Terça-feira, 11 de julho de 2017
Content managers são profissionais cada vez mais requisitados. Eles são responsáveis por alinhar a estratégia de conteúdo digital, manter o calendário editorial da empresa ativo e em dia, coordenar profissionais do time interno e freelancers que produzam artigos, e-books, vídeos, chamadas em redes sociais e outras peças. A responsabilidade final do content manager é garantir que o conteúdo:
Ou seja, a efetividade do content manager é medida em volume de visitas, leads qualificados e também em volume de receita proveniente dos canais digitais.
Hoje, são mais de 80 mil empresas americanas à procura desses profissionais em plataformas como LinkedIn, Indeed e outras. No Brasil, também há centenas de vagas em aberto, principalmente em empresas B2B e agências. Mas, afinal, como identificar se o candidato a content manager tem potencial para entregar resultados? Se você é esse profissional ou busca contratar um com tal qualificação, conheça as habilidades que não podem faltar no candidato:
Um content manager estabelece padrões, fluxos de trabalho, sistemas e processos para gerenciar a criação de conteúdo diariamente. Não só para criar conteúdos ele mesmo, mas também para atribuir conteúdo a freelancers ou redatores internos, editores e designers, gerenciar um calendário para manter uma programação e distribuição com publicações constantes, promovendo e medindo resultados.
Ele deve também assegurar que todo o conteúdo seja consistente (quanto ao tom da marca de voz e quanto ao estilo) e otimizado para pesquisa e experiência do usuário em todos os canais, orgânicos ou pagos.
O content manager deve ser capaz de gerenciar a equipe de conteúdo, mantendo o controle de tarefas, fluxos de trabalho, prazos e pagamentos, de forma coordenada com o financeiro da empresa. Claro que é ainda melhor quando todo mundo faz o que é necessário, sem o content manager precisar ficar em cima. Para isso, esse profissional precisa conhecer e usar as ferramentas certas. Para aqueles que estão implementando processos, o modelo de Content RASCI pode ajudar.
Lado a lado com as habilidades de gerenciamento de projetos, os melhores content managers que eu conheço têm uma abordagem científica para novidades. Eles estão sempre dispostos a testar técnicas, ferramentas e canais alternativos, acompanhando o que fazem e os resultados que coletam à medida que o processo evolui.
Uma vez que eles aprendem o que precisam e testam suas hipóteses, eles têm grande prazer em compartilhar suas descobertas com os líderes, a equipe e, às vezes, até transformar o que aprenderam em novos conteúdos para compartilhar com o público. Tanto em caso de sucesso quanto de fracasso.
Uma vez que não existem modelos precisos nem manuais para o marketing de conteúdo, uma rotina de disciplina, muita pesquisa e testes para encontrar novas e melhores ações ainda são partes fundamentais das boas práticas dessa profissão.
O marketing de conteúdo requer um conjunto específico de ferramentas e processos, de preferência centralizados por uma plataforma. A rotina exige conhecimento em SEO, SEM, HTML básico e CSS para configurar landing pages e CTAs. O content manager também precisará trabalhar com o suporte técnico da empresa para implementar sistemas essenciais (como automação de marketing, e-mail e gerenciamento de mídia social).
Para gerenciar os esforços de todos os redatores, editores, produtores, designers e criadores de vídeo, o gerente de conteúdo será obrigado a usar de sua motivação e habilidades de liderança.
O mesmo vale para colaborar com os líderes da empresa em iniciativas para identificar oportunidades de conteúdo e táticas para entregar resultados para o marketing. Eventualmente, ele também irá participar da contratação de outros membros da equipe.
Por último, mas não menos importante, alinhar os objetivos de desempenho de conteúdo para atingir os objetivos da empresa em cada mês, trimestre e ano é parte das responsabilidades de um content manager.
O seu objetivo é atrair novos leads? Ou é converter os leads que você já tem em SQLs (leads qualificados para venda) e clientes? O content manager deve definir táticas, seguir os KPIs apropriados e ter ações de acordo com os resultados que a empresa precisa.
Você está buscando um content manager para sua empresa ou agência? Use essas habilidades para compor uma job description completa e procure identificar essas qualidades nos candidatos que você entrevistar.
Você é um content manager a procura de oportunidades?
Trabalhe seu auto-desenvolvimento tendo em vista as habilidades descritas aqui. Em ambos os casos, desejo muito sucesso para sua estratégia de conteúdo!
Job Description para contratar Content Managers (fique à vontade para copiar e adaptar!)
Descrição do cargo
Content manager na [NOME DA EMPRESA]
Estamos à procura de um content manager para coordenar a criação e a distribuição de vários tipos de conteúdos, para atrair visitas e leads, além de fluxos de nutrição. Este profissional terá papel-chave em nosso time de marketing. Você será encarregado de expandir nossos esforços de marketing de conteúdo com o objetivo de direcionar tráfego, engajamento e leads que resultem em vendas e retenção de clientes.
Você irá (responsabilidades):
Você é…
Se você disse SIM a todos os itens acima, você é o herói de conteúdo que estamos procurando! [Inclua dados de contato]
A² BI é uma empresa especializada em gestão de dados, que auxilia os clientes no processo de estruturação para se tornarem Data Driven.
