Quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Marketing Ágil ou Agile Marketing é uma metodologia escalável para realizar ações de marketing com o menor custo possível no menor período de tempo.
“Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço.” – Jeff Bullas
A metodologia Agile surgiu de um grupo de 17 programadores que, inconformados com os processos e formatos de entrega da época, desenvolveram um manifesto ágil que prioriza:
Essa ideia pode ser aplicada em, basicamente, todos os cenários de marketing seja B2B, B2C ou qualquer outro formato que venha a surgir.
Geralmente, o Marketing prioriza o uso de ferramentas, mas não pensa nas interações com seus usuários e na melhor forma de usar isso a favor da empresa.
Em vários casos, a agência ou a própria empresa passa meses (ou até anos) incubando um projeto na intenção de deixá-lo perfeito, mas é um perfeito fracasso quando lançado, isso porque ninguém testou o software em funcionamento.
Principalmente quando falamos de marketing de conteúdo, a maioria das situações que eu vejo são de agências escrevendo e-Books, infográficos e conteúdos rasos para empresas, sem contar com a colaboração e expertise das mesmas.
Para completar a reflexão sobre o manifesto, agências e empresas realizam muitas ações ao mesmo tempo e, muitas vezes, se prendem a um plano, mesmo que ele pareça estar indo errado, ao invés de reagir às mudanças do cenário.
Pensando nisso, empresas nascem e morrem do dia para noite, presas a uma cultura de perfeição, entregas lentas e ausência de processos.
Nesse contexto, vemos as startups que estão ainda mais aceleradas.
Esse tipo de negócio cria aversão a um plano de marketing anual ou semestral, que geralmente é a entrega usual.
Propostas como um planejamento de Inbound Marketing de seis meses, ou um plano de divulgação da marca em redes sociais ao longo do ano passam a ser descartadas e a não fazer sentido para esse tipo de empresa.
Startups não têm (geralmente) muito dinheiro pra investir em campanhas longas e/ou fees para agências;
Startups não têm tempo, nem fichas para gastar em uma estratégia de longo prazo agora, pois a maioria delas está em mutação e, se a empresa muda, seu marketing também precisa acompanhar;
Algumas ideias precisam simplesmente chegar a um número X de clientes e serem validadas, depois tiradas do ar para incrementações.
Se a sua startup, pequeno, médio negócio, profissional liberal ou até mesmo grande empresa que esteja incubando um novo projeto deseja lançar uma nova ideia e não sabe por onde começar, o Agile Marketing é uma ótima saída.
Por outro lado, o Agile Marketing não é uma metodologia milagrosa, por isso, possui alguns contras:
Portanto, continue a leitura do Infográfico para entender como funciona o Marketing Ágil e logo depois veja alguns exemplos que eu descrevi para você aplicar no seu negócio imediatamente.
Mas, lembre-se: o Marketing Ágil é quase uma filosofia empresarial, que precisa ser comprada por todos os envolvidos no processo, pois se um profissional de desenvolvimento não acredita no processo ou se o CEO acha que é uma bobeira, os resultados não vão decolar como o esperado.
é Diretor de Marketing e Vendas na StayApp. Especialista em ajudar empreendedores a trazerem seus ex-clientes de volta e acelerar as vendas!
Comentários