Artigos

20 dicas rápidas para melhorar o marketing do seu evento

Confira essas 20 dicas que podem te ajudar a dar um upgrade no seu evento e engajar ainda mais sua audiência

 

Promover bons eventos que engajem ainda mais a sua audiência não é tarefa fácil. O desafio é diário e multidisciplinar e, naturalmente, atividades de marketing também estão envolvidas nessa tarefa.

Aqui estão 20 dicas rápidas e concisas para que você impulsione ainda mais o seu evento. São drops de informação organizados em segmentos que contemplam as fases pré, trans e pós-evento.

Continue a leitura e aproveite! 🙂

1. Defina uma palavra-chave

É fundamental que você defina uma palavra-chave relevante. A palavra-chave deve combinar o tema do evento, a palavra “evento” e, talvez, o nome da cidade onde o evento ocorrerá.

 

2. Cuidado com títulos e tags

Utilize títulos e tags que incluam a palavra-chave do seu evento. É interessante que elas apareçam no início dos títulos. Isso é importante para indicar relevância ao Google e a outros mecanismos de busca.

 

3. Crie uma descrição atraente

Descreva de maneira clara, objetiva e atraente o tema do evento, o lugar onde acontecerá, as datas, os horários e quem participará. A descrição deve incluir os aprimorar as experiências e as relações entre benefícios para os participantes. Se possível, utilize citações e depoimentos provenientes de participantes de edições anteriores, incluindo palestrantes e expositores, para endossar tais benefícios.

 

4. Atente-se à imagem do evento

Um site para o seu evento é essencial para a divulgação ser efetiva.

Quando ele for compartilhado em mídias sociais, é provável que, junto ao compartilhamento, apareça uma imagem de thumbnail do evento.

Cuidado! Certifique-se de que essa imagem seja representativa do evento, como sua logo e dados essenciais.

 

5. Defina a frequência

Planeje de antemão com que frequência você enviará e-mails e publicar conteúdos.

A medida que o evento se aproxima e novidades sobre a programação surgem, você pode elevar a frequência de envios, aumentando o engajamento e ansiedade dos participantes.

 

6. Chame atenção com o assunto

Os assuntos dos e-mails que você enviar devem inspirar ansiedade e excitação nos seus participantes, resultado em maior taxas de abertura

Assuntos como “10 coisas que você irá perder se não participar do evento” podem ser uma boa pedida. Veja mais dicas de como uma campanha de e-mail marketing pode engajar o seu público em eventos.

 

7. Utilize hashtags

Defina uma hashtag que seja curta, única e caracterize bem o seu evento. Você deverá utilizá-la na maioria, senão todas, as suas publicações em mídias sociais.

 

8. Divulgue o seu evento no Facebook, LinkedIn e Google+

Utilize ferramentas como HootSuite ou Buffer para reproduzir o seu conteúdo simultaneamente nessas três mídias sociais, economizando tempo e otimizando todo esse processo.

Neste artigo, você encontra 4 dicas matadoras para tirar proveito das novidades em mídias sociais no seu evento.

 

9. Faça uso do e-mail de confirmação de inscrição

Se você está organizando um evento, provavelmente conta com uma plataforma de inscrição, correto?

Depois que o seu participantes se inscrever no evento, ele deverá receber um email automático confirmando a inscrição. Aproveite esse e-mail para solicitar a ele que siga o evento em suas mídias sociais.

 

10. Movimento suas mídias sociais

Se você notar que uma das páginas do seu evento tem ganho mais tração em alguma mídias sociais do que em outra, passe a movimentar mais as demais.

Por exemplo, se alguém compartilhar algo do evento no Facebook, se possível, agradeça o compartilhamento no Twitter, chamando ainda mais participantes para o seu evento.

 

11. Convide os palestrantes para escreverem guest posts

Isso pode tomar um pouco de tempo dos seus palestrantes, mas encoraje eles que escrevam posts para o blog do evento. Isso pode fazer maravilhas para o SEO do seu site.

