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Google AdWords ou Facebook Ads: em qual opção devo investir?

Não há dúvidas de que investir em mídia online é uma excelente estratégia para acelerar os resultados de marketing digital. Hoje, a internet é o meio mais eficiente para pesquisar tendências e divulgar novidades em tempo real, fazendo do marketing online a primeira opção para quem deseja obter resultados rapidamente.

Por este motivo, muitos empreendedores buscam cada vez mais os anúncios digitais para potencializar os seus ganhos em um curto espaço de tempo. Atualmente, existem muitas opções disponíveis no mercado e a dúvida mais frequente é: qual escolher, Google AdWords ou Facebook Ads?

As duas plataformas apresentam vários recursos para conquistar resultados positivos nas campanhas. No entanto, essas opções de publicidade possuem características bem distintas entre si. É preciso que a empresa avalie cada uma das alternativas para descobrir em qual delas investir.

O AdWords é uma solução de publicidade disponibilizada pelo Google em que é possível anunciar nos links patrocinados, ou seja, fazer com que o site tenha destaque na primeira página do Google e acima dos resultados orgânicos.

A cobrança da exibição dos anúncios só acontece quando um consumidor clica na publicidade. É o chamado CPC (custo por clique). Para definir se o anúncio será exibido e em qual posição, o Google realiza uma espécie de leilão. Entretanto, nem sempre a empresa que possui o maior lance ganha. Além do valor disponível para investir, a qualidade do anúncio é um dos fatores mais relevantes para a plataforma. Por isso, é fundamental investir em anúncios relevantes que contenham a palavra-chave buscada pelo público. A relevância do texto do anúncio deve ser coerente com a pesquisa do público.

 

Um dos principais benefícios de investir no AdWords é que a maioria das pessoas que busca por um produto ou serviço no Google já possui a intenção de analisar as opções disponíveis para tomar a decisão de compra. Dessa forma, a empresa amplia consideravelmente as suas possibilidades de gerar negócios, pois atingirá leads que estão no momento certo de compra.

Além disso, a plataforma traz a garantia de impactar pessoas que de fato têm interesse pelos produtos e serviços oferecidos, pois o anúncio será exibido somente quando uma pessoa buscar por uma palavra-chave correspondente, o que traz grande efetividade para a campanha.

A verba não é um fator determinante para o sucesso no AdWords, assim, pequenas empresas podem competir de igual para igual com grandes marcas nesta plataforma.

Uma das desvantagens do AdWors, é o alto nível de concorrência. Diariamente, milhões de pessoas utilizam o Google como fonte de pesquisa sobre informações diversas. Por esta razão, cada vez mais empresas desejam estar nas primeiras páginas do mecanismo para alcançar o seu público. Consequentemente, a concorrência aumenta de forma extraordinária e para se destacar é necessário ter uma estratégia poderosa. Além disso, a ferramenta não permite a segmentação para todas as fases do funil.  Para alcançar diretamente os usuários que ainda não conhecem a marca, ou estão em busca de mais informações sobre o seu negócio, é preciso ser multicanal — e isso implica não centralizar todo o investimento apenas no Google AdWords.

Ao planejar suas ações de marketing digital, portanto, não deixe de considerar outras soluções de Adwords — como a rede de display e o YouTube Ads, por exemplo —, que permitem atuar de forma estratégica nos vários pontos de contato que o consumidor está, alcançando usuários em diferentes fases.

 

E o Facebook Ads? O volume de conteúdo é cada vez mais intenso dentro do Facebook e, para melhorar a experiência do usuário, a rede criou um algoritmo. Esse robô chamado edgerank é capaz de filtrar as publicações que devem ser exibidas em nosso feed de notícias com base nas nossas interações com amigos e marcas.

Desta forma, o alcance orgânico das empresas sofreu uma grande queda. Ou seja, não é mais possível alcançar pessoas com as publicações de forma gratuita tão facilmente. Para ter melhores resultados é preciso investir na plataforma de publicidade: o Facebook Ads.

Uma das vantagens de se anunciar no Facebook Ads é a segmentação criteriosa. Lá existem muitos recursos avançados que podem ser utilizados para aumentar o ROI (retorno de investimento) das campanhas. Há a possibilidade de subir com uma lista de e-mails, por exemplo, para que o Facebook encontre essas pessoas e exiba o anúncio apenas para elas. Além disso, também é possível criar anúncios para as pessoas que visitaram o site recentemente ou até mesmo para os consumidores que fazem aniversário nos próximos dias. São muitas oportunidades de filtrar o público e ter mais assertividade nas ações.

Diferentemente do que acontece com o marketing tradicional, no ambiente online o custo das ações pode ser bem mais acessível. No caso do Facebook, é possível criar anúncios investindo somente com R$ 5,00 por dia. Também é possível alcançar os consumidores que ainda não estão na fase da decisão de compra. Outra vantagem em investir nesta plataforma é a oportunidade que a empresa tem de gerar leads dentro do Facebook. Com o formato “geração de cadastro” é possível disponibilizar um material rico (e-book, infográfico etc.) para as pessoas baixarem e enviarem os seus contatos com apenas alguns cliques, sem a necessidade de sair da rede e ir para uma página de captura preencher um formulário enorme.

Um dos principais erros de quem investe muito no Facebook Ads é focar apenas na rede social e abandonar os canais da marca. O site é um exemplo de um ativo importante que precisa ser cuidado e monitorado com frequência. Mais importante do que ter audiência no Facebook é direcioná-la para a “casa própria”. Portanto, o recomendável é escolher formatos de anúncios que gerem tráfego para o site e não somente curtidas para a página.

Também é necessário levar em questão que a intensidade da concorrência entre as marcas dentro da rede é cada vez maior. Além disso, no Facebook Ads não é possível exibir os anúncios de acordo com as palavras-chave digitadas pelo usuário, o que impede de identificar o interesse do público.

Assim, para captar a atenção do público é preciso ter ainda mais relevância e uma segmentação minuciosa.

O fato é que ambas as possibilidades, Google AdWords e Facebook Ads, são muito eficientes, mas atuam em estágios diferentes da jornada de compra. Por fim, o recomendado é unir as duas estratégias para garantir que o público seja alcançado em qualquer fase que ele estiver antes da compra.

Ao planejar suas ações de marketing digital, portanto, não deixe de considerar outras soluções de adwords — como a rede de display e o YouTube Ads, por exemplo —, que permitem atuar de forma estratégica nos vários pontos de contato que o consumidor está, alcançando usuários em diferentes fases.

é VP de Operações Global & Produtos da ReachLocal no Brasil e tem 19 anos de experiência no mercado de Tecnologia da Informação.

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