Somos uma rede de streamers focados em e-sports. Nosso objetivo é aprimorar o conteúdo gamer, e cada vez mais expandir e profissionalizar o cenário de esportes digitais.
Plataforma de marketing cloud com envios de e-mail marketing, e-mail remarketing e campanhas transacionais multi-canal (e-mail, sms, push e facebook)
Pertence ao Grupo iMasters. Primeira empresa brasileira especializada exclusivamente em WordPress. Orgulhosamente certificada por seus clientes.
A CI&T é a especialista global em soluções digitais escolhida por líderes como Coca-Cola, Netshoes, Motorola e Alelo para conduzir suas iniciativas mais inovadoras.
Plataforma de Marketing de Conteúdo para gestão de conteúdos online com uma base de profissionais qualificados à disposição.
Somos uma consultoria focada em oferecer o que há de mais inovador em soluções digitais no mercado.
Pioneira e especialista em gestão de mídia programática e personalização de anúncio.
A Good To Connect é uma consultoria de negócios que desenvolve soluções digitais com foco em performance.
A Havas é um dos maiores grupos de comunicação do mundo comprometido em ser o melhor em conectar pessoas e marcas através da criatividade, mídia e inovação.
A Infracommerce é especializada em negócios digitais nos modelos B2C, B2B e B2E, Marketplace, Omnichannel e Cross-Border. Referência em projetos Full Service na América Latina, oferece soluções para Plataforma, Marketing & Vendas e Operações.
Fundada em 2011, em Recife, a In Loco hoje é pioneira no mercado de soluções com aplicações em marketing, CRM e prevenção de fraude baseadas em geolocalização.
A InsideOut é uma Agência de Lançamento de Produtos Digitais. Desenvolvemos Branding, Inbound Marketing e Coaching para o Expert.
Somos uma plataforma Automação de Vendas e Marketing para Negócios Digitais.
Movida pela paixão por desenvolver, a Locaweb oferece um portfólio completo de serviços de internet.
A mobLee oferece aos eventos uma plataforma digital simples com soluções para divulgação online, venda de ingressos, engajamento e geração de negócios
Predicta é uma empresa especializada em estratégias de marketing digital, que conecta marcas à melhor audiência. É pioneira em oferecer soluções integradas de serviços e tecnologia.
Os serviços digitais da PwC ajudam os clientes a aproveitarem o potencial digital no desenvolvimento dos projetos e oferecem soluções da estratégia à execução.
Um dos sites mais acessados do Brasil está a 17 anos mudando a forma de empresas e consumidores se relacionarem para construir um mundo melhor. =)
Transformamos o Google e as redes sociais em poderosas ferramentas de geração de negócios para sua empresa
Somos uma poderosa ferramenta de automação de marketing que otimiza sua estratégia. É o melhor custo-benefício do país para agências e empresas.
A Sympla é uma plataforma completa para gestão de eventos que traz vantagens para o organizador, nossas soluções simplificam a forma de administrar as etapas do evento, na venda de ingressos e inscrições para qualquer tipo de evento.
A plataforma flexível e fácil da Unbounce tem tudo o que precisa para obter mais conversões, desde criar landing pages, pop ups e banner fixos até executar a otimização e teste A / B.
Somos uma produtora especializada em vídeos para web, transmissões ao vivo, motion, video email, institucionais, ensino a distância, video-commerce e muito mais. Transformamos suas ideias em vídeos para internet!
A Vitrio é uma agência digital Full Service com foco em performance. Atua em quatro grandes pilares: Mídia de Performance, com foco em ROI e Rentabilidade, Métricas & Analytics com o objetivo de aumentar a taxa de conversão do site.
Plataforma de e-commerce baseada em código único, multi-tenant, escalável e extensível. Solução omnichannel de rápido time-to-market.
Agência focada no desenvolvimento de experiências tecnológicas altamente sofisticadas.
Tudo que você precisa para criar um site incrível. Você está em boas mãos. Tudo disponível em um único lugar para você.
A WorldSense posiciona marcas no contexto certo e no foco da atenção de leitores interessados em artigos dos principais portais da web.
Portal colaborativo onde os melhores profissionais de marketing digital se reúnem para compartilhar os seus conhecimentos e discutir as suas ideias.
O Instituto Mestre GP tem como objetivo conectar, construir e disseminar conteúdos e conhecimento sobre Gestão de Projetos para o mercado publicitário.
Uma associação sem fins lucrativos focada em acelerar a transformação e a inovação do marketing através do mobile.
Portal sobre Marketing, Ferramenta de inteligência estratégica, com casos de sucesso, pesquisas, estudos, reportagens e notícias.
Plataforma de benefícios exclusivos para seus funcionários e clientes. Com a New Value você proporciona ao seu funcionário ou cliente a oportunidade de economizar de forma simples.
O Opinion Box oferece soluções de pesquisa de mercado online . Crie questionários, envie pesquisas e analise os resultados. Experimente gratuitamente!
Especializada na criação de vídeos para internet, uma forma dinâmica e objetiva de apresentar seu projeto, seja um único vídeo ou um plano mensal!
Agência de comunicação que desenvolve trabalhos de Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo, Mídias Sociais, Parcerias Estratégicas e Media Training.
Criado em 2008, o STARTUPI é o mais tradicional portal de conteúdo dirigido ao ecossistema brasileiro de Startups.
Comentários