 

12. Encontre parceiros para registrar fotos e vídeos

Se o orçamento do seu evento é enxuto, considere contratar profissionais por meio de permuta.

Você pode oferecer entrada gratuita ou garantir alguma exposição ao trabalho deles. Ou ainda, contar com o guia rápido para a economia inteligente em eventos.

 

13. Padronize as apresentação

Crie um modelo de apresentação padrão para os softwares mais utilizados, como PowerPoint e Keynote, de acordo com a identidade visual do evento. Envie o modelo aos seus palestrantes, para que eles o utilizem. Isso garantirá uniformidade visual ao evento, tornando-o mais profissional.

Confira aqui 4 dicas para melhorar apresentação dos palestrantes nos seus eventos.

14. Facilita a vida dos seus parceiros

Você deve encorajar os seus parceiros a divulgarem o seu evento. Mais do que isso, você pode facilitar a vida deles.

Prepare postagens em mídias sociais e e-mails marketing e apenas peça a eles que reproduzam o conteúdo em seus canais.

 

15. Fortaleça o networking do seu evento

Convide seus parceiros, patrocinadores, membros da imprensa e influenciadores para um jantar com alguns dias de antecedência ao evento.

Essa é uma oportunidade para que você se aproxime deles, fortalecendo seus relacionamentos e melhorando ainda mais o networking.

 

16. Comunique a imprensa

Diversos jornalistas cobrem o segmento de eventos. Descubra quem são e contate eles, enviando materiais e informações sobre o seu evento.

Você pode até sugerir algum artigo que possa se interessante, como uma entrevista com algum dos seus palestrantes ou algo do tipo. Essa pode ser uma ótima maneira de ganhar tração na divulgação do seu evento.

 

17. Torne seu conteúdo mobile friendly

Os mecanismos de busca valorizam sites adaptados a dispositivos móveis. Por isso é fundamental que o seu site possua uma versão mobile ou, mais importante, seja responsivo.

Além disso, é provável que boa parte dos seus acessos sejam provenientes de smartphones. Entenda aqui, a diferença entre aplicativo nativo, web app ou site responsivo?

 

18. Crie um aplicativo do seu evento

O alcance orgânico das mídias sociais é cada vez menor, e os e-mails marketing têm apresentado taxa de abertura cada vez menor.

Criando um aplicativo do seu evento e incentivando seus participantes a adotá-lo, poderá permitir que você crie um canal de comunicação e marketing extremamente efetivo.

 

19. Abuse dos recursos de networking

Se o seu aplicativo possuir algum recurso de networking, incentive os seus participantes a utilizá-lo, criando um senso de comunidade em torno do evento.

Um bom coffee break também é essencial para estimular o engajamento. Você terá inúmeras oportunidades! Aproveite muito bem cada uma delas.

 

20. Convide seus participantes a serem notificados sobre próximas edições

Quando a próxima edição do seu evento se aproximar, comece a divulgá-lo a partir da lista de inscritos da edição anterior. É interessante que você informe-os da próxima edição por e-mail ou através de notificações.

Uma forma de validar o interesse deles é solicitar o feedback e entender quantos demonstram interesse em participar de um próximo evento.

E aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir o que aprendi indo ao evento do Fórum de Marketing Digital, do Digitalks. Você vai encontrar um resumão das palestras por lá e muitas dicas interessantes!

 

A Moblee também estará presente no palco Master Seminars, no Fórum Digitalks 2018. André Rodrigues, o CEO, vai falar sobre a lacuna entre o digital e o offline. A palestra dele é no dia 05/09.

EXPO FÓRUM DIGITALKS 2018 » Quer participar da edição 2018? Confira as condições especiais para compra antecipada e descontos em passagem aérea e hospedagem. Garanta sua vaga ;)

Julia Munhoz

é analista de Conteúdo e editora do blog da mobLee, onde lidera a produção de conteúdos do blog oficial da empresa. É formada em Fotografia e Design. Pós-graduada em Marketing e Comunicação.

Comentários

PUBLICIDADE