distribuir conteúdo.
  • Estabelecer KPIs e metas de desempenho para avaliar e otimizar a eficácia do conteúdo.

 

Você é…

  • Apaixonado pela [NOME DA EMPRESA], nossa comunidade e indústria?
  • Graduado ou tem formação equivalente?
  • Qualificado em gestão de projetos para priorizar várias tarefas e partes interessadas em um ambiente de ritmo acelerado?
  • Familiarizado com Plataformas de Content Marketing (como a Contentools), WordPress, HTML e CSS?
  • Consciente das melhores práticas para atuação em redes sociais (LinkedIn, SlideShare, Twitter, YouTube) com a compreensão de quais abordagens de conteúdo funcionam em cada um e por quê?
  • Capaz de rastrear dados e usar análise para conduzir decisões e medir resultados?
  • Motivado para descobrir novas técnicas, testá-las e compartilhar resultados com outras pessoas?
  • Uma pessoa que gosta de trabalhar em equipe?

Se você disse SIM a todos os itens acima, você é o herói de conteúdo que estamos procurando! [Inclua dados de contato]

 

é CEO da Contentools

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