Segunda-feira, 02 de julho de 2018
Promover bons eventos que engajem ainda mais a sua audiência não é tarefa fácil. O desafio é diário e multidisciplinar e, naturalmente, atividades de marketing também estão envolvidas nessa tarefa.
Aqui estão 20 dicas rápidas e concisas para que você impulsione ainda mais o seu evento. São drops de informação organizados em segmentos que contemplam as fases pré, trans e pós-evento.
Continue a leitura e aproveite! 🙂
É fundamental que você defina uma palavra-chave relevante. A palavra-chave deve combinar o tema do evento, a palavra “evento” e, talvez, o nome da cidade onde o evento ocorrerá.
Utilize títulos e tags que incluam a palavra-chave do seu evento. É interessante que elas apareçam no início dos títulos. Isso é importante para indicar relevância ao Google e a outros mecanismos de busca.
Descreva de maneira clara, objetiva e atraente o tema do evento, o lugar onde acontecerá, as datas, os horários e quem participará. A descrição deve incluir os aprimorar as experiências e as relações entre benefícios para os participantes. Se possível, utilize citações e depoimentos provenientes de participantes de edições anteriores, incluindo palestrantes e expositores, para endossar tais benefícios.
Um site para o seu evento é essencial para a divulgação ser efetiva.
Quando ele for compartilhado em mídias sociais, é provável que, junto ao compartilhamento, apareça uma imagem de thumbnail do evento.
Cuidado! Certifique-se de que essa imagem seja representativa do evento, como sua logo e dados essenciais.
Planeje de antemão com que frequência você enviará e-mails e publicar conteúdos.
A medida que o evento se aproxima e novidades sobre a programação surgem, você pode elevar a frequência de envios, aumentando o engajamento e ansiedade dos participantes.
Os assuntos dos e-mails que você enviar devem inspirar ansiedade e excitação nos seus participantes, resultado em maior taxas de abertura.
Assuntos como “10 coisas que você irá perder se não participar do evento” podem ser uma boa pedida. Veja mais dicas de como uma campanha de e-mail marketing pode engajar o seu público em eventos.
Defina uma hashtag que seja curta, única e caracterize bem o seu evento. Você deverá utilizá-la na maioria, senão todas, as suas publicações em mídias sociais.
Utilize ferramentas como HootSuite ou Buffer para reproduzir o seu conteúdo simultaneamente nessas três mídias sociais, economizando tempo e otimizando todo esse processo.
Neste artigo, você encontra 4 dicas matadoras para tirar proveito das novidades em mídias sociais no seu evento.
Se você está organizando um evento, provavelmente conta com uma plataforma de inscrição, correto?
Depois que o seu participantes se inscrever no evento, ele deverá receber um email automático confirmando a inscrição. Aproveite esse e-mail para solicitar a ele que siga o evento em suas mídias sociais.
Se você notar que uma das páginas do seu evento tem ganho mais tração em alguma mídias sociais do que em outra, passe a movimentar mais as demais.
Por exemplo, se alguém compartilhar algo do evento no Facebook, se possível, agradeça o compartilhamento no Twitter, chamando ainda mais participantes para o seu evento.
Isso pode tomar um pouco de tempo dos seus palestrantes, mas encoraje eles que escrevam posts para o blog do evento. Isso pode fazer maravilhas para o SEO do seu site.
Se o orçamento do seu evento é enxuto, considere contratar profissionais por meio de permuta.
Você pode oferecer entrada gratuita ou garantir alguma exposição ao trabalho deles. Ou ainda, contar com o guia rápido para a economia inteligente em eventos.
Crie um modelo de apresentação padrão para os softwares mais utilizados, como PowerPoint e Keynote, de acordo com a identidade visual do evento. Envie o modelo aos seus palestrantes, para que eles o utilizem. Isso garantirá uniformidade visual ao evento, tornando-o mais profissional.
Confira aqui 4 dicas para melhorar apresentação dos palestrantes nos seus eventos.
Você deve encorajar os seus parceiros a divulgarem o seu evento. Mais do que isso, você pode facilitar a vida deles.
Prepare postagens em mídias sociais e e-mails marketing e apenas peça a eles que reproduzam o conteúdo em seus canais.
Convide seus parceiros, patrocinadores, membros da imprensa e influenciadores para um jantar com alguns dias de antecedência ao evento.
Essa é uma oportunidade para que você se aproxime deles, fortalecendo seus relacionamentos e melhorando ainda mais o networking.
Diversos jornalistas cobrem o segmento de eventos. Descubra quem são e contate eles, enviando materiais e informações sobre o seu evento.
Você pode até sugerir algum artigo que possa se interessante, como uma entrevista com algum dos seus palestrantes ou algo do tipo. Essa pode ser uma ótima maneira de ganhar tração na divulgação do seu evento.
Os mecanismos de busca valorizam sites adaptados a dispositivos móveis. Por isso é fundamental que o seu site possua uma versão mobile ou, mais importante, seja responsivo.
Além disso, é provável que boa parte dos seus acessos sejam provenientes de smartphones. Entenda aqui, a diferença entre aplicativo nativo, web app ou site responsivo?
O alcance orgânico das mídias sociais é cada vez menor, e os e-mails marketing têm apresentado taxa de abertura cada vez menor.
Criando um aplicativo do seu evento e incentivando seus participantes a adotá-lo, poderá permitir que você crie um canal de comunicação e marketing extremamente efetivo.
Se o seu aplicativo possuir algum recurso de networking, incentive os seus participantes a utilizá-lo, criando um senso de comunidade em torno do evento.
Um bom coffee break também é essencial para estimular o engajamento. Você terá inúmeras oportunidades! Aproveite muito bem cada uma delas.
Quando a próxima edição do seu evento se aproximar, comece a divulgá-lo a partir da lista de inscritos da edição anterior. É interessante que você informe-os da próxima edição por e-mail ou através de notificações.
Uma forma de validar o interesse deles é solicitar o feedback e entender quantos demonstram interesse em participar de um próximo evento.
E aí, gostou das dicas? Aproveite para conferir o que aprendi indo ao evento do Fórum de Marketing Digital, do Digitalks. Você vai encontrar um resumão das palestras por lá e muitas dicas interessantes!
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é analista de Conteúdo e editora do blog da mobLee, onde lidera a produção de conteúdos do blog oficial da empresa. É formada em Fotografia e Design. Pós-graduada em Marketing e Comunicação.
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