Segunda-feira, 03 de setembro de 2018
Uma história só é realmente épica quando possui um final tão retumbante quanto seu começo. Produtos e serviços também precisam contar histórias para engajar clientes. Logo, tão importante quanto o lançamento é a descontinuação de um produto ou serviço.
No Brasil estamos impregnados pelo egocentrismo ocidental, mas que tal encarar o fim como os orientais? Para os japoneses, chineses, tibetanos e indianos, guiados pela cultura budista, a morte é considerada uma oportunidade de renascimento, por isso, ao invés de preto, usa-se o branco para celebrar o luto. Nessas culturas, segue-se a vida honrando a memória e sabedoria de ancestrais.
Por aqui, pintam a “descontinuação” como um monstro, mas não há porque temê-la. O que deve ser motivo de preocupação é:
Indiferentemente do ramo ou tamanho, a tecnologia deve ser um catalisador dos negócios e não uma âncora, uma vez que soluções antigas tendem a ser pautadas por sistemas legados com péssima usabilidade.
Foi-se o tempo do consumidor ser refém de empresas ou produtos. Com inúmeras opções de mobilidade para os clientes escolherem é essencial se posicionar como real parceiro e manter a oferta competitiva e atrativa.
Reforce seu compromisso com o cliente e demostre que a empresa, além de madura, é mais do que apenas um produto. Interaja com o cliente propondo diferentes soluções para o mesmo problema, pois no final, a relação cliente-empresa não deve se resumir à compra e venda de um específico produto ou serviço.
O declínio não é uma opção, mas sim uma questão de tempo. Ainda que você acredite que não tem motivos para preocupação, honre nossa latinidade, vamos “despacito”. Fique ao menos atento a indícios – não óbvios – do esgotamento dos produtos e serviços:
Se a história vem nos ensinando que até mesmo os maiores impérios tiveram seu apogeu e decadência, por que com nossos produtos e serviços seria diferente?
Lembre-se que um dos caminhos para uma vida longa e próspera para a empresa é a gestão eficiente do ciclo de vida dos produtos ou serviços dela. Então, entenda em que fase se encontra cada item do seu portfólio.
é graduado em Administração pela Universidade Mackenzie; pós-graduado em Economia, pela formação conjunta da USP com a universidade de Grenoble/FR, e recentemente pós-graduado em Marketing Management, pelo Insper. Atua como Product Ower do portfólio Cloud na Locaweb, além de coautor do desconstrutivo.com e entusiasta do desenvolvimento por meio do encontro das ciências sociais e exatas.